52º encontro do Guru-SP na Codus (sábado 23/02/2019)

Coloque na sua proposta o tempo que você precisará para apresentar (entre 10 e 30 minutos) e o nível técnico necessário para acompanhar sua palestra (iniciante, intermediário ou avançado).

Estamos sempre abertos a receber novas pessoas como palestrantes e também palestrantes que já participaram de outras edições do Guru-SP ou de outras comunidades. É uma excelente oportunidade para começar a palestrar, ensaiar uma palestra para um evento maior ou para reapresentar uma palestra que você já fez em outro evento. Tentaremos sempre colocar todas palestras propostas na grade e gravaremos a sua palestra (se você permitir).

Nossa chamada para palestras é aberta para diferentes assuntos relacionados ao mundo do desenvolvimento de software:

- Ruby/Rails: bibliotecas / gems / frameworks / novidades
- Desenvolvimento de software web / mobile / backend / frontend / IOT / embarcados / Games / Hardware
- Infraestrutura, bancos de dados, devops
- Data Science, Machine Learning, IA, Blockchain
- Experiências com novas ferramentas e linguagens de programação
- Produtividade pessoal, soft skills e carreira
- Desenvolvimento de software em geral - arquitetura de software, boas práticas
- Projetos pessoais

Não se esqueça de se inscrever no encontro pelo Meetup:

https://www.meetup.com/pt-BR/Guru-SP-Grupo-de-Usuarios-Ruby-de-Sao-Paulo/events/258354211/

 

Entraremos em contato com você para confirmar a sua palestra.


Obrigado e até lá!


This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.
The event is no longer accepting proposals.

Proposals

Acessibilidade em websites: como tornar sites mais acessíveis

Em 2010, aproximadamente ¼ da população brasileira possuía algum tipo deficiência. É bastante coisa quando você pensa que não estamos falando de algo entre centenas e sim milhares. Esse grupo de pessoas fazem parte dos 116 milhões de brasileiros que estão conectados na internet. Você já pensou como deve ser a experiência de navegação dessas pessoas que possuem algum tipo de deficiência? 


Descubra nesta talk elementos de HTML, ferramentas de desenvolvimento, técnicas de SEO e aplicações de conceitos de UX  que ajudam a melhorar a navegação dos usuários com deficiência.

Use the buttons bellow to vote:

Afinal, o que é esse tal de Machine Learning?

Através de um desafio do Kaggle de ML, a ideia é desmistificar os principais conceitos sobre Inteligência Artificial e Machine Learning.

Use the buttons bellow to vote:

Callbacks do ActiveRecord: o mal secreto ou apenas mal compreendidos?

Callbacks do ActiveRecord são um dos recursos mais controversos da comunidade Ruby/Rails e são muitas vezes associados a sinônimo de manutenção custosa. Afinal, é possível reduzir sofrimento e fricção sem abrir mão dessa ~ferramenta afiada~? Nessa talk, eu pretendo explorar o que faz esse tema ser tão polêmico, alguns cenários em que callbacks podem ser um recurso valoroso e, principalmente: o que eles tem a nos dizer sobre design de software.

Use the buttons bellow to vote:

Desenvolvendo sua própria extensão do Sequel - Da Teoria à Prática

O Sequel é um ORM's completo, flexível e extremamente divertido! Seu sistema de extensões e plugins permite a inclusão de funcionalidades extras de forma rápida e indolor! Mas, como fazer sua própria extensão?


Nessa talk vou mostrar um pouco do mundo do Sequel, seus principais pontos fortes, e como você pode desenvolver uma extensão de forma simples com o sistema de plugins que ele disponibiliza.


Nunca mais execute um "SELECT *" sem consequências! :P

Use the buttons bellow to vote:

Orientação a Objetos na prática

Ainda hoje, muitos desenvolvedores experientes sentem dificuldades em modelar sistemas. Decoram catálogos de padrões  de projetos e receitas para design  de sistemas  e muitas das vezes causam over engineering e anti-patterns. Precisamos voltar ao início e reaprender (ou aprender)  princípios básicos de OO para que possamos criar módulos reutilizáveis com simplicidade e elegância.

O objetivo dessa apresentação é demonstrar alguns princípios básicos de design orientado a objetos e provar que OO  não é um bicho de sete cabeças.

Use the buttons bellow to vote:

Pomodorando em dupla

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. (Wikipedia)


Já faz um tempo que utilizo o pomodoro para gerenciar os tempos de ataque às demandas pessoais e profissionais.
Sinto uma satisfação gigantesca ao ver o tanto de coisa que consigo fazer quando estou completamente focado, mesmo nesse tempo tão limitado.
É surpreendente uma técnica tão simples ajudar tanto as pessoas.


Mas nessa talk o foco é outro! Quero compartilhar com vocês uma experiência muito boa que tive Pomodorando em dupla, e explicar como a técnica nos ajudou a reduzir a cerimônia de planning e a resolver com eficiência as surpresas que apareciam no desenvolvimento.


 


 


 

Use the buttons bellow to vote:

Por que (as vezes) você deve reinventar a roda

Por muitas vezes tive dificuldade ao escolher uma tecnologia pois sempre havia uma preocupação de se utilizar a mais "famosa", por achar que era a melhor escolha.


Porém eu comecei a me questionar se realmente aquela tecnologia era a melhor escolha para o meu projeto, e se eu iria utilizar tudo ou uma parte considerável dessa ferramenta, e na maioria das vezes, não utilizava!


 A ideia dessa palestra é mostrar, com o auxílio de alguns exemplos, que algumas funcionalidades que desenvolvemos não precisam necessariamente de um framework/biblioteca, mas sim umas boas 3 linhas de código.


Ou seja, reinventar a roda!

Use the buttons bellow to vote:

Realize o sonho do chatbot próprio com Lita!

Chatbots estão em alta e muitas empresas utilizam esses recursos como uma forma de atender seus clientes por meio de redes sociais e aplicativos de chat.

Mas será que não podemos fugir um pouco dessa complexidade e construir bots mais simples e especializados em realizar tarefas maçantes para nós?

Nessa talk, vamos criar um setup básico de um chatbot fazê-lo consumir API’s externas de serviços simples e enviar as respostas para o usuário através do Telegram.

O foco da palestra são pessoas curiosas! Independente do nível de conhecimento em Ruby :D

Use the buttons bellow to vote: