50º encontro do Guru-SP na Cedro Technologies (sábado 18/8)
Coloque na sua proposta o tempo que você precisará para apresentar (entre 10 e 30 minutos) e o nível técnico necessário para acompanhar sua palestra (iniciante, intermediário ou avançado).
Estamos sempre abertos a receber novas pessoas como palestrantes e também palestrantes que já participaram de outras edições do Guru-SP ou de outras comunidades. É uma excelente oportunidade para começar a palestrar ou ensaiar uma palestra para um evento maior ou para reapresentar uma palestra que você já apresentou anteriormente em outro evento. Tentaremos sempre colocar todas palestras propostas na grade e gravaremos a sua palestra (se você autorizar).
Nossa chamada para palestras é aberta para diferentes assuntos relacionados ao mundo do desenvolvimento de software:
- Ruby: bibliotecas / gems / frameworks / novidades
- Desenvolvimento de software web / mobile / backend / frontend / IOT / embarcados / Games / hardware
- Infraestrutura, bancos de dados, devops
- Data Science, Machine Learning & IA (e outras buzzwords)
- Experiências de trabalho com novas ferramentas e linguagens de programação
- Produtividade pessoal, soft skills e carreira
- Desenvolvimento de software em geral - ferramentas e práticas
- Projetos pessoais
Não se esqueça de se inscrever no encontro:
https://www.meetup.com/pt-BR/Guru-SP-Grupo-de-Usuarios-Ruby-de-Sao-Paulo/events/253167140/
Obrigado e até lá!
Propostas
Feature Toggles!
Feature toggles são uma técnica muito versátil para ajudar o trabalho de disponibilizar novas funcionalidades em produção sem quebrar a experiência de clientes e fazer entregas graduais, mas acabamos aprendendo sobre toggles de uma forma superficial no dia a dia.
Vamos ver um pouco do passado e presente do uso de features toggles, a sua facilidade de uso graças a gem flipper e considerações a serem feitas sobre como e quando usar toggles na sua aplicação
Programação pragmática: Abordagem para resolver problemas
Código e pessoas: Como podemos fazer com que os dois funcionem bem juntos?
Inspirada no livro The Pragmatic Programmer de Andy Hunt e Dave Thomas, vamos usar a abordagem pragmática para descobrir:
- Como lidar com pessoas
- Como resolver bugs mais rápido
- Como evitar que seu projeto decline em qualidade de código
- Como criar estimativas/negociar entregas
Uma Aplicação Ruby On Rails Integrada com GraphQL, a Linguagem do Facebook para APIs
GraphQL, é uma linguagem de consulta para APIs projetada pelos engenheiros do Facebook, criadores da famosa rede social de mesmo nome. GraphQL começou a ser usada nos aplicativos desta empresa, e em 2015, esta solução foi disponibilizada como open source. O problema que eles enfrentaram e que serviu de motivação para criar esta solução, era obter os dados necessários para o feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis, usando conexões de rede lentas. Vamos mostrar como implementar o GraphQL numa aplicação API em Ruby On Rails, criando assim, um servidor de dados sem usar o tradicional REST.
Warden: the building block behind Devise
Praticamente toda aplicação web precisa de alguma forma de autenticação. Por isso, faz bastante sentido que existam bibliotecas para tomar conta disso, o que permite que os desenvolvedores foquem em outros problemas.
Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já usou o Devise: basta instalar a gem e rodar alguns comandos, e você já tem um sistema de autenticação robusto.
O que muita gente não sabe é que por baixo dos panos o Devise utiliza uma outra gem: o Warden. Nessa palestra vou mostrar o que é o Warden, para que ele serve, e como o Devise o utiliza.
Tópicos abordados
- O que é o Warden e porque ele é útil;
- Como fazer o setup em uma aplicação Rack;
- Strategies;
- Failure applications;
- Como authenticar um usuário;
- Callbacks;
- Scopes