44º encontro do Guru-SP na Gympass - sábado dia 15/7
Envie aqui sua proposta de palestra de 30 minutos (ou menos - coloque o tempo que precisa no titulo da proposta).
Excelente oportunidade para começar a palestrar!
Não se esqueça de se inscrever no encontro:
https://goo.gl/forms/wmnYWKad8noCUf7L2
A votação é anônima e tentaremos colocar o máximo de palestras que o tempo permitir (temos 2h30min de tempo para palestras).
Propostas
Ambiente de desenvolvimento micro-serviços
Muito tem se falado sobre micro-serviços, mas como eu faço para gerenciar o meu ambiente de desenvolvimento?
Nessa talk vou abordar algumas táticas para gerenciar o ambiente de desenvolvimento durante o desenvolvimento de cada serviço / aplicação.
EventBus - Como resolvemos o problema de comunicação entre serviços
Vamos falar sobre como entramos no mundo dos micro-serviços, os problemas de comunicação que enfrentamos (tanto síncrona quanto assíncrona) e como criamos um padrão de comunicação e o abstraímos para resolver nossos problemas.
Explorando stacks do Ruby
Sabemos de muitas das qualidades que o Ruby possui: é uma linguagem dinâmica, de fácil aprendizagem, limpa e clara, e que facilita, em muitos aspectos, a vida do programador com várias abstrações de alto nível.
No entanto, tudo isso oculta um conjunto enorme de engrenagens que coordenam todo o funcionamento da linguagem, e o que a torna tão especial.
Minha proposta nessa talk é fazer uma imersão no funcionamento da linguagem, passando pelos processos de parsing, tokenização e compilação do código, e pelos processos de gerenciamento de alocação de variáveis, definição de escopos e controle e gerenciamento de stacks na memória.
Inspirações de outras linguagens: Um conjunto de ferramentas Ruby (relativamente) novo
Sempre que queremos criar um projeto novo ou adicionar novas features a algo já um já existente, queremos descobrir algo diferente ou que atenda melhor nossas necessidades. Tivemos uma oportunidade destas na Locaweb ao começar o projeto 'Hightower', que consistia em remover dados de clientes do SAP, embora a tecnologia escolhida tenha sido Java, acabei descobrindo uma série de ferramentas novas que podem ser utilizadas em projetos Ruby. Gostaria nesta talk de apresentar duas ferramentas(gems)/conceitos que achei interessantes, Dry-Auto_Inject e Stoplight.
Testes de aceitação com Page Objects
Quando fazemos um teste de aceitação end-to-end normalmente nós manipulamos diretamente o HTML da página, o que faz com que qualquer alteração na UI possa quebrar seus testes. Usando Page Objects nós separamos a manipulação do HTML do teste em si, o que torna os testes muito mais robustos e fáceis de dar manutenção. Nesta apresentação quero mostrar uma forma de usar Page Objects para fazer testes de aceitação utilizando Capybara.