42º encontro do Guru-SP no Vagas.com - 19/11/2016
Mais um encontro do Guru-SP!
Venha trazer sua palestra de 30 minutos ou lightining talk!
Para mais informações sobre o encontro acesse: https://www.gurusp.org/encontros/42-encontro-do-guru-sp-na-vagas-com
Não se esqueça de se inscrever por aqui
Propostas
Aplicações REALTIME RAILS
Iniciando o desenvolvimento de Aplicações em REALTIME com Ruby on Rails,
utilizando AngularJS/Socket.io e Redis,
Está palestra busca abordar o desenvolvimento de aplicações Real time
e como isso pode influenciar na usabilidade dos usuários de sua aplicação
assim podendo garantir uma experiência mais agradável ao usuário.
Boas práticas com API de coleções
Com o aumento da popularidade das linguagens funcionais, cada vez mais vemos o uso de interfaces que
aceitam "first-class functions" (também chamadas de "lambdas"). Até mesmo Java já possui uma Api de
coleções moderna a partir do Java8.
O módulo `Enumerable` é o responsável pelos super-poderes da API de coleções do Ruby, e certamente
todo rubista experiente já usa e abusa do mesmo. Apesar disso, é muito comum ver desenvolvedores
ignorando varios métodos úteis, "re-implementando" os mesmos diversas vezes.
Nessa palestra, vamos explorar como `Enumerable` é implementado, quais os principais métodos
que precisamos conhecer para usar a API de coleções de forma idiomática e eficiente, tanto em termos de
performance como legibilidade. Vou apresentar diversos exemplos reais de "más práticas" e vou mostrar
alternativas "melhores" para eles.
Apesar dos exemplos considerarem Ruby apenas, o conhecimento é relevante p/ qualquer linguagem
moderna com suporte a "first-class functions".
Ciência de Dados para Rubistas
Com o volume gigantesco de dados que nossas aplicações tem gerado, muitas informações valiosas permanecem ocultas. Em muitos casos, essas informações são de extrema relevância ao negócio e alavancam ações que geram um diferencial. Para explorar esses dados, são necessários processos inerentes a Ciência de dados, como Big Data, Data Discovery e Data Mining, que possibilitam encontrar padrões ou tendências em massas de dados.
A intenção dessa palestra é mostrar para rubistas como é o mundo da Ciência de Dados, apresentando o workbench, as ferramentas essenciais, a obtenção e o tratamento de dados, cálculos de inferências estatísticas, modelos de regressão e classificação de uma maneira introdutória, tudo isso dentro do ecossistema do Ruby.
Circuit Breakers em Ruby
O que o nosso código deve fazer em cenários de falha é uma parte importante ao construir um sistema resiliente e robusto.
Vamos aprender sobre como Circuit Breakers podem nos ajudar a responder a erros nas nossas aplicações, discutir sobre os detalhes desse padrão e sobre o design de algumas implementações da comunidade para escolher a opção mais adequada ao seu projeto Ruby.
Frontend Moderno
Com toda essa mudança no mundo de desenvolvimento web, começou muito a se falar de frontend, mas na verdade, o que esse cara faz? Como é o dia-a-dia desse profissional, quais ferramentas ele usa, a ideia é dar um overview de como está o cenário de front hoje em dia
MasterApp - Eu não posso acreditar que não é nativo!
No Masterchef é comum ouvir que menos é mais.
Nessa palestra iremos apresentar como desenvolver um App multiplataforma: iOS, Android e Web (Desktop e Mobile) usando Turbolinks 5.
Ou seja, mostraremos como fazer mais (4 plataformas) com menos.
O que todo desenvolvedor deveria saber sobre Indices.
Aprendemos cedo ao lidar com bancos de dados (sejam eles relacionais ou não) que índices são importantes.
Mas você realmente sabe *o que é* um indice?
Nessa palestra vou apresentar o que são e como funcionam índices no banco de dados, como eles são utilizados nas queries
e como se estruturam no disco. Apresentarei vários casos de "anti-patterns" relacionados com exemplos "reais", e como
os índices relacionam-se com as consultas em termos de leitura e escrita.
Vou apresentar as principais operações que o banco de dados executa e com isso vamos aprender um pouco
como ler um "plano de execução". Vamos falar sobre a estrutura de arquivos (baixo nível mesmo!) dos bancos
de dados e como esta impacta na performance e escalabilidade do mesmo.
Apesar de ser um tema "batido", vamos fazer um "deep dive". A talk é para quem já tem uma boa ideia de como
"usar" um banco de dados mas nunca entendeu a fundo qual a mágica do banco de dados.
Utilizaremos Ruby e Postgresql para os nossos exemplos, mas os principios gerais são aproveitaveis
para outras linguagens/bancos de dados.