#4 PyLestras do grupy-sanca
O Grupo de Usuários Python de São Carlos (Grupy-Sanca) está organizando o #4 PyLestras com o objetivo de integrar a comunidade, compartilhar conhecimento e aprender novas tecnologias.
O evento acontecerá quinta-feira dia 27/04 às 19h31 até as 21h59 no ICMC-USP.
O encontro será composto de 6 palestras de 17 minutos com um coffee-break comunitário no final para que as pessoas possam trocar experiências.
A submissão de palestras vai até o dia 10/04 às 23h59 e a grade de palestras deverá sair dia 14/04. Ressaltando que sua palestra não precisa ser necessariamente sobre Python :)
Quais são os critérios de seleção das palestras?
• 1º Temas relacionados a Python, desenvolvimento, tecnologia, comunidade, projetos etc.
• 2º Palestrantes novos terão prioridade.
• 3º Palestrantes novos TERÃO prioridade.
• 4º Somente uma palestra por mininstrante. Você pode submeter quantas quiser, mas apenas uma será apresentada no dia no caso de duas ou mais propostas suas sejam bem votadas na plataforma.
• 5º Maior diversidade de assunto. (Em cada Pylestras teremos ao menos uma palestra sobre um tema não ligado diretamento a Python)
• 6º Número de votos.
Propostas
Bancos de Dados modernos: as disciplinas de graduação estão ultrapassadas?
Bancos NoSQL, Colunares, Schema-free... o que são essas aberrações e porque problemas modernos está levando a bancos não-relacionais. Visão geral de tecnologias como MongoDB, Redis, Amazon Redshift, Google Bigquery, e Apache Kafka/Flink/Beam (e como isso tudo junto se transforma em uma megazord).
Introdução à Plotagem de Gráficos com Python
Objetivos: Uma demonstração da viabilidade do Python como ferramenta simples de visualização computacional cotidiana em detrimento de softwares proprietários e / ou ultrapassados.
Lendo o movimento de proteínas com Fortran e representando-os com Python.
Proteínas são trabalhadores em organismos vivos, suas funções estão atreladas aos movimentos que elas podem executar. Em meio a uma multidão de moléculas, as proteínas devem encontrar um nicho onde possam mover-se funcionalmente.
Fortran pode ser usado para distinguir estes movimentos funcionais escondidos dentre outros que aparecem em simulações de dinâmica molecular. Por fim, esta flexibilidade das proteínas pode ser visualmente verificada com Pymol.
O mínimo que você precisa saber sobre microserviços
Recentemente os microserviços têm sido holofote (muito hype) no meio de desenvolvimento de software. Nesta palestra pretendo explicar o que exatamente é a arquitetura de microserviços, onde ela vive, o que come, e como se reproduz.
Programação funcional em Scheme
Princípios em programação funcional na linguagem scheme.
É em scheme porque acho que, nessa linguagem, posso fazer o que quero de forma mais limpa e mais clara.
Objetivo: dar uma ideia de como é programação funcional e de como esta pode ser útil, com um estilo que pode ser estendido ao python
Python é lento, mas isso não importa.
É muito comum as pessoas dizerem Python é uma linguagem lenta e até deixam de aprendê-la, pois prefere as linguagens X, Y e Z que são mais rápidas. Nesta palestra vou mostrar porquê, na segunda década do século XXI, a performance de um sistema não é a única coisa que importa.
Pytiscos
Opções de snacks para eventos de python!
Pylestra inclui degustação de pytiscos.