39º encontro do Guru-SP + Elug-SP na Vagas.com
O encontro do Guru-SP + Elug-SP será no dia 30 de Janeiro no escritório do Vagas.com.br (Rua Guararapes, 2064 - 14o andar - Brooklin Paulista), e vai começar as 9:30 da manhã seguindo até o meio da tarde.
Teremos espaço para palestras de 30 minutos e lightning talks de até 10 minutos, ao submeter diga qual slot vai ocupar.
Pode ser tanto Ruby como Elixir (ou quem sabe outra coisa? :D).
Para mais informações acesse:
https://gurusp.org/encontros/39-encontro-do-guru-sp-elug-sp-na-vagas-com
Propostas
Integrando aplicações com OAuth e Webhooks
Meu nome é Afonso França de Oliveira, sou desenvolvedor web há 10 anos e atualmente trabalho como Dev Full Stack na Associate.IO, uma startup com serviço voltado para Retail Stores que fica em San Francisco - CA.
Meus dados
Website: afonsof.com
Twitter: afonsof
Linkedin: afonsof
Roteiro da proposta
1. Como funciona o padrão OAuth?
2. Como se conectar permitir que seus usuários concedam permissão para acesso de suas informações?
3. Consumindo a API de fotos do Instagram
4. O que é um Webhook?
5. Implementando um serviço que recebe uma notificação do Instagram sempre que alguém tira uma foto dentro de uma área
6. Ao Infinito: Se conectando com o mundo
Larguei o Ruby e fui pro Elixir: E agora?
Nessa talk vou discutir e compartilhar a minha experiência de trabahar com Elixir em uma startup depois de uma longa jornada na Ruby-lândia.
Vou falar brevemente sobre a diferença de fazer concorrência em Ruby e Elixir, o que fica mais facil e o que fica mais difícil.
Além disso, vou compartilhar a experiência de colocar o sistema em produção e as dores, conquistas e surpresas do dia-a-dia.
O objetivo é compartilhar experiências de mundo real alêm do hype e focando em aspectos práticos e relevantes para o Rubista que planeja seguir a mesma jornada.
-- Sobre o Milhouse
Sou entusiasta de linguagens de programação e única pessoa que conheço que aprendeu programação funcional antes de orientação a objeto.
Trabalhei com Ruby na Locaweb quase 2 anos depois de uma longa temporada no mundo .net com C# e F#;
Com Ruby, desenvolvi várias apis, gems e alguns sistemas de backend "pesados" alta bastante concorrência,, distribuição e outras palavras da moda.
Nas horas livres hackeio o Emacs com Elisp, faço brincadeiras com Haskell, uso Bash pra mais coisa do que devia e documento as presepadas no milhouseonsoftware.com.
Já palestrei em vários eventos como Rubyconf Brasil, TDC e Devinsantos.
Mesos - abstraindo seus recursos
Hoje ainda temos o pensamento de quantas maquinas temos para nossa aplicação, mas isso está mudando (principalmente graças aos containers) e estamos começando a pensar mais em quantas instâncias temos para nossa aplicação. O mesos ajuda na abstração de maquinas (físicas ou virtuais) em recursos computacionais (memória, cpu, disco) e possui frameworks que ajudam na hora de fazer o deploy das instancias da sua aplicação.
-- sobre o pothix
Eu participo da organização do Guru-SP desde 2008 e trabalho na Locaweb há mais de 5 anos. Atualmente trabalho na equipe de ferramentas, criando software para melhorar a produtividade dos desenvolvedores da empresa.
Organização e Produtividade Pessoal
Você é um desenvolvedor experiente, e usa métodos ágeis para fazer as tarefas do trabalho. E na vida pessoal?
Nesta palestra vou mostrar como organizar a vida pessoal, passando por algumas técnicas, ferramentas, e como aplicar algumas delas também no trabalho.
E como a leitura é uma parte importante da nossa carreira, também vou mostrar como organizar textos (técnicos ou não) para leitura.
About me
Sou o Shadow, menos conhecido como Ricardo Yasuda. Sou desenvolvedor há mais de 16 anos, e atualmente faço parte da equipe de desenvolvimento de software do Grupo Bio Ritmo Academias, maior grupo de academias da América Latina, que detém as marcas Bio Ritmo e Smart Fit. Trabalhamos com Ruby, Rails, JavaScript e o que mais vier pela frente (até applet Java).
Porque usar PostgreSQL (Se você ainda não o faz)
Nessa palestra iremos explorar algumas funcionalidades do PostgreSQL, com dicas e truques que irão ajudar no seu uso diário. Além disso você verá porque você deve considerar o PostgreSQL em vez do MySQL se você ainda não fez isso.
Sobre mim:
Nando Vieira escreve sobre Rails desde 2006 em seu blog, um dos mais conhecidos sobre o assunto no Brasil. Fundador da Hellobits, passou por empresas como Locaweb, UOL e Abril. Palestrou em diversos eventos de tecnologia como RubyConf Brasil, Oxente Rails, QCon São Paulo, JSConf Brazil, BrazilJS, DevInSampa, dentre outros. Ele também criou o Codeplane e HOWTO, além de manter dezenas de projetos opensource. Atualmente trabalha como web developer no Heroku.
Testando sua aplicação web Phoenix
Essa talk tem como objetivo proporcionar uma visão geral de como testar aplicações web com Elixir levando em conta boas práticas que aprendemos com a comunidade Ruby.
Para a aplicação web iremos utilizar o framework Phoenix, que nos traz alguns conceitos conhecidos como Models e Controllers, por exemplo, e adiciona conceitos novos ou com nomes diferentes como: Views, Templates e Channels.
Os principais pontos que iremos explorar são:
- Avaliar o objetivo de cada camada e como isso influencia a necessidade de testes
- Como ficam os testes de aceitação
- Construção de fixtures