14º Floripa on Rails - Testing night

Quais são as melhores ferramentas para trabalhar com Ruby e escrever testes?

A ideia é fazermos uma noite descontraída trazendo tópicos relacionados a
como testar melhor nossos códigos. Estaremos abordando testes como RSpec,
Minitest, Cucumber. Como usar VCR, mock, factories, TimeCop.

Sinta-se livre para enviar sua proposta, seja sobre os assuntos acima,
também podemos abrangir os conceitos e aplicações sobre testes de aceitação/integração
e claro, vai ser tudo orientado a testes com BDD e TDD. 


Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

author photo

Como estruturar page objects utilizando SitePrism

O SitePrism oferece uma DSL simples, limpa e semântica para implementar Page Objects, para uso com o Capybara.


Nessa apresentação pretendo explicar como estruturamos nossos page objects utilizando SitePrism, mostrar algumas boas práticas, e como resolvemos o problema de páginas no formato Wizard utilizando SitePrism Sections, aqui na Resultados Digitais.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Explorando RSpec matchers

Os matchers do RSpec são ferramentas poderosas e podem ser muito úteis como syntax sugar para trabalhar com lógicas repetitivas e muitas vezes verbosas.


Quero mostrar como é simples abstrarir alguns conceitos e criar matchers para lógicas de negócio mais restritas.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Factory Girl

FactoryGirl é uma biblioteca auxiliar no ambiente de testes e é extensamente utilizada na comunidade. Mas você realmente está usando todo o potencial dela?


Usando traits (tratos) e criando múltiplas combinações de tratos, é possível manter factories leves e rápidas. Nessa talk quero mostrar como organizar e manter factories de forma sustentável.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Gerenciando as 1000+ fixtures JSON do seu backend

Já pensou em compartilhar fixtures JSON do seu backend com a equipe de frontend, pra que eles possam usar outputs da sua suite direto na deles? Nós também.


Nosso backend além de muito CRUD, também gera muitos JSONs como saída de APIs internas, então sentimos a necessidade de criar um RSpec Matcher customizado, e uma nova forma - baseada em conhecimentos milenares - de comparar resultados de teste.


Nesta rápida demonstração, vou mostrar como fazemos isso aqui no nosso lab, abrindo nosso projeto "as is" sem bullshit e lantejolas.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Melhorando a legibilidade de seus testes escritos com RSpec

Nessa apresentação pretendo explicar como aplicar o conceito de Four Phase Test na escrita dos testes e também alguns conceitos do RSpec como let, let!, subject, describre, context e como melhor aplicá-los.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Quero testar meu código, mas não sei como :(

Você sempre ouviu falar de testes automatizados mas nunca conseguiu dar o pontapé inicial? Talvez seja mais simples do que você imagina e não é tão trabalhoso dar o primeiro passo.


Nesta talk eu e o @wevtimoteo iremos abordar os conceitos básicos de testes como unitário, integração, aceitação, mock, stub, TDD, BDD.


Depois de entender os conceitos básicos iremos mostrar como é simples começar a testar usando Minitest, já presente no Ruby.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

RSpec quick tips

Todos temos nosso próprio jeito de escrever testes, mas a cada leitura na web e a cada pair programming, a gente absorve um pouco mais de experiência e aprende alguns macetes que outras pessoas já usam.


Nessa talk vou passar os macetes que eu uso ao escrever testes com RSpec que podem lhe ajudar a ter mais produtividade e eficiência na hora de escrever ou debugar testes. Vou abordar gems que podem ser úteis, formas de debugar seus testes e minimizar as diferenças entre ambiente local e de integração contínua, modos de deixar os testes mais legíveis e mais rápidos também. :)

Use os botões abaixo para votar: