Profile

Thiago Dias @thiago45


About Me

-

Proposals

Como começar a programar sem ter background em TI e ainda começar a criar um portfólio de projetos em Python

Resumo


Como alguém com diploma de graduação na área de saúde, nesta palestra minha intenção é mostrar como programar não é algo de outro mundo nem é algo restrito a quem cursa ou cursou algum curso superior em TI tais como Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação, etc. 


Irei relatar um pouco da minha caminhada inicial aprendendo a programar em Python, das minhas dúvidas (tais como "tou velho pra começar a programar?", "sem ter diploma na área eu vou ter sucesso?", "preciso fazer faculdade?", etc) e dificuldades, de como transformei tais dúvidas em soluções que facilitaram o meu trabalho e o de outras pessoas no meu ambiente profissional, otimizando tarefas repetitivas, e como, em paralelo, usei essa evolução nos estudos para aprender Git e começar a criar um portfólio open source das minhas soluções (evoluindo as soluções pouco a pouco), visando entrar no mercado de trabalho de desenvolvimento.


Público-alvo


O público-alvo da palestra são programadores iniciantes, pessoas que têm interesse em iniciar a programar mas que não deram o pontapé inicial e pessoas vindas de outras áreas que não sejam a área de tecnologia. Portanto, não precisa ter conhecimento nem de Python básico para acompanhar a palestra. O foco da palestra são os iniciantes. Vai ter um pouco de código mas só demonstrativo e que nem é o foco principal da palestra.


O que esperar da palestra?


A intenção é repassar confiança pra quem quer iniciar nesse mundo maravilhoso que é o de programação e de tecnologia em geral e derrubar algumas muletas psicológicas que muitas pessoas têm nesse início de carreira. 


 


 

De farmacêutico pesquisador a programador

Nesta palestra irei contar um pouco da minha história, de como comecei a dar os primeiros passos em programação de forma autodidata, sem ter formação na área, por meio da linguagem Python.


Assuntos que pretendo abordar (se der tempo :D) 


>>> Dificuldades iniciais que muitos autodidatas iniciantes provavelmente tiveram ou virão a ter;


>>> Como comecei a usar programação num laboratório de pesquisa da área de saúde em uma universidade;


>>> Como saber programação sem ser um programador profissional pode trazer independência em tarefas profissionais;


>>> Como os programas que desenvolvi me ajudam e ajudam outras pessoas a serem mais produtivas, evitando perda de tempo com tarefas repetitivas e sacais;


>>> Exemplos de uso desses programas.

Django - do zero ao deploy - agora vai!

Resumo:


É iniciante, amigos seus sabem que você programa, esses mesmos amigos já te indicaram pra um serviço, um freela, mesmo uma vaga de emprego e você não conseguiu o job por não saber bem um framework web? Mesmo que nada disso tenha acontecido com você, se você pretende entrar na área de desenvolvimento web deve saber que é essencial dominar um framework web. 


Neste tutorial iremos ver como dar os primeiros passos com Django, um dos principais frameworks web feitos em Python. Iremos sair de um "Hello World" em Django a uma aplicação que irá rodar na web e que você poderá mostrar para quem quiser e dizer que fez seu primeiro site. 


Público-alvo: 


Iniciantes em programação que pretendem adentrar na área de desenvolvimento web e que têm curiosidade em aprender um framework web. Conhecimento básico prévio em Python e modelagem de dados é interessante mas tentarei fazer algo bem voltado pra iniciantes.


O que esperar:


Quem se fizer presente no tutorial verá o conhecimento básico necessário para começar a dar os primeiros passos em desenvolvimento web usando um framework robusto e focado em produtividade que é o Django.