Profile

Ricardo C @rcpp85


About Me

-

Proposals

Primeiros passos com Python e Git

Resumo



Nunca programou em Python? Sem problemas! Não sabe o que é uma ferramenta de controle de versão? Não se preocupe: um dos objetivos aqui é justamente termos um primeiro contato com uma das mais importantes ferramentas no dia-a-dia de quem programa. "Mas e eu que nunca programei na vida?" - pode vir também, pois tentaremos fazer um caminho suave. Nele iremos aprender o básico da linguagem Python e da ferramenta de controle de versão Git. 


 


Como faremos isso, você se pergunta? Vamos (tentar) fazer uma aplicação onde consultaremos dados abertos com informações básicas sobre países (nome, capital, abreviação da moeda, etc) e, posteriormente, salvaremos essas consultas em uma planilha no formato CSV. Conforme o código for sendo escrito, vamos versionar nosso progresso para que possamos ter um histório e observar a evolução do nosso pequeno programa.


 


Quem é o público-alvo do seu tutorial?


Esse tutorial é focado em iniciantes na linguagem Python ou mesmo iniciantes em programação. Ter uma base sobre programação e lógica ajuda, mas não é imprescindível.


 


O que os/as participantes devem esperar do seu tutorial?


- O que abordaremos?


Python: tipos, estruturas de repetições, funções, classes e métodos.


Git: fluxo básico da criação de um repositório, commit, envio, atualização, branches, remote.


 


Para atingirmos nosso objetivos usaremos as documentações oficiais do Python e do Git, a documentação do site onde estão disponíveis os dados, mais nosso raciocínio e ideias.


 


 


 


 

Trabalhando com código legado: lições aprendidas a partir do conhecimento, pensamento e ideias de outrem.

Resumo


Todo mundo adora falar sobre como seu novo produto será disruptivo, mudará o mindset do mundo, irá fazer a gig economy realidade para você, mostrará como B2P é a grande saída, como IoT as a Service com Big Data, bots e blockchain aplicada à aprendizagem de máquina para fintechs é o caminho. Mas quem quer falar sobre aquilo que tá aí, todos os dias, fazendo você passar raiva (e pagar suas contas e diversão): os malfadados sistemas legados?


Nessa palestra pretendo compartilhar um pouco das minhas experiências e aprendizagens nesse tortuoso caminho do desenvolvimento de software. Não importa se você é iniciante - talvez você aprenda uma ou outra coisa aqui - ou já tá nessa fazem anos - quem sabe não terá algo para compartilhar? Se aconchegue no aparato onde repousa seu corpo e me dê o privilégio de sua companhia!


 


Quem é o público-alvo da sua palestra?


Pessoas que estão no mercado de trabalho no desenvolvimento de software, sejam iniciantes, veteranas ou mesmo não desenvolvedoras, que por ventura trabalhem no desenvolvimento de software. Ter pelo menos uma base ajuda a entender alguns conceitos mencionados - como refatoração e débito técnico  - mas não é imprencidível para acompanhar.


 


O que os/as participantes devem esperar da sua palestra?


Uma pequena viagem pelos meus percalços, fracassos e sucessos e as lições aprendidas nesse processo. O foco não é em código (os casos apresentados, em sua maioria, estão em Java e PHP), mas sim no trabalho mental e em possíveis abordagens quando se trabalha com legado.