Profile

Pamella Bezerra @pamella


About Me

Junior Web Developer at Vinta Software

Proposals

200 OK: Construindo APIs Django REST Framework com qualidade

Muitos projetos utilizam Django como API para servir o frontend separado quando este é construído, por exemplo, em React, Vue, Angular. E, para fazer essa ponte, a ferramenta Django REST Framework é a mais popularmente utilizada só que nem sempre as facilidades que essa lib oferece são aproveitadas, como o suporte para filtragem e paginação.


A partir desse contexto, irei apresentar exemplos de como lidar com alguns casos comuns (por exemplo, nested serializers, many to many fields, related fields, filtragem, paginação, permissão, validação), comparando dois tipos de código: um que funciona mas não é otimizado e/ou não segue boas práticas e outro que, além de funcionar, se preocupa com qualidade, performance e escalabilidade


 


Público alvo

Pessoas desenvolvedoras que já tiveram contato com Django e tem interesse em API e boas práticas de código relacionadas à qualidade, performance e escalabilidade.

Python 3.8: Conheça os novos recursos da versão mais recente

A versão mais recente de Python foi lançada! (14 de Outubro) Agora, todos podemos começar a brincar com os novos recursos e nos beneficiar das melhorias mais recentes. A documentação fornece uma boa visão geral dos novos recursos. No entanto, esta palestra detalha algumas das maiores mudanças e mostra como você pode tirar proveito delas.


Neste palestra, você aprenderá como:


Usar assignment expressions para simplificar algumas construções de código.
Aplicar positional-only arguments em suas próprias funções.
Especificar type hints mais precisas.
Usar f-strings para debugar mais facilmente.



Com algumas exceções, o Python 3.8 contém muitas pequenas melhorias em relação às versões anteriores. Durante a palestra, também veremos algumas dessas mudanças menores, além de demonstrações sobre algumas das otimizações que tornam o Python 3.8 mais rápido que seus antecessores.