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Wagner Araujo @ownard


About Me

Bacharel em Análise de sistemas; pós-graduado em Engenharia de Software. Entusiasta de novas tecnologias, sempre em busca de novas oportunidades.

Proposals

Desmistificando a criação de Bots que utilizam Visão Computacional para automação de tarefas em jogos com Python e OpenCV

 


Resumo


Atividades repetitivas são realidade em nosso cotidiano, desde processos simples como selecionar vestimenta, até atividades mais complexas, como dirigir. No âmbito da diversão, especificamente jogos digitais, também estamos destinados a realizar atividades repetitivas, como coletar itens, utilizar magias mediante determinadas situações, vender itens, dentre outros aspectos.


Entretanto, áreas da computação vêm evoluindo e tendem a fornecer meios para automatizarmos atividades nas nossas vidas, dentre as quais podemos destacar a visão computacional. Para tal, a presente palestra visa demonstrar como é o processo de criação de bots feitos com base em análise de imagens (utilizando Python e Opencv), citando bibliotecas que irão proporcionar seu funcionamento (tal como simular a ação do usuário ao computador), e sobretudo demonstrar como tal conhecimento pode ser utilizado tanto para fins recreativos (como jogos) como para necessidades da vida (acessibilidade, atividades cotidianas, marketing), desmistificando-o e visando despertar o interesse na área de Visão Computacional nos ouvintes.


Público-Alvo


Programadores Python desde nível iniciante até avançado com interesse nas áreas de: Programação, Automação de Tarefas, Visão Computacional, Opencv, Jogos. Visto que a apresentação visa ser uma introdução, objetivando estimular o estudo na área, razão porque pessoas de todos os níveis de programação podem frequentar, inclusive com conhecimento em outras linguagens, uma vez que os algoritmos podem ser reproduzidos em diferentes linguagens de programação.  Ressalta-se ainda que pessoas que possuam pouco conhecimento em programação, mas se interessam na temática de jogos e tecnologia, poderão aproveitar, uma vez que conceitos introdutórios serão citados, e códigos/algoritmos serão sempre exemplificados com imagens (de jogos).


Afinal, o que esperar da palestra


Ao final da palestra, pretende-se que os participantes saiam com uma base, consistente em: o que é Visão Computacional; como é feita a análise de imagens utilizando Python e OpenCV na criação de Bots e como esses conhecimentos podem ser aplicados ao cotidiano; bibliotecas em Python que possibilitam simular a ação do usuário ao computador; estimular o aprendizado na área de Visão Computacional;