Profile

Marcos Felipe @omarkdev


About Me

Marcos Felipe é desenvolvedor na Crawly, começou a desenvolver há cerca de 5 anos onde começou também a ter contato com as comunidades e o mundo open source, onde hoje se dedica fortemente. Formado em Banco de Dados na FATEC Bauru. Dedica-se muito a contribuição das mais diversas comunidades e projetos, também é membro da organização do DevTalks Bauru e fundador da CorwLabs Bauru.

Proposals

Construindo microsserviços a partir de um monolito

O termo microsserviço não é algo muito novo, mas como toda tendência muitas pessoas acabam pensando que aquilo é a solução para todos os problemas. Está cada vez mais comum empresas tentarem migrar seus monolitos para microsserviços, mas será que elas estão prontas para isso? Será que essa abordagem irá solucionar ou criar novos problemas? Como podem se preparar para isso? É isso que tentaremos responder nessa palestra.

Crawlers - Coletando e transformando dados da web

Vivemos em um tempo onde a informação é a chave principal para tudo, queremos sempre consumir informação, criar aplicações para utilizar as informações e prover mais informações mas o que fazer quando se depararmos com a situação em que precisamos desenvolver algo dependente de uma informação que não está legível para ser utilizada? Em outras palavras mais simples, como consumir uma informação de um serviço que não tem API? É nesse momento em que entra o mundo de Crawlers. Essa palestra tem a intenção de mostrar as abordagens necessárias para se criar crawlers e como criá-los

Crawlers - Coletando e transformando dados da web

Vivemos em um tempo onde a informação é a chave principal para tudo, queremos sempre consumir informação, criar aplicações para utilizar as informações e prover mais informações mas o que fazer quando se depararmos com a situação em que precisamos desenvolver algo dependente de uma informação que não está legível para ser utilizada? Em outras palavras mais simples, como consumir uma informação de um serviço que não tem API? É nesse momento em que entra o mundo de Crawlers. Essa palestra tem a intenção de mostrar as abordagens necessárias para se criar crawlers e como criá-los

Criando aplicações serverless com PHP

A evolução do uso de servidores é fantástica, primeiro tínhamos grandes servidores, depois esses servidores foram para as nuvens e agora queremos "acabar" com eles. Com essa nova abordagem Serverless, o grandissimo PHP não ficaria de fora.


Vamos conhecer um pouco sobre essa nova arquitetura sem servidor, quais plataformas podemos utilizar e como utilizá-las com PHP.

Criando aplicações serverless com PHP

A evolução do uso de servidores é fantástica, primeiro tínhamos grandes servidores, depois esses servidores foram para as nuvens e agora queremos "acabar" com eles. Com essa nova abordagem Serverless, o grandissimo PHP não ficaria de fora.


Vamos conhecer um pouco sobre essa nova arquitetura sem servidor, quais plataformas podemos utilizar e como utilizá-las com PHP.

Criando seu blog com sculpin e deployando no netlify

A discussão "se devemos ter um blog pessoal ou invés de ter uma conta em sites de blog" está cada vez mais comum, algumas pessoas decidiram criar seus blogs e outras não. Para quem decidiu ter o seu próprio blog, pode surgir a dúvida "como começar?". Nessa palestra será demonstrado como podemos criar um blog usando sculpin e como fazer deploy dele no netlify.

Criando seu blog com sculpin e deployando no netlify

A discussão "se devemos ter um blog pessoal ou invés de ter uma conta em sites de blog" está cada vez mais comum, algumas pessoas decidiram criar seus blogs e outras não. Para quem decidiu ter o seu próprio blog, pode surgir a dúvida "como começar?". Nessa palestra será demonstrado como podemos criar um blog usando sculpin e como fazer deploy dele no netlify.

Estamos matando novos profissionais da área

As comunidades tem tido cada vez mais um papel importantíssimo na criação de novos profissionais da nossa área, ou até mesmo no aperfeiçoamento de pessoas que já estão nela. O mais incrível da maioria das comunidades open source é que boa parte das pessoas que estão inseridas nelas se prontificam a ajudar quem precisa e isso não acontece apenas em comunidades focadas inteiramente em ajudar os iniciantes.


Mas com a crescente ideia de ajudar pessoas e de pessoas estarem sempre dispostas a ajudar, começamos a ver alguns problemas nesse processo, problemas que podem impactar muito a carreira ou a desejo pela área de algumas pessoas. Essa palestra irá abordar alguns desse problemas, entre outros questionamentos relacionado a ajuda das comunidades, mentoria e aprendizado.

Estamos matando novos profissionais da área

As comunidades tem tido cada vez mais um papel importantíssimo na criação de novos profissionais da nossa área, ou até mesmo no aperfeiçoamento de pessoas que já estão nela. O mais incrível da maioria das comunidades open source é que boa parte das pessoas que estão inseridas nelas se prontificam a ajudar quem precisa e isso não acontece apenas em comunidades focadas inteiramente em ajudar os iniciantes.


Mas com a crescente ideia de ajudar pessoas e de pessoas estarem sempre dispostas a ajudar, começamos a ver alguns problemas nesse processo, problemas que podem impactar muito a carreira ou a desejo pela área de algumas pessoas. Essa palestra irá abordar alguns desse problemas, entre outros questionamentos relacionado a ajuda das comunidades, mentoria e aprendizado.

Interfaces, uma relação de confiança, você está fazendo certo?

Não é de hoje que se fala das interfaces em sua aplicação, sabemos suas necessidades, como cria-las utilizando a keyword 'interface', mas estamos fazendo isso corretamente? Essa palestra irá abordar interfaces no aspecto de design orientado a objetos, entendendo a necessidade e como tomar decisões corretas utilizando-as.

Interfaces, uma relação de confiança, você está fazendo certo?

Não é de hoje que se fala das interfaces em sua aplicação, sabemos suas necessidades, como cria-las utilizando a keyword 'interface', mas estamos fazendo isso corretamente? Essa palestra irá abordar interfaces no aspecto de design orientado a objetos, entendendo a necessidade e como tomar decisões corretas utilizando-as.

Os 7 estágios da nomeação de código

Nomear seu código é um trabalho bem difícil e algumas pessoas tentam chegar a um bom nome de primeira, porém raramente isso acontece. Devemos entender que a nomeação de código é um processo que deve ser feito durante o desenvolvimento da sua aplicação e não apenas um passo, para isso existe uma abordagem de 7 passos para se chegar a uma boa nomeação. Essa palestra irá abordar esses 7 passos e como começar a aplicar eles em seus códigos.

Princípio da Segregação de Interfaces: Facilitando a manutenção do seu software

O Principio da Segregação de Interface apresentado no SOLID não é algo extremamente novo, muitos dizem que é até simples de se aplicar, mas o que todos concordam é que ele facilita a manutenção do seu software, porém porquê isso acontece? Com uma análise mais teórica sobre o principio e sobre as abstrações de nosso código, conseguimos entender a razão desse princípio ser tão importante e é sobre essas análises que iremos falar.

Princípio da Segregação de Interfaces: Facilitando a manutenção do seu software

O Principio da Segregação de Interface apresentado no SOLID não é algo extremamente novo, muitos dizem que é até simples de se aplicar, mas o que todos concordam é que ele facilita a manutenção do seu software, porém porquê isso acontece? Com uma análise mais teórica sobre o principio e sobre as abstrações de nosso código, conseguimos entender a razão desse princípio ser tão importante e é sobre essas análises que iremos falar.