Perfil

Moisés Guimarães @moises.guimaraes


Sobre mim

-

Propostas

Embalando segredos no Python

Em Embalando segredos no Python vamos falar sobre conceitos clássicos e modernos de criptografia a.k.a. criptografia 101 e usar o módulo wolfcrypt para colocar esses conceitos na prática para manter a informação segura.

Público

Esta apresentação destina-se a todos os que têm um conhecimento básico de programação em python.

wolfcrypt: embalando segredos com Python

Já pensou no que aconteceria se alguém tivesse acesso às informações de login e senha de todos os usuários de uma aplicação sua? Como garantir que as senhas estejam protegidas mesmo com o vazamento dos dados?


E aquela outra sua aplicação ciente/servidor, como garantir a confidencialidade das informações que trafegam na rede? Como garantir que o cliente é realmente o cliente e não um agente malicioso?


Nesse tutorial pretendo introduzir conceitos básicos de criptografia clássica e moderna, e também apresentar o módulo wolfcrypt, engine de criptografia por trás da biblioteca wolfSSL responsável pela segurança de mais de 1 bilhão de aplicações e dispositivos.


Utilizaremos de exemplos práticos e desafios para verificação do conhecimento adquirido no treinamento.


Requisito: Amiente Linux: Ubuntu 14.10 por exemplo.


Público: Pessoas com conhecimentos básicos de Python.


Duração: 4 horas.


 

wolfcrypt: mantendo seus segredos em segredo.

O que é essa tal de criptografia? O WhatsApp agora pode monitorar minhas conversas?


Calma jovens, a criptografia é nossa aliada na batalha diária contra o acesso indevido a informações, mas para isso, precisamos entendê-la melhor para não utilizá-la de forma incorreta.


Nessa palestra apresento os conceitos básicos de criptografia e suas nuances. A ferramenta a ser utilizada é a wolfCrypt, engine de criptografia utilizada por trás do wolfSSL, responsável pela segurança de mais de 1 bilhão de dispositivos e aplicações. Originalmente escrita na linguagem C de programação e recentemente portada para o Python.


Por fim, apresento o trabalho realizado para trazer a wolfCrypt do C para o Python, quais problemas enfrentei e quais decisões tomei durante o porting.