Profile

Matheus Moreira @matheus.moreira


About Me

-

Proposals

Por dentro de um projeto em Data Science: o caso do Venda Certa

RESUMO: Data Science já não é a profissão do futuro. Da gigante farmacêutica multinacional GSK, passando por varejistas brasileiros como O Boticário, até redes regionais de academias como a Just Fit, a ciência de dados já é usada, pelos mais variados players, para orientar seus movimentos de expansão de mercado e o sortimento e a precificação de seus produtos e serviços. Contudo, embora venha se tornando cada dia mais ubíquo, o trabalho dos (e das!) cientistas de dados ainda é, para muitos, envolto em dúvidas e mitificações: Que dados são esses? De onde vêm? Isso é legal? O que eles/elas fazem com esses dados?
Diante disso, o objetivo da palestra é apresentar o desenvolvimento de um projeto em Data Science: a aquisição dos dados, a modelagem do problema, a implementação das regras de negócio, os conhecimentos necessários, as ferramentas empregadas etc. E, para isso, vamos estudar o Venda Certa, nome dado internamente pela Ambev ao produto One-Click Order (OCO) da Big Data, que é pioneira na área de Data Science para performance de negócios no Brasil.


PÚBLICO-ALVO: Programadores(as) de diferentes níveis de experiência que se interessem por Data Science ou estejam em busca de oportunidade na área. É desejável, mas não obrigatório, que tenham alguma familiaridade com a linguagem Python e bibliotecas e pacotes como numpy, pandas e matplotlib.