Profile

Luítame de Oliveira @luitame30


About Me

-

Proposals

Como rodar sua primeira aplicação PHP no AWS Lambda?

Essa talk tem objetivo de mostrar mais uma proposta arquitetural que agora temos disponível com o PHP. Ultimamente, o mercado vem usando muito tecnologia como VPS and Docker/Kubernetes para fazerem servirem aplicações tradicionais PHP.

Usando serverless através do Bref agora você ganha em alguns pontos como esclabilidade e custos com infraestrutura, além de não ter que gastar tempo e pessoas do time focados em fazer o set up, monitorar e melhorar todo o processo. E os benchmarks mostram aplicações PHP no mundo real rodando e tendo números bem expressívos como se estivessem sendo executadas numa arquitetura convencional. Por exemplo, no Brasil tem um projeto muito grande usando o Bref que é o suamusica.com.br que lida com 40M requests diárias, em picos chega atingir 2.5k de lambdas concorrentes e response time da API é em torno de 90ms e no portal (website) gira em torno de 130ms. Na mesma linha o Laravel team lançou recentemente no seu ecossistema o Laravel Vapor que também é uma plataforma serverless PHP, mas bem mais voltado ao Laravel.

Na talk gostaria de fazer um passeio mostrando as possiblidades e maneira do serverless de se preocupar com a demanda e não com os recursos up durante todo tempo, os números, fazer algumas comparações com as stacks tradicionais e motrar a comunidade como é simples usar e dizer de mais uma interassante abordagem para se usar na ora de deployar nossos apps PHP.