Profile

Lucas Castejon @lucascastejon


About Me

lucas@castejon.me

Proposals

[carreira] Entenda o que é um Programador Intraempreendedor

Como programdor usei minha paixão e todo meu conhecimento em empreendedorismo para dentro da empresa onde trabalho, em 2 anos meu salário cresceu 400%, subi alguns níveis de cargo e hoje faço o que amo, empreendendo e próximo dos códigos.


 


Intraempreendedorismo começou a ser visto como uma opção de carreira e uma forma de absorver os diplomados e os que por algum motivo não conseguem se colocar no mercado de trabalho, nada mais é que um processo que ocorre dentro de uma empresa existente, independente de seu porte, e leva-a não somente a novos negócios, mas também a outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas.


Veremos nessa palestra como empreender na empresa onde você trabalha, e os resultados de alguns CEOs de tecnologia sobre o assunto.


 


 

[comunidade] Recebendo propostas de emprego toda semana através da sua lista de networking.

Você programador, seja em Python ou não. Você é um produto, você é uma empresa, ou seja, precisa ser divulgado precisa ser bem falado e ser um exemplo na empresa, sala de aula, ou onde estiver.


Nessa palestra irei apresentar a estratégia de networking que fiz para obter até 2 propostas de empresas, indicações de amigos e até mesmo chamar para ser um sócio em um projeto.


Veja alguns tópicos


- Comunidade;


- Comunicação;


- Ajudar (e ajudar muito o próximo);


- Ser referência;


- Com quem se relacionar;


 


Entre outros que podemos discutir no decorrer da palestra.


 

[empreendedorismo] Como empreender com Python - Como um programador pode abrir seu próprio negócio.

A cada evento do Python Brasil, sai ano e entra ano. O que venho percebendo em comum na comunidade é o programador Python empreedendo, ou seja, criando um produto, ensinando Python, até mesmo entrando como sócio já em um projeto pronto.


Nesses poucos minutos irei demonstrar os caminhos para empreender com Python e até mesmo outras linguagens. Como seu o seu próprio patrão, fazer seus horários (se já não faz rs) e ganhar 6 ou mais digitos na conta :)


Essa paixão em empreender com o khow-how de desenvolvedor, após 8 anos desenvolvendo, estudando e participando de eventos Python, comecei  a empreender. Quando comecei a estudar sobre empreender, montar o meu próprio negócio, a facilidade em compreender e a profundar no assunto foi o conhecimento em processos, em detalhes, bastante leitura, esse é o know-how de um programador. 


O Programador tem uma imensa capacidade de empreender, pois ele pensa diferente, ele pensa fora da caixa, tem uma forte capacidade de mudar, replanejar. Com isso abordarei os pontos fortes de um bom programador para empreender. Também ferramentas de marketing estratégico, canvas entre outras para te ajudar a montar seu negócio.

[iniciante] Aprendendo a ensinar - Ensinar é a arte de estar sempre aprendendo.

Todo ano, toda empresa, todo código, todo mês, toda classe, todo dia, todo aluno, todo algoritimo, tudo muda o tempo todo.


E se não mudarmos também, se não acompanharmos as mudanças e nos inserirmos nelas, o mundo nos mudará assim mesmo e nos tornará ultrapassados e obsoletos. É nesse mundo sempre novo e diferente, onde os problemas já não podem ser apenas obstáculos a nos deterem, mas antes de tudo desafios a serem superados, em que ensinar passa a ser uma arte: a arte de estar sempre aprendendo.

[iniciante] O melhor programador Python é aquele que melhor ensina Python

Você sabe Python ? E ensinar Python, sabe ?


Sabemos o quão poderoso é nosso Python, e quão vem crescendo interessados em aprender essa linguagem. Mas sabemos como ensinar? Pra quem ensinar ? E o que ensinar ?.


Respondendo essas perguntas, mostrarei através de uma pesquisa com vários programadores Python, estatísticas em relação ao público que quer aprender Python e que sabem Python. Onde nasce o interesse em Programar em Python. Porque ainda existe pessoas que começam estudar Python e desiste ?