Perfil

Leticia Portella @leportella


Sobre mim

Leticia é Oceanógrafa de formação e mestranda em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou com análises estatísticas e modelagem numérica para projetos portuários e costeiros. Hoje trabalha como desenvolvedora Python e cientista de dados na Crave Food Services.

Propostas

Introdução aos Módulos de Análise de Dados

Autoras: Leticia Portella e Jessica Temporal


Numpy, Pandas, Matplotlib... os módulos de análise de dados são inúmeros! E suas potencialidades também! Vamos mostrar como ler planilhas, separar dados, criar gráficos e fazer uma série de análises usando um pouquinho de cada método. O objetivo deste tutorial é ter uma ideia de por onde começar a analisar dados!


 - Duração: 4h


- Configurações de ambiente: Python3, Pandas, Numpy, Scipy, Matplotlib, Jupyter Notebook (ou Anaconda que cobre todos os anteriores)


- Pré-requisitos: conhecimento mínimo da linguagem (loops, condicionais, variáveis, etc)


- Idioma: Português


 


Tópicos:


* Noções básicas do Jupyter Notebook


* Ler e trabalhar com planilhas csv


* Separação de dados


* Análises estatísticas básicas (média, moda, mediana, desvio padrão...)


* Trabalhando com dados inexistentes (substituição de dados, NaN, interpolação linear)


* Desenvolvimento de gráficos (histograma, análise no tempo, gráficos com dois eixos...)


 

Programação além do código: comunidade e mulheres na tecnologia

O que existe além do código? Qual a importância da diversidade de gêneros na tecnologia? O que fazemos para a diversidade? E tão importante quanto: o que fazemos para NÃO incentivar a diversidade?


Contando a história de como passei de oceanógrafa para desenvolvedora, pretendo abordar esses e outros temas e mostrar como pequenas ações podem mudar a vida de muitas pessoas.


Tema: Iniciante, Comunidade

Venha para o Lado Python da Força: acabando com o domínio Matlábico

É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves Pythonicas atacam e conquistam muitas vitórias contra o perverso Império Matlábico.


O mundo de análises de dados é muitas vezes dominado pelo Matlab e a mudança para o lado Python da força pode ser mais complicado do que se imagina. Porque meu código vive reclamando de identação? Aonde estão as variáveis nessa linha de comando? Como saber que módulo importar? O que é um dicionário? Strings e números na mesma variável? Porque o meu for não funciona?


Vamos abordar as principais problemáticas relacionada à transição entre ferramentas algumas soluções para ajudar a se livrar de uma vez por todas do dominio do Império Matlábico.


 


Tags: Iniciantes, Data Science