Perfil

Fernando Ashikaga @fernando2


Sobre mim

https://about.me/fmasanori

Propostas

@comunidade (2h)

Neste tutorial/open space vou compartilhar a resposta, longa, dada pela Jessica McKellar à seguinte pergunta: como dar continuidade a um grupo de usuários começado, como conseguir a constância das pessoas no grupo? Como fazer que o grupo não só diminua, mas cresça? Baseado na experiência dela no Boston Python Users Group (maior existente nos EUA), num jantar na Python Nordeste, ela desenhou um "road map"/pipeline, no verso do crachá, e deu uma explicação detalhada do esquema desenhado. Vamos fazer um open space e montar uma ficha de experiências para os PUGs e PyLadies recém criados e também para todo mundo que aprende Python e quer saber o que fazer depois. Fazer uma metaprogramação e criar um decorator @comunidade.


 

Estrutura de Dados é ❤

Eu ❤❤ Estrutura de Dados. Tutorial para iniciantes! Se você acredita que isso é possível, venha curtir uma pequena amostra de códigos e discussões apaixonadas. Recursão. Vetores. Ponteiros. Listas Encadeadas. Pilhas e Filas. Algoritmos de Ordenação: inserção, seleção, mergesort, quicksort. Algoritmos de Enumeração. Boyer-Moore. Árvores Binárias. Teoria dos Grafos. Deixe seus traumas e venha ser feliz.

Hackeando Dados Públicos com Python (2h)

Tutorial, para iniciantes em programação :-)  Usando Python 3, sem nenhuma biblioteca externa, iremos responder as perguntas: 1) Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo 2) Quantas escolas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Bônus: acesso aos editoriais do New York Times, dados da campanha eleitoral americana 2016. Este tutorial é interessante se você vem de outra linguagem e quer ter o primeiro contato com Python. Eu dei este workshop no Curso Abril de Jornalismo e ano passado no Congresso da Abraji. Se você quiser saber um pouco mais sobre mim eu dei esta entrevista recente no jornal O Globo e estas são as minhas redes sociais.

Hoje sou um professor FELIZ: Python no ensino de programação

Fechei as notas finais. Foram 15% de reprovados. Quando a disciplina de introdução à programação era dada com C e Java, aqui na FATEC, esse número chegou a 70%. Agora usamos Coding Dojo nas aulas, testes nos exercícios e metododologias como o BigBrother para os alunos se ajudarem. O ensino é iterativo e incremental. Meus slides diminuíram e sinto paz na correção dos exames. Acredito que progredimos. Adicionalmente tenho um curso online, chamado Python para Zumbis, hoje com 50 mil alunos, e uma playlist com um milhão de visualizações, mantido pelo Gileno Filho. Recebo constantes feedbacks destes milhares de alunos virtuais. Pretendo compartilhar, nesta palestra, minhas experiências no ensino de programação. Eu também dei um workshop de programação na Abraji e no Curso Abril de Jornalismo. Se você quiser saber um pouco mais sobre mim, eu dei esta entrevista recente no Jornal O Globo, e estas são as minhas redes sociais

Introdução à Raspagem de Dados

A internet possui muitos dados. A primeira forma de acessá-los automaticamente é através de uma API. Vocês irão aprender como acessar dados do INEP, sobre Educação ou calcular os gastos da Copa do Mundo. Acessar dados dos filmes do Star Wars e características de Pokemóns. E quando não há API? Podemos automatizar o acesso através da raspagem de dados. Se um jornalista precisa acessar todas as 380 súmulas do Campeonato Brasileiro de futebol ou fazer uma matéria com todos os 950 discursos da Dilma, raspagem de dados é a solução. Este tutorial foi dado no Curso Abril de Jornalismo e na Folha de São Paulo, e será dado na Unicamp, no LabJor, dia 16/08. Veja a matéria sobre os discursos da Dilma, feita por um ex-aluno do Python para Zumbis. Aqui estão todos os meus contatos.

Não é Bruxaria, é Pandas (4h)

Pandas é uma biblioteca de estruturação e análise de dados para Python. Ou colocando em outros termos, uma grande aliada na hora de sacar bons insights de grandes volumes de dados. Vamos colocar a mão na massa, entrevistar bases de dados públicas e extrair as respostas que buscamos com as funções dessa que é uma das melhores e mais completas bibliotecas para exploração de dados. Casos práticos: Análise da fila do SUS do Estado de Santa Catarina; Visualização dos postos de saúde em São Paulo; Visualização das Despesas dos Deputados Federais; Limpeza de Dados Públicos; Recortes na Base Nacional de Mandados de Prisão.

Programação para jornalistas: 3 meses de experiências em uma redação

Se ensinar a programar já é uma tarefa difícil, imagina ensinar lógica de programação e Python para jornalistas? Um treinamento de 3 meses patrocinado pelo Google News na Folha de São Paulo, proporcionou ensinar pessoas sem nenhum conhecimento anterior em programação, como raspar e analisar dados e até fazer a análise de sentimentos no Twitter. Se quiser saber como foi a experiência e os detalhes da produção e publicação das reportagens, não perca esta palestra! Algumas matérias publicadas: [1] Técnicos brasileiros desaparecem da luta por vaga na Copa do Mundo[2] Brasil vence Alemanha e começa esquecer o 7 a 1[3] Briga judicial deixa sem uso satélite de R$ 2,7 bi que espalharia banda larga[4] Preso, Lula teve 75% de menções negativas[5] Sem fibra ótica, internet no campo avança via rádio[6] Sistema da Justiça viola sigilo e expõe crianças vítimas de estupro[7] Morar em favela do Rio é agravante em condenação por tráfico de drogas[8] Mandados não cumpridos superam vagas de prisões em 18 estados do país  [9] Falta de atualização em banco de dados do CNJ leva a prisões ilegais

Programação para jornalistas: 3 meses de experiências em uma redação

Se ensinar a programar já é uma tarefa difícil, imagina ensinar lógica de programação e Python para jornalistas? Um treinamento de 3 meses patrocinado pelo Google News na Folha de São Paulo, proporcionou ensinar pessoas sem nenhum conhecimento anterior em programação, como raspar e analisar dados e até fazer a análise de sentimentos no Twitter. Se quiser saber como foi a experiência e os detalhes da produção e publicação das reportagens, não perca esta palestra! Algumas matérias publicadas: [1] Técnicos brasileiros desaparecem da luta por vaga na Copa do Mundo[2] Brasil vence Alemanha e começa esquecer o 7 a 1[3] Briga judicial deixa sem uso satélite de R$ 2,7 bi que espalharia banda larga[4] Preso, Lula teve 75% de menções negativas[5] Sem fibra ótica, internet no campo avança via rádio[6] Sistema da Justiça viola sigilo e expõe crianças vítimas de estupro[7] Morar em favela do Rio é agravante em condenação por tráfico de drogas[8] Mandados não cumpridos superam vagas de prisões em 18 estados do país  [9] Falta de atualização em banco de dados do CNJ leva a prisões ilegais