Perfil

Fernando Ashikaga @fernando2


Sobre mim

https://about.me/fmasanori

Propostas

@comunidade (2h)

Neste tutorial/open space vou compartilhar a resposta, longa, dada pela Jessica McKellar à seguinte pergunta: como dar continuidade a um grupo de usuários começado, como conseguir a constância das pessoas no grupo? Como fazer que o grupo não só diminua, mas cresça? Baseado na experiência dela no Boston Python Users Group (maior existente nos EUA), num jantar na Python Nordeste, ela desenhou um "road map"/pipeline, no verso do crachá, e deu uma explicação detalhada do esquema desenhado. Vamos fazer um open space e montar uma ficha de experiências para os PUGs e PyLadies recém criados e também para todo mundo que aprende Python e quer saber o que fazer depois. Fazer uma metaprogramação e criar um decorator @comunidade.


 

Hackeando Dados Públicos com Python (2h)

Tutorial, para iniciantes em programação :-)  Usando Python, sem nenhuma biblioteca externa, iremos responder perguntas como: 1) Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo de 2014  2) Quantas escolas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Além disso darei referências para raspagem de dados a nível avançado. Este tutorial é interessante se você vem de outra linguagem e quer ter o primeiro contato com Python :-)

Hackeando Dados Públicos com Python (2h)

Tutorial, para iniciantes em programação :-)  Usando Python 3, sem nenhuma biblioteca externa, iremos responder as perguntas: 1) Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo 2) Quantas escolas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Bônus: acesso aos editoriais do New York Times, dados da campanha eleitoral americana 2016. Este tutorial é interessante se você vem de outra linguagem e quer ter o primeiro contato com Python. Eu dei este workshop no Curso Abril de Jornalismo e ano passado no Congresso da Abraji. Se você quiser saber um pouco mais sobre mim eu dei esta entrevista recente no jornal O Globo e estas são as minhas redes sociais.

Hackeando Dados Públicos com Python (2h)

Tutorial, para iniciantes em programação :-)  Usando Python 3, sem nenhuma biblioteca externa, iremos responder as perguntas: 1) Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo 2) Quantas escolas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Bônus: acesso aos editoriais do New York Times, dados da campanha eleitoral americana 2016. Este tutorial é interessante se você vem de outra linguagem e quer ter o primeiro contato com Python. Eu dei este workshop no Curso Abril de Jornalismo e ano passado no Congresso da Abraji. Se você quiser saber um pouco mais sobre mim eu dei esta entrevista recente no jornal O Globo e estas são as minhas redes sociais.

Hoje sou um professor FELIZ: Python no ensino de programação

Fechei as notas finais. Foram 15% de reprovados. Quando a disciplina de introdução à programação era dada com C e Java, aqui na FATEC, esse número chegou a 70%. Agora usamos Coding Dojo nas aulas, testes nos exercícios e metododologias como o BigBrother para os alunos se ajudarem. O ensino é iterativo e incremental. Meus slides diminuíram e sinto paz na correção dos exames. Acredito que progredimos. Adicionalmente tenho um curso online, chamado Python para Zumbis, hoje com 50 mil alunos, e uma playlist com um milhão de visualizações, mantido pelo Gileno Filho. Recebo constantes feedbacks destes milhares de alunos virtuais. Pretendo compartilhar, nesta palestra, minhas experiências no ensino de programação. Eu também dei um workshop de programação na Abraji e no Curso Abril de Jornalismo. Se você quiser saber um pouco mais sobre mim, eu dei esta entrevista recente no Jornal O Globo, e estas são as minhas redes sociais

Introdução à Raspagem de Dados

A internet possui muitos dados. A primeira forma de acessá-los automaticamente é através de uma API. Vocês irão aprender como acessar dados do INEP, sobre Educação ou calcular os gastos da Copa do Mundo. Acessar dados dos filmes do Star Wars e características de Pokemóns. E quando não há API? Podemos automatizar o acesso através da raspagem de dados. Se um jornalista precisa acessar todas as 380 súmulas do Campeonato Brasileiro de futebol ou fazer uma matéria com todos os 950 discursos da Dilma, raspagem de dados é a solução. Este tutorial foi dado no Curso Abril de Jornalismo e na Folha de São Paulo, e será dado na Unicamp, no LabJor, dia 16/08. Veja a matéria sobre os discursos da Dilma, feita por um ex-aluno do Python para Zumbis. Aqui estão todos os meus contatos.