Profile

Daniel Furtado @dfurtado


About Me

-

Proposals

Minha experiencia em publicar um livro sobre Python

Escrever um livro sobre programação em Python é um projeto muito gratificante por vários motivos.


É uma forma de enriquecer o seu curriculo, mostrar para o mundo o seu conhecimento de programação em Python e tambem é uma forma de ajudar a comunidade Python divulgando a línguagem e ajudando desenvolvedores de todos os níveis (experientes e iniciantes) e tambem pessoas que tem interesse em aprender Python.


Em Fevereiro de 2018, eu lancei o meu livro primeiro livro intitulado "Python Programming Blueprints" que foi publicado pela editora Packt e nesta palestra eu pretendo compartilhar a minha experiencia em escrever este livro e de desmistificar o processo de escrever e lançar um livro de programação. Enfim, esta paletra é indicada a todos os desenvolvedores interessados em ampliar suas carrerias lançando um livro.


A palestra inicia contando como consegui fazer contato com a editora, o planejamento dos capitulos e topicos abordados.


Continuando, irei abordar topicos como: processo criativo, criando o codigo usado no livro, as ferramentas utilizadas e também como foi o processo de revisão pelos editores e pelos revisores técnicos. Enfim, é um "walkthrough" de como lançar o seu primeiro livro de programação.


Principais topicos:


- Fazendo contato com a editora


- Definindo os tópicos abordados nos capítulos (the outline)


- Processo criativo (Escrevendo o código do livro)


- Ferramentas utilizadas


- Best practices e escrevendo codigo "pythonico" 


 


** Esta palestra pode ser em Português ou Inglês.


 


Sobre:


Daniel Furtado é um desenvolvedor de sistemas com mais de 20 anos de experiência e que nos ultimos 12 anos trabalha como desenvolvedor de sistemas em Estocolmo na Suécia. Os primeiros 10 anos de sua carreria foi trabalhando no laboratório de Bioinformática no Instituto Ludwig de pesquisa de Cancer e na fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) em São Paulo. Na Suécia ele atuou em grandes empresas como Lehman Brothers, EpiServer, Atea, Snow Software e atualmente ele trabalha na Epidemic Sound desenvolvendo em Python e ReactJS.