Profile

João Paulo Taylor Ienczak Zanette @JPTIZ


About Me

-

Events

SECCOM 2019 - Minicursos

Submeta seu minicurso!

 

A SECCOM - Semana Acadêmica de Ciência da Computação e Sistemas de Informação - é um evento anual que ocorre na UFSC, trazendo palestras e minicursos de temas além do que é visto na graduação. Assim como na última edição, esta contará com uma Maratona de Programação e um Capture The Flag, e ainda temos alguns extras por vir! Mas não daremos spoilers :).

 

Planejamento Geral

A SECCOM 2019 está marcada para os dias 30 de Setembro a 4 de Outubro.

- Keynotes¹: 9

- Palestras: 11 (8 diurnas, 3 noturnas)

- Minicursos: no mínimo 4

¹: Keynotes são palestras de convidados especiais da comissão organizadora.

 

Para os minicursos matutinos (direcionados ao público de Ciência da Computação):

- Poderão ter duração de 1 ou 2 dias, sendo 2 ou 3 créditos²/dia;

- Serão oferecidos de segunda a quinta-feira (30 de Setembro a 3 Outubro), começando às 8h20, 9h10 ou 10h10, e terminando até 12h.

Já os minicursos noturnos (direcionados ao público de Sistemas de Informação):

- Poderão ter duração de 1 ou 2 dias, sendo 2 créditos²/dia;

- Serão oferecidos segunda, terça e quinta-feira (30 de Setembro, 1 e 3 de Outubro), das 20h20 às 22h.

²: Cada crédito tem 50min.

 

Veja exemplos de horários nesta imagem. Será possibilitado ter mais de um minicurso no mesmo horário.

 

Escolha dos Minicursos

Os minicursos serão escolhidos pelo público conforme seus critérios de interesse. A Comissão Organizadora apenas filtrará minicursos que não correspondam ao objetivo da semana acadêmica (temas fora do escopo, por exemplo). Também serão escolhidos os minicursos de forma a diversificar os temas (evitando muitos minicursos do mesmo assunto, mesmo que tenham sido os mais bem votados).

 

Lembramos que o objetivo do minicurso é divulgação do conhecimento prático (como ferramentas e técnicas), e portanto esse deve ser seu foco. A SECCOM possui espaços próprios para divulgação de empresas/negócios/etc., e para esses fins você pode entrar em contato com a comissão organizadora (seccom.ufsc@gmail.com) informando seu interesse.

 

O que submeter

- Título do minicurso;

- Resumo: uma descrição do minicurso, de até 2 parágrafos, dando uma visão geral sobre o que será tratado nele, e quais ferramentas/técnicas serão apresentadas;

- Conhecimentos necessários: quais os conhecimentos técnicos/ferramentas que o público deveria conhecer para poder aproveitar o conteúdo abordado no minicurso;

- Restrições de horário: caso você estritamente não consiga ministrar em um dos horários, informe qual(is);

- Ferramentas necessárias: descrever quais ferramentas precisam já estar instaladas nas máquinas (para deixarmos tudo pronto antes da semana), incluindo a versão mínima delas.

SECCOM 2019 - Palestras

Submeta sua palestra!

 

A SECCOM - Semana Acadêmica de Ciência da Computação e Sistemas de Informação - é um evento anual que ocorre na UFSC, trazendo palestras e minicursos de temas além do que é visto na graduação. Assim como na última edição, esta contará com uma Maratona de Programação e um Capture The Flag, e ainda temos alguns extras por vir! Mas não daremos spoilers :).

 

Planejamento Geral

A SECCOM 2019 está marcada para os dias 30 de Setembro a 4 de Outubro.

- Keynotes¹: 9

- Palestras: 11 (8 diurnas, 3 noturnas)

- Minicursos: no mínimo 4

¹: Keynotes são palestras de convidados especiais da comissão organizadora.

 

Cada palestra terá 40min de duração (+10min para perguntas).

As palestras diurnas (direcionadas ao público de Ciência da Computação) terão dois períodos:

- Das 14h30 às 15h20;

- Das 16h30 às 17h30.

Já as palestras noturnas (direcionadas ao público de Sistemas de Informação) serão das 20h40 às 21h30.

 

Escolha das Palestras

As palestras serão escolhidas pelo público conforme seus critérios de interesse. A Comissão Organizadora apenas filtrará palestras que não correspondam ao objetivo da semana acadêmica (temas fora do escopo, por exemplo). Também serão escolhidas as palestras de forma a diversificar os temas (evitando muitas palestras do mesmo assunto, mesmo que tenham sido as mais bem votadas).

 

Lembramos que o objetivo da palestra é divulgação do conhecimento, e portanto esse deve ser seu foco. A SECCOM possui espaços próprios para divulgação de empresas/negócios/etc., e para esses fins você pode entrar em contato com a comissão organizadora (seccom.ufsc@gmail.com) informando seu interesse.

 

O que submeter

- Título da palestra;

- Resumo: uma descrição da palestra, de até 2 parágrafos, dando uma visão geral sobre o que será tratado nela;

- Conhecimentos necessários: quais os conhecimentos técnicos/ferramentas que o público deveria conhecer para poder aproveitar o conteúdo abordado na palestra;

- Restrições de horário: caso você estritamente não consiga palestrar em um dos horários, informe qual(is);

- Língua: se a palestra será em Português ou alguma língua estrangeira (lembrando que o público alvo é brasileiro).

Proposals

Fazendo um bom projeto de pesquisa

Informações a caminho


 


- Restrições/preferências de horário: Nenhum.


- Língua: Português.

Física computacional e simulação de materiais

- Resumo: Os computadores mudaram como vivemos, e como fazemos ciência. Ao longo desse último século os computadores se consolidaram como uma ferramenta para investigação científica, e na física como uma via complementar às tradicionais técnicas experimentais e teóricas - estabelecendo o ramo da física chamado de física computacional. Parte da física computacional se ocupa em realizar simulações de fenômenos, ou seja, estimar por métodos numéricos a evolução dinâmica de um modelo teórico para o fenômeno. Nessa palestra vou ilustrar esse tipo de experimento computacional através de alguns sistemas paradigmáticos - desde exemplos mecânicos simples, importantes no desenvolvimento histórico da física não-linear, até sistemas termodinâmicos de muitos corpos, que são relevantes para o estudo e desenvolvimento de novos materiais.


- Conhecimentos necessários: na própria palestra irei ilustrar as noções básicas de cálculo e de leis de Newton para o entendimento geral do restante da palestra.


- Restrições de horário: Não são possíveis os horários: 2ª a tarde; 3ª até às 15hs; 5ª a partir das 16hs; 6ª a tarde.

Future skills: get fit for what's next!

- Resumo: O futuro é um novo mundo que precisa ser construído detalhadamente - e você é quem vai construi-lo. Com as suas definições de propósito e com a sua própria paixão, você vai enfrentar forças que tem a proporção de um tornado: loucas novas formas de monetização e formas impensáveis de ganhar dinheiro, reinvenção genética e inteligência artifical para tudo. Um enxame de bots assolará o mundo online e milhões de pessoas se mudarão de um canto do mundo para o outro. Você precisa se preparar para trabalhar para este futuro e esse é um talk para te ajudar nisso, seja solo ou com outras pessoas. O talk traz um circuito com 15 super habilidades que você precisa desenvolver para se tornar habilodoso e estar preparado para quase tudo o que futuro tem para oferecer. R U ready?


- Conhecimentos necessários: não especificados.


- Restrições de horário: só não poderia dia 02/10 (quarta-feira);


- Língua: Português.

Modelagem ágil: integrando arquitetura e projeto a equipes ágeis

- Resumo: "Sempre que membros da equipe discutem alternativas de solução técnica para as dores de um cliente, rabiscando ou não em um pedaço de papel, eles estão modelando! Modelagem de Software durante muito tempo foi confundida com documentação, e essa visão tem limitado as equipes no uso de técnicas que podem ajudar a solucionar problemas. Nesta palestra você conhecerá a Modelagem Ágil, seus fundamentos, valores, princípios e práticas de uma forma bem humorada e com exemplos práticos."

- Horários de preferência: 30/09 (segunda) ou 01/10 (terça) às 20:20

Product Thinking - discovering the ultimate product value

- Resumo: Product thinking é uma abordagem holística para desenvolvimento e design de produtos inovadores e que gerem valor, buscando um alinhamento entre o valor pro negócio e a experiência do usuário. Product thinking busca responder perguntas relevantes no momento certo e considerando todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do produto. POR TRÁS DE CADA GRANDE PRODUTO, EXISTE UMA PODEROSA SINERGIA ENTRE  UX DESIGNER E PRODUCT MANAGER, FAZENDO COM QUE O TIME DE DESENVOLVIMENTO SEJA EMPODERADO PARA ENTREGAR O SEU MELHOR.


- Conhecimentos necessários: conceito de features e roadmap; mvp.


- Restrições de horário: só não poderia dia 02/10 (quarta-feira);


- Língua: Português.

Python

Descrição: Minicurso introdutório de Python, com ênfase nas ferramentas necessárias para iniciar um projeto em Python e na sintaxe básica e utilidades diversas da linguagem.


Conhecimento prévio: Conhecimento básico de linha de comando e uso de algum editor de texto.


Restrição de horário: Conversando certinho dá de fazer qualquer horário.


Ferramentas necessárias: Distribuição Linux com Python 3.6 ou 3.7. Poetry instalado (pode ser a nível de usuário). (disponibilizadas pela SECCOM).

Sistemas Multiagentes

- Resumo: Esta palestra trata a respeito de programação multiagente. Na palestra serão apresentados os conceitos básicos relacionados à programação orientada a agentes e multiagentes e suas motivações, assim como as principais diferenças entre programação orientada a agentes e multiagentes e outros paradigmas de programação. Serão também citadas algumas linguagens, competições, e aplicações relacionadas ao mundo dos agentes.


- Conhecimentos necessários: não especificados.

- Restrições de Horário: exceto na terça-feira pela manhã e à noite, qualquer outro dia/horário em princípio terei disponibilidade, visto que os horários que terei aulas estarei liberando os alunos para participarem do SECCOM. De qualquer forma, se preferir uma sugestão de horário, iria sugerir na quarta-feira a tarde (início da tarde) ou quinta-feira de manhã (início da manhã), visto que nesse período teria aula com a turma de paradigmas de programação, assim seria uma boa para cobrar presença deles. :) Apenas me avise com alguns dias de antecedência.

- Língua: Português.

Técnicas para redução de sobrecarga em sistemas tolerantes a falhas


 - Resumo: Diversos sistemas online, como serviços disponíveis pela Internet, são responsáveis por atender grandes volumes de requisições por longos períodos de tempo, ou mesmo, interruptamente. Este volume de requisições, muitas vezes, ocasiona lentidão e até a indisponibilidade de serviço. A ocorrência de falhas também afeta o funcionamento de serviços, causando insatisfação dos usuários, prejuízos para os provedores de serviços e, em sistemas críticos, há riscos com gravidade severa.

Nesta palestra será abordado como técnicas de replicação podem aumentar a disponibilidade em sistemas distribuídos. Por um lado, ao prover redundância, serviços tornam-se capazes de tolerar falhas. Por outro lado, técnicas de replicação adicionam um custo com a coordenação entre réplicas e componentes do serviço, o que é prejudicial para o desempenho do sistema. Portanto, um grande desafio que se apresenta é: como conciliar disponibilidade e desempenho. Serão apresentadas as principais estratégias no assunto, além de temas de pesquisa do palestrante com ênfase na redução de sobrecarga causada por técnicas de replicação em sistemas distribuídos.


- Conhecimentos necessários: Não há pré-requisitos para o público da palestra.


- Restrições de horário: A única restrição de horário é na quarta das 16:30 às 17:30, pois ministro disciplina para curso das engenharias neste horário. Eu teria preferência por palestra no turno diurno, justamente pela minha baixa interação (no momento) com os estudantes de CCO.


- Língua: Palestra proferida em língua portuguesa.


Transformação Ágil: Por que métricas são importante para os Squads?

Resumo: A Cheesecake Labs é uma software house que trabalha com muitos projetos nacionais e internacionais e que recentemente passou por uma transformação ágil migrando sua estrutura organizacional para times (Squads). Minha proposta é contar um pouco dessa trajetória e mostrar quais as ações que fizemos para criar times autônomos com foco no resultado. Acredito que a palestra é relevante, pois normalmente esse processo de transformação traz perda significativa no faturamento, mas obtivemos um resultado contrário com um ganho de 30% em relação ao quarter anterior.


Conhecimentos necessários: Nenhum.

Restrições de horário: depende do dia (há reuniões espalhadas por dia).

Língua: Português.