PythOnRio - Dezembro/2019

Ho! Ho! Ho!! 🎅
Já é Natal na comunidade PythOnRio 
No dia 14 de dezembro teremos meetup da comunidade PythOnRio de Natal.
 
O call4papers está aberto. Submeta a sua palestra para o último encontro do ano.
Venha e compartilhe o seu conhecimento conosco 🤗🤩😁
 
O encontro será na Editora Globo
Rua Professor Clementino Fraga, nº 35 - Cidade Nova Rio de Janeiro/RJ, 20230-250.
 
 
Caso você queira se inteirar mais sobre a comunidade de Python, também sugerimos os seguintes links:
 
Comunidade de Python brasileira no Facebook: https://www.facebook.com/groups/python.brasil/
Lista de discussão da comunidade de Python do Brasil: https://groups.google.com/forum/#!forum/python-brasil
.
.
@pythonrio
#forcapython #python #pythonrio #call4papers #meetup #networking #comunidade

This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.
The event is no longer accepting proposals.

Proposals

A experiência do LIpE/UFRJ na elaboração de curso de Python em escolas públicas.

O Laboratório de Informática para Educação (LIpE) é uma unidade do Centro de Tecnologia da UFRJ. O LIpE apresenta um espaço acadêmico adequado á realização de atividades de ensino e extensão que agreguem dois focos de aplicação distintos, mas inerentes à academia contemporânea: a educação, fundamento e objetivo máximo da academia, e a informática, que reúne as ferramentas tecnológicas produtivas que permeiam a atual dinâmica social.


Nesta edição da PythonRio, alunos, monitores e coordenadores vão apresentar uma visão do trabalho realizado e dos desafios enfrentados na elaboração e aplicação do curso de introdução à lógica de programação utilizando Python para um público formado, em grande parte, por alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio em Escolas Públicas.


 


 

Use the buttons bellow to vote:

Clean Code com Python (Parte 1)

O que é código limpo e como o Python nos ajuda a escrever código fácil de ler e compreender?


Essas e outras perguntas eu vou tentar responder nessa palestra

Use the buttons bellow to vote:

Design Patterns e Python - Oque faz sentido e como usá-los

Todos que trabalham como desenvolvedores de software já ouviu, leu ou conhece padrões de projetos (Design Pattern). Eles foram definidos e apresentados por volta de 1999 pelo famoso Gang of Four no livro de mesmo nome. O que temos que entender que na época, as linguagens principais eram Java e C++. Sendo assim, os padrões de projetos foram desenvolvidos dentro  das possibilidades e limitações dessas citadas. 


Com o crescimento do uso de novas linguagens com outros paradigmas (Funcoes como Cidadão de primeira classe, Duck Typing, Ghost Class,  monkey patchs, etc) - Python se inclui aqui - será que ainda faz sentido esses padrões de projetos? 


A ideia da palestra é mostrar que faz sentido pelo menos conhecer e que eles não devem ser posto de lado. Além disso, a ideia é apresentar como os famosos padrões se encaixam e podem ser usados dentro de projetos escritos em Python. Ex: Como implementar o Factory Method, Composition dentro de Python,  Proxy Class, Adapters,  DAO, etc. 

Use the buttons bellow to vote:

Django + Docker

Como ter uma aplicação Django em Docker

Use the buttons bellow to vote:

Qiskit: Brincando com Portas Lógicas Quânticas

A IBM  é uma empresa pioneina em vários ramos da computação, e não é diferente quando se trata da computação quântica. Ela também disponibiliza uma api para o desenvolvedor aprender a construir circuitos e softwares quânticos, e o python é um dos hospedeiros da biblioteca que faz isso. O objetivo da talk é falar um pouco do universo quântico e sobre a biblioteca qiskit.


 

Use the buttons bellow to vote: