Python Sudeste 2018 [PALESTRAS]

Este é o canal oficial para submissões de palestras da Python Sudeste 2018.

O maior evento de Python da região Sudeste que busca integrar em uma mesma cidade pessoas interessadas em aprender e compartilhar experiências.

Esta é a terceira edição do evento que já teve como sede as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A Python Sudeste 2018 será nos dias 31/03 e 01/04 na cidade de São Paulo/SP.

 

Submissões:

As palestras devem ter o tempo máximo de 35 minutos e podem abordar qualquer área de conhecimento dentro do universo da linguagem Python.

Essa é a sua oportunidade de compartilhar com a comunidade todas as coisas maneiras que você vem fazendo em Python, não perca tempo!

Caso tenha interesse em palestrar mas ainda está com dúvidas, nos mande um e-mail em eventos@pythonsudeste.org que estamos disponíveis para te ajudar.

 

Se possível oriente a categoria da sua palestra com uma marcação como por exemplo: "[Web]", desse modo podemos filtrar da melhor maneira possível.

Algumas sugestões de categorias: Iniciantes, Web, Científico, Carreira, Embarcados, DevOps, Desktop, Mobile, Comunidade. Ainda não encontrou uma que se encaixa a sua proposta? Fique a vontade para adicionar outras categorias que não foram listadas aqui!

 

Critérios de escolha de palestras:

* Número de palestras do mesmo assunto (maior diversidade de assunto)

* Número de votos

* Número de palestras por palestrantes (maior diversidade de palestrantes)

* Palestrantes novos

* Palestrantes locais (incentivar Python na região Sudeste)

 

Dicas:

* Procure colocar uma descrição bem detalhada sobre o conteúdo de sua palestra para que todos possam compreendê-la.

* Você pode buscar inspiração para o tema da sua palestra nas propostas submetidas em edições anteriores desse e de outros eventos. Dê uma olhada em https://speakerfight.com/events/ .

* Liberte o seu espírito marketeiro e nos surpreenda com aquele título caprichado !

* Envie quantas palestras desejar! Isso mesmo!!! Não há limite de proposta de palestras por participante (e quem sabe mais de uma seja selecionada).

 

Observações:

* Para participar do evento o palestrante precisa estar de acordo com o Código de Conduta. Você pode acessá-lo em https://github.com/pythonsudeste/codigo-de-conduta.

* Seguindo a tradição da edição anterior do evento, as votações serão totalmente anônimas, porque assim fica muito mais divertido :)

* Alguns dias após o encerramento das votações entraremos em contato com todas as pessoas que enviarem proposta(s) de palestra(s) informando caso sua(s) palestra(s) forem selecionadas.

* Para participar do evento, mesmo como palestrante, é necessário adquirir um ingresso. Para mais informações sobre compra de ingressos acesse o site http://pythonsudeste.org/.

 

Datas:

Submissão de palestras até dia 20/02/2018 e a divulgação dos resultados será até o dia 28/02/2018.


Este evento está em modo de Votação Anônima, todos os palestrantes estão escondidos para votação, você deve basear seu voto apenas no conteúdo das propostas..

API Star: novo framework REST do criador do DRF

O API Star é o novo projeto de Tom Christie, dev do Django REST Framework que promete trazer uma nova abordagem para desenvolvimento de APIs.


O intuito da palestra é dar uma noção básica das vantagens de usar o API Star, como:


- requisições assíncronas com asyncio;
- documentação interativa (sem retrabalho);
- performance (mais veloz que o falcon);
- geração de schemas;
- uso de backends de banco de dados conhecidos (SQLAlchemy, Django ORM);
- 100% focado em Python 3.

Use os botões abaixo para votar:

Arquitetura da Open edX

A Open edX - É uma das maiores plataformas de ensino do mundo desenvolvido por MIT e Harvard em 2013 e disponibilizado a comunidade no segundo semestre de 2016. Atualmente conta com mais de 22 milhões de estudantes e utilizada por centenas de instituições ao redor do mundo. A plataforma foi desenvolvida em python em sua maior parte e utiliza tecnologias como: Django, Mysql, Mongodb, RabbitMQ Broker, Celery, Memcache, Hadoop, Luigi, XQ, Xblock, AWS, ...


O objetivo princial será motivar os pythonistas a conhecer e aprofundar-se nessa planeta da Open edX. No Brasil essa tecnologia está ainda incipiente e precisa ser trabalhada nas comunidades python, como por exemplo: A Open edX Brasil.


https://www.edx.org (edX)


https://open.edx.org (Open edX)


Sites powered by Open edX (Open edX)


Architecture Open edX 

Use os botões abaixo para votar:

[Blockchain] Criando aplicações descentralizadas com Python!

Entenda como funciona a tecnologia empregada nas criptomoedas e como expandir para outras aplicações.


Farei uma demonstração implementada em python!


Tópicos importantes:


 - Inicializando(Genesis)


 - Criando blocos


 - Desafios


 - Vantagens e desvantagens

Use os botões abaixo para votar:

[Chatbot]Jujubot: Implementando um twitter bot da Vovó Juju

Bots ja são membros constantes de redes sociais. Foram determinantes em algumas manobras politicas e na disseminação de informações (veridicas ou não). A necessidade de entender como funcionam e como são feitas é importante no nosso contexto tecnológico e histórico atual.

Talvez brincar um pouco com nossa lingua para entender como ela funciona e como pode-se inseri-la nas redes é uma forma inovadora de ficar por dentro dessa realidade e ajudar a identificar como atuam esses novos entes das redes.

Sendo assim, esta palestra visa contextualizar a realidade dos chatbots, um pouco de sua arquitetura, contexto histórico, como se inserem na comunidade computacional e como criar um bot simples que atue na rede social Twitter. O exemplo a ser utilizado nesta palestra será uma personagem de desenho animado chamada Vovó  Juju, do desenho animado brasileiro Irmão do Jorel. Por possuir uma caracteristica comunicativa bem determinada, é um bom exemplo para se ter um escopo de trabalho de fácil visualização mas que também é possivel se divertir com os resultados gerados.

Use os botões abaixo para votar:

[ChatBot][Web] Bot Command - Automatizando tarefas utilizando Python + Django + Telegram!

Venha conhecer mais sobre bots e como eles podem te ajudar em atividades repetitivas que são onerosas e tomam o seu tempo!


Nesta palestra irei demonstrar como criar seu Bot no Telegram e integrá-lo com uma aplicação em Django para automação de qualquer tipo de atividade apenas com um comando para o seu Bot no Telegram!


Nós iremos desenvolver uma aplicação em Python utlizando o framework Django. Essa aplicação irá permitir que você ou qualquer pessoa do seu time que tenha um conhecimento básico em Python possam criar scripts python automatizando uma tarefa sem a necessidade de alteração na sua aplicação! =D


Um exemplo simples de atividade, são aqueles relatórios que ficam pedindo para você executar a todo momento para ter uma foto online dos números, neste caso podemos automatizar e deixar que o Bot interaja e repasse essa informação. Esse é apenas um exemplo dentro vários tipo de atividades que podemos automatizar utlizando de ChatBot! =D

Use os botões abaixo para votar:

CI/CD - Automatizando a entrega da sua aplicação

Criando uma esteira de Contínuos Integration/Continuous Deployment para sua aplicação, garanta a entrega desde a infraestrutura até a aplicação de forma contínua com agilidade e qualidade.


 


 

Use os botões abaixo para votar:

[Científico][Data Science] Deep NLP - Redes neurais revolucionando o processamento de linguagem natural

Processamento de linguagem natural está em todos os lugares hoje em dia: em chatbots, em assistentes virtuais como a Siri ou a Cortana, em tradução simultânea, e até nas respostas sugeridas para os seus emails do gmail. Mas você sabe qual a tecnologia que é usada para que respostas tão inteligentes sejam dadas por esses produtos? Nesta palestra eu vou falar um pouco sobre um tipo de rede neural poderosa que vem sendo usada para a criação de produtos como esses e tem tido ótimos resultados com tarefas de NLP: a LSTM (Long Short Term Memory).

Use os botões abaixo para votar:

[Científico] [Data Science]Mineirando informações de textos com python

Como tirar informações de dados de texto abertos? Nessa palestra mostrarei como tirar insights de textos através de técnicas de mineração textual usando python. As técnicas de pré processamento incluem stemming, remoção de stop words e uso de tf-idf, que te ajudarão a extrair informações de textos e utilizá-las como input para outros algoritmos de machine learning.

Use os botões abaixo para votar:

[Científico] OCR, o possível e impossível

Nessa palestra vamos abordar as oportunidades e desafios ao desenvolver uma aplicação OCR, como fazer uma api simples com Flask para sua aplicação inicial, pontos de atenção de qualidade dos arquivos a serem lidos e pré-tratamentos, e exemplos de arquivos reais.

Use os botões abaixo para votar:

[Cloud] AWS - Uma visão ampla sobre a cloud da Amazon

Quero apresentar o ambiente cloud da AWS passando por quase todos os seus serviços, dando uma visão de cada um deles para que você possa projetar e construir sua aplicação em um dos maiores provedores cloud do mundo.


Irei falar sobre:


- Regions, Availability Zones, Edge Locations, Escalabilidade, Tolerância a falhas, Elasticidade;


- Compute and Networking Services (EC2, Auto Scaling, ELB, Route53, CloudFront, AMI, EBS, Security Groups, VPC);


- Storage and Content Delivery (S3, Glacier, Storage Gateway, Import/Export, Database Storage, ElasticCache, DynamoDB, RedShift);


- APP Services (SWF, SQS, SNS, Kinesis);


- Deployment Service (ElasticBeanStalk, Cloud Formation);


- Management (IAM, Cloud Trail, CloudWatch)

Use os botões abaixo para votar:

Construindo sua primeira aplicação Assíncrona com Python - AioHttp

Que tal usar programação assícrona com Python? Acha que isso é loucura? Vou te mostrar o contrário. =D


O AioHttp é uma biblioteca assíncrona para Async/Aio. Totalmente compatível com Python3, não é necessário usar terceiros para subir a aplicação(Gunicorn, Supervisor e outros). Nesta atividade pretendo mostrar uma aplicação Rest feita com AioHttp e tentar não me perder entre as chamadas assíncronas!


 


 [Nível da Palestra] = Iniciantes

Use os botões abaixo para votar:

[Data Science][Científico] Machine Learning com Python - Da Teoria ao Primeiro Deploy em Produção

Um dos desafios encontrados por estudantes e desenvolvedores que entram no mundo de Data Science é como vencer o abismo entre a teoria ensinada e os desafios do dia a dia das empresas.  Apesar de muitos artigos serem apresentados em graduações, pós-graduações e livros científicos, alguns sentem dificuldades em fazer a ponte entre a teoria e a prática em casos reais.


Neste contexto, o objetivo desta palestra é demonstrar como Python pode auxiliar a reduzir esse vácuo que fica entre o mercado de trabalho e a academia, e além disso, quais aspectos são interessantes de se observar quando se deseja usar o conhecimento adquirido com os estudos aprofundados para se colocar um modelo de Machine Learning em produção


Para que possamos alcançar tal objetivo, proponho seguirmos a seguinte agenda:



  1. Introdução sobre o gap entre academia e o mercado de trabalho

  2. Python como ponte e suas soluções. (Quais ferramentas Utilizar? )

  3. Transformando meu artigo científico e/ou TCC  em uma aplicação (Exemplo em Python com análise de sentimentos e classificação de textos)

  4. Opa!!! Hora do deploy e agora? (O processo de deploy como é feito usando Scikit-Learn)

  5. Foque nas Features e não somente no deploy . (A importância do processo de extração de características)

  6. Generalizou total, obrigado F1!!!!. (Como observo que meu modelo está bom?)

  7. Conclusões


 

Use os botões abaixo para votar:

De Filósofo a Pythonista: Como a tecnologia mudou os rumos de minha vida profissional

Uma conversa informal sobre como o encontro com Python e sua comunidade e a técnica de WebScraping levaram de forma inesperada um filósofo a rever sua vida profissional, utilizando a tecnologia como ferramenta de auxílio na busca e análise dos dados de sua pesquisa doutoral e, de quebra, tornando-se um desenvolvedor nas horas vagas.


 

Use os botões abaixo para votar:

[DevOps]Rodando sua aplicação python no kubernetes

Mostrar na pratica como dockerizar sua aplicação e python e como rodar ela em produção usando o kubernetes.

Use os botões abaixo para votar:

[Ferramentas] Versionamento de Código e Como Organizar Submissões Para o Repositório da Sua Empresa

Levamos um tempo nos nossos primeiros empregos até entender como é o processo de submissão de contribuição para um repositório de código. Existem práticas comuns que são seguidas por grande parte das empresas e que facilitam a adaptação de quem acabou de entrar.


Vamos ver alguns exemplos de como trabalhar com versionamento de código no ambiente de uma empresa.

Use os botões abaixo para votar:

Informação Salva: Python ajudando a entender um problema silencioso de saúde pública no Brasil e no mundo, o Suicídio.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a prevenção de qualquer doença, morbidade ou patologia só é possível com informação. Cerca 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, pois estão associado a psicópatologias como: depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndrome do pânico, que são diagnosticáveis.


Na palestra em questão toda parte de captura, conversão e análise dos dados é feita em Python, baseados em dados abertos. Será apresentado através da análise dos dados um panorama geral do suícidio no Brasil e no mundo, como podemos quebrar esse tabu e combater esse problema de saúde pública mundial.









 






Use os botões abaixo para votar:

[IoT] [Microcontroladores] MicroPython na ESP8266 - Rodando scripts sem fio!

O MicroPython é uma implementação simplificada do Python 3 voltada para microcontroladores.


A ESP8266 NODEMCU é a placa de desenvolvimento que tomou o posto de "queridinha" no mundo do IOT, justamente por contar com o módulo wi-fi já integrado!


Então porque não juntar a FOME COM A VONTADE DE COMER e aprender em um delicioso passo-a-passo como rodar scripts escritos em python nessa plaquinha poderosa?


Mas não é só isso!


Você vai aprender a:


Mudar a firmware da LUA padrão (que vem pré instalada) para a poderosíssima e vitaminada MicroPython


Rodar scripts em python através da porta serial


Rodar scripts em python usando uma interface web através do módulo wi-fi da ESPO8266 NODEMCU


E tudo isso com o didatismo de um cara* que é professor há 11 anos!


 

Use os botões abaixo para votar:

[Maker] Python + FabLab - Programando objetos para fabricação digital

Nesta palestra vamos ver como utilizar Python na criação de objetos parametrizados para resolver problemas e inventar bugigangas de uma maneira rápida e simples!


E se você pudesse transformar suas idéias em objetos reais e de alta qualidade? A comunidade maker no Brasil já conta com 40 FabLabs* e milhares de entusiastas espalhados pelo país. Isto quer dizer que já existe uma impressora 3D ou cortadora laser perto de você.


Um problema para quem tenta começar na fabricação digital é o domínio dos softwares necessários, pois para fabricar um objeto primeiro precisamos criá-lo digitalmente, o que tipicamente requer conhecimentos de desenho técnico e modelagem 3D. Mas existe uma maneira de contornarmos este obstáculo: usar Python para criar nossos objetos! 


*Um FabLab é uma oficina que conta com equipamentos e ferramentas de fabricação digital para uso pessoal. Impressoras 3D, cortadoras laser e outras máquinas CNC abrem novas portas para a inovação e o aprendizado, tornando possível prototipar soluções rapidamente em pequena escala e com baixo custo.

Use os botões abaixo para votar:

Máquinas de estado em Python

Introdução ao tema de state machines com exemplos e casos de uso. Aprenda como proteger seu código de mudanças de estado inválidas, processar entradas de dados e representar de forma elegante regras complexas e condições de execução.


Apresentação da lib python-statemachine, que permite mapear estados e regras complexas com uma abordagem simples e API expressiva.

Use os botões abaixo para votar:

Mas Cadê as Oportunidades de Python?? Elas estão na Comunidade e no PyJobs!

Muitas pessoas reclamam sobre a falta de oportunidades para programadores Python e quero provar que elas estão erradas. Há mais de 6 meses, eu lancei o PyJobs e com muito apoio da comunidade e das empresas, nós conseguimos atrair muitas vagas e oportunidades de trabalho para diversas pessoas que precisam. Nesta palestra irei mostrar como é o PyJobs, sua estrutura, as vagas que temos, quantas pessoas já se cadastraram e mais uma série de coisas que são interessantes.

Use os botões abaixo para votar:

Pedagogia Tecnológica

Chegou estagiário novo na área? Ou apenas alguém pedindo informação à você? É muito legal estar disposto a ajudar os colegas! Nesta palestra vou mostrar boas práticas para te ajudar a ensinar de uma forma melhor e efetiva tanto para você quanto para o seu aprendiz :)

Use os botões abaixo para votar:

PL/Python - Programando em Python no PostgreSQL

PL/Python é a implementação de Python como linguagem procedural no PostgreSQL.


Permite utilizar todas as bibliotecas de Python instaladas no sistema operacional.


PL/Python proporciona uma gama de possibilidades de recursos maior ao banco de dados graças às bibliotecas Python que permite fazer operações que transcendem os limites da base de dados.


Pode-se por exemplo com uma função PL/Python fazer raspagem de dados e jogá-los diretamente no banco (e pelo banco).


Serão demonstrados 2 (dois) casos de uso:

1) Converter XML para JSON, na base de dados de um campo do tipo xml para jsonb;
2) Em um sistema de cadastro de apostilas PDF extrair o sumário (TOC – Table Of Contents).

Use os botões abaixo para votar:

Prática de conjuntos: como usar os tipos set e frozenset para simplicar a lógica

O tipo set é muito útil, mas nem todo mundo usa tanto quanto poderia. Um uso óbvio é eliminar duplicações, porque conjuntos contém apenas elementos únicos. Ao oferecer operações como intersecção e união, e testes eficientes de membro e sub-conjunto, o tipo set poupa muito trabalho de codificação com laços e condicionais aninhados, evitando potenciais bugs lógicos ou problemas de despenho. Trocar laços e condicionais por uma expressão com operações de conjuntos pode tornar seu código mais legível e eficiente ao mesmo tempo. Nessa palestra vamos ver que lógica booleana e teoria de conjuntos se relacionam fortemente, e por isso operações em conjuntos podem simplificar bastante a lógica em muitos algoritmos comuns. Depois veremos em detalhes as APIs dos tipos set e frozenset, bem como a sintaxe de set comprehension, e porque é excelente ter sobrecarga de operadores. Por exemplo a expressão matemática:


(A B) \ C


pode ser escrita em Python assim:


(a & b) - c


ou assim:


a.intersection(b).difference(c)

Use os botões abaixo para votar:

Programação Assíncrona com Twisted

Antes do NodeJS, do async/await do C#, de promises no ES6, ou do asyncio do Python, já era possível utilizar IO assíncrono em Python, com Twisted. Mas muito mais do que uma biblioteca de programação assíncrona, Twisted é um framework extremamente amplo, rápido, flexível e robusto para escrever aplicações de rede.


Nessa palestra vou apresentar os conceitos básicos do framework, seus pontos fortes e fracos, e compartilhar um pouco da minha experiência usando Twisted, além de falar um pouco sobre async em geral.

Use os botões abaixo para votar:

Programando a Felicidade

Bate papo sobre envolvimento com a comunidade Python e como isso impactou minha vida de maneiras inesperadas, me levando a repensar meu posicionamento perante o mercado e resultando numa experiência de trabalhar apenas 2 dias por semana durante 3 anos, viajar para 7 estados do Brasil e e dois países diferente (Canadá e EUA). Afinal, é possível isso sem ser rico? Apareça e contribua com a discussão ;)


Trilha de carreira.

Use os botões abaixo para votar:

Pytest + Docker: um jeito fácil de ter testes de integração

Já pensou em ter um ambiente de testes fácil de montar?


Que possa rodar tanto na máquina do desenvolvedor quanto num ambiente de CI?


Pois nessa palestra vamos ver uma solução muito elegante para isso utilizando containers docker e fixtures do pytest para configurar esse ambiente e executar testes sem mocks na comunicação com serviços externos.


Tópicos:


    * Testes automatizados


    * Pytest


    * Docker

Use os botões abaixo para votar:

pytest: O framework de testes Pythônico

Apresentação sobre o framework de testes pytest. Escreva testes de forma expressiva, elegante e sem se repetir. Testes legíveis e mais fáceis de manter, sem código de boilerplate, utilizando o sistema de fixtures que é um dos melhores exemplos práticos de injeção de dependência.


- Testes de unidade básicos.
- Testes parametrizados.
- Fixtures.
- Fixtures modulares.
- Compatibilidade com unittest.
- Test runner: Uso e invocações.
- Principais plugins.

Use os botões abaixo para votar:

Python Birds: Aprenda Orientação a Objetos implementando o jogo Angry Birds

Bate papo sobre o projeto de ensino Python Birds onde a aluno aprende o básico de Python e Orientação a objetos enquanto implementa uma versão simplificada do jogo Angry Birds. A abordagem permita ir comprovando visualemente cada iteração no desenvolvimento.

Use os botões abaixo para votar:

[Rede Neural][Científico] O que você precisa saber sobre o básico de uma rede neural

Iremos associar os conceitos de rede neural com um pouco de prática, ou seja, iremos construir o passo a passo de uma rede ( neurônio) de forma simples e prática.Além disso, iremos aprender interpretar um gráfico de treinamento.


 


- Vamos falar sobre neurônios, mas não se assuste será bem simples  ;)


-Vamos construir uma perceptron e aqui iremos entender pq estudamos um pouco de neurociência.


- E por fim vamos interpretar os dados da nossa pequena rede.


 

Use os botões abaixo para votar:

[web][automação] Automatizando tarefas com Celery!

Celery é scheduller de tarefas, com ele é possível você criar tarefas para seram executadas quando você quiser.


Utilizando Python, Celery e Django iremos criar automações de atividades manuais.


Alguns exemplo de atividades que podemos automatizar utlizando o Celery:


- Monitoramentos


- Automação de atividades que são geradas repetitivamente por ação humana


- Relatórios


- Alarmes


 

Use os botões abaixo para votar:

[Web] Construindo uma visualização de sentimento real-time do Twitter usando emojis

Era uma quinta-feira e o Oscar aconteceria no domingo. Uma ideia veio: poderíamos saber as emoções das pessoas do Twitter durante a transmissão do Oscar, usando os emojis, para a Coca-Cola fazer tweets customizados?  🤯  Tínhamos quatro dias para fazer, e fizemos. E vou contar como realizamos isso, sem perder uma noite de sono. 😴


Eu também aprendi muito com essa experiência, e por isso quero falar sobre ela. As principais lições foram:


- Escolher o passos certos é essencial para entregar no tempo 👣


- O processo de desenvolvimento é mais importante que o código ‍‍👨🏻‍💻


- Nunca assuma algo antes de começar a tarefa 😥


- Baby steps. É mais fácil voltar atrás passos menores do que refazer algo depois de passar uma semana inteira. 👶🏻


 

Use os botões abaixo para votar:

[WEB] Django Rest Framework - Criando API's REST com 3 linhas de código

Todos sabemos que Python é vida, amor, ritmo e poesia, com Django então, tudo fica lindo. Hoje em dia está muito difundido o uso de API e o REST é um dos padrões mais adotados. Para quem usa Django, o DRF é uma das mais robustas ferramentas para resolver esse problema. Vamos ver como criar API's REST com apenas algumas linhas de código, preparando sua aplicação para alimentar outras aplicações

Use os botões abaixo para votar:

[Web] Event Sourcing em Python




Faça aplicações em Python de alta confiabilidade capturando todas as alterações em um estado do seus dados como uma seqüência de eventos. Isso permite que aplicações críticas tenham maior rastreabilidade sobre as operações.

Esta palestra tem como objetivo fornecer uma noção básica do que é Event Sourcing e quais são as suas vantagens em aplicações corporativas através de exemplos em Python.

Use os botões abaixo para votar:

[WEB] Padrões para testes de tela com Python + Selenium para bom código e sem testes instáveis

Testes de Integração com telas web são os tipos testes mais confiáveis. Com eles,  podemos testar fluxos de negócios em conjunto com o estado do sistema, verificando banco de dados e outras integrações. Porém, devido a sua complexidade é muito comum ter o código do teste macarrônico e testes instáveis.


Nesta talk irei falara de Padrões de código organização código para verificação e preenchimento de telas e dados como Page Objects e Builders. Depois irei falar em como organizar os testes e nos seletores nas verificações usando Selenium. Por fim, falarei como evitar os temidos testes instáveis quando estes hora passam, hora não passam.


 


 

Use os botões abaixo para votar:

[Web] Python Web Frameworks - Quais são e como escolher!

Quando a gente começa a programar em Python, começamos a ver a grande discussão de Django vs Flask rolando solta, mas a idéia dessa palestra é ajudar a escolher de forma inteligente o melhor framework web pro seu problema.

A idéia é falar um pouco de Django, Flask, Falcon, Sanic e Aiohttp e apresentar vantagens e desvantagens que um possui sobre o outro.

Use os botões abaixo para votar:

[Web Scraping] Scrapy para usuários de bs4

Muitas pessoas são introduzidas ao mundo do scraping utilizando o Beautiful Soup 4, mas apesar de ser uma lib bem interessante, quando o projeto de scraping se torna mais complexo precisamos de algo mais robusto para lidar com as diferentes complexidades que um projeto de scraping possui sem reinventar a roda.


Para isso vou apresentar o scrapy, um framework open source específico para scraping.


Vou mostrar suas principais funcionalidades, as principais diferenças para o beautiful soup, como escrever um crawler utilizando o framework e de bonus também vou mostrar o parsel(https://github.com/scrapy/parsel) uma lib para parsing, como o bs4, mas que utiliza a mesma forma de selecionar elementos que o scrapy.

Use os botões abaixo para votar:

[Web][Startups] De Startup a Enterprise: os problemas e as soluções do Python na trajetória de uma empresa

Amamos o Python por muitos motivos, e um deles é a facilidade para colocarmos um negócio em ação em pouco tempo. Mas conforme a empresa cresce, pequenos descuidos cometidos no início da sua história, alguns até mesmo intencionais, vão cobrar o seu preço.

Um MVP (Mínimo Produto Viável) com uma base pequena de clientes e dados pode funcionar satisfatoriamente por um tempo, mas quanto maior o sucesso da sua empresa, maior será a dor quando você perceber que seu produto "não escala".

Vamos mostrar alguns casos interessantes de como pequenos erros ou descuidos podem se acumular, e conversar sobre o que podemos fazer durante o crescimento de uma startup para remediar ou evitar tais problemas.

Use os botões abaixo para votar:

Weppy - O framework web para humanos

Você sabia que o Weppy é o framework web mais performático que existe? Será que é verdade? Venha conhecer o Weppy e ver se isso é verdade.

Use os botões abaixo para votar: