Python Nordeste 2019 - Palestras

Estamos trabalhando para que o evento seja massa. Para isso, procuramos pessoas com diferentes backgrounds e experiências para contribuir com o programa de atividades do evento! Se você usa Python profissionalmente, como um hobby ou é apenas uma pessoa interessada em programação e comunidades open source, adoraríamos ver você compartilhando seu conhecimento conosco!

O prazo para a submissão de atividades será até o dia 30/04/2019 às 23:59 (horário de Brasília)

Gostaríamos que as palestras apresentadas na Python Nordeste tivessem um bom equilíbrio entre introdutórias e avançadas, por isso nós encorajamos todas as pessoas a submeterem uma proposta de atividade, independentemente do seu nível de experiência. Antes de submeter sua proposta, dê uma lida na descrição de cada atividade abaixo, bem como na sessão “Guidelines e Ajuda”.

  • Palestras - 19 a 21 de Julho - 13h às 17h

    Apresentações de 30 a 45 minutos que serão realizadas no auditório principal do evento. Não existe uma restrição oficial acerca do tema, mas palestras sobre Python e a comunidade têm mais chances de serem selecionadas. Você pode submeter sua palestra através da página do evento no Speaker Fight.

Processo de Seleção

Revisar todas as palestras e tutoriais submetidos para um evento do porte da Python Nordeste pode ser uma tarefa bastante difícil: geralmente temos ótimas propostas para poucas vagas na programação. Por isso, decidimos fazer com que o processo de seleção seja o mais transparente possível a fim de incentivar e ajudar os/as palestrantes a submeterem conteúdos relevantes com maiores chances de serem selecionados.

As etapas do processo de seleção serão as seguintes:

  1. Submissão de Proposta: essa é a etapa em que os/as palestrantes irão submeter a proposta de palestras ou tutoriais. Para ajudar com essa parte tão importante do processo, nós teremos um time de mentores e mentoras que podem te guiar na elaboração da proposta e dar dicas de como montar uma apresentação com mais chances de ser selecionada. Sinta-se à vontade para nos mandar um email (nordeste@python.org.br) e nós te apresentaremos a nossa equipe.
  2. Anonimização: essa etapa será feita por uma parte da organização do evento separada daqueles que farão a avaliação das propostas. O objetivo é que os/as palestrantes não possam ser identificados(as) através de suas submissões. Essa etapa é importante para garantir que as apresentações serão selecionadas apenas pelo conteúdo e qualidade de suas propostas.
  3. Seleção: nessa etapa, uma outra parte da organização irá revisar cada proposta e fazer uma análise baseada na relevância do tópico abordado e na conformidade da proposta de acordo com os nossos guidelines e Código de Conduta.
  4. Mentoria: após a seleção das palestras e tutoriais, teremos um time de mentores e mentoras disponíveis para auxiliar na apresentação final das propostas selecionadas. Se você teve sua apresentação escolhida, não hesite em procurar um dos integrantes da nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou pedir ajuda.

Uma vez que sua apresentação tenha sido selecionada, nós entraremos em contato para dar maiores detalhes do processo e prover qualquer assistência necessária. É importante salientar que as apresentações finais (os slides) devem ser entregues até 1 semana antes do evento para que possam ser revisadas de acordo com o Código de Conduta e também repassadas para o time de intérpretes de LIBRAS que farão a tradução simultânea das palestras.

Guidelines

  • É esperado que todas e todos os palestrantes tenham lido o Código de Conduta do evento e sigam o mesmo durante a elaboração da proposta, a apresentação e sua permanência no evento como um todo. O conteúdo dos slides e da fala dos/das palestrantes deve ser apropriado para um público profissional, incluindo pessoas de diferentes backgrounds. Imagens, texto ou falas de conotação sexual ou que discriminem pessoas por sua raça, gênero, religião, orientação sexual, aparência física, incapacidade física ou mental não serão tolerados na Python Nordeste.
  • Envie sua proposta o mais cedo que puder. Nós temos um time de mentores e mentoras que estão dispostos a dar feedback e ajudar você a gerar o melhor conteúdo para apresentar no evento. Nenhuma proposta enviada após a data final será considerada.
  • Ao escrever sua proposta, procure seguir o seguinte template:
    • Título - É o que vai chamar a atenção dos/das participantes para assistir à sua palestra ou tutorial! Procure ser específico sobre o assunto da sua apresentação e não hesite em fazer uma graça para conquistar o público.
    • Resumo - Uma breve descrição sobre o tema da sua apresentação, de 1 a 2 parágrafos deve ser o suficiente. Seja o mais explícito possível, não precisa guardar segredo sobre a palestra.
    • Outline - Apenas uma lista dos tópicos que serão abordados, junto com uma estimativa do tempo que será gasto explicando cada item. Não é preciso ter a sua apresentação pronta, mas é importante ter uma ideia do que você pretende falar.
    • Quem é o público-alvo da sua palestra? - Procure ser específico nessa parte: dizer apenas “Programadores Python” não ajuda muito. Informar o nível de experiência (iniciante, médio ou avançado) ou o tipo de conceito (pessoas, tecnologia) ou ferramenta (banco de dados SQL, desenvolvimento web, estatística, etc…)  que o participante deve ter para conseguir acompanhar sua apresentação. Isso nos ajudará a montar uma programação que tenha uma boa variedade de conteúdo para pessoas com diferentes backgrounds.
    • O que os/as participantes devem esperar da sua palestra? - É importante pensar no que os/as participantes vão aprender depois de assistirem à sua apresentação.
  • Lembre-se de considerar o espaço para perguntas no tempo total da sua apresentação. Caso não queira responder perguntas, deixe um comentário na sua proposta.
  • Como falamos antes, não existe uma restrição sobre o tema das palestras e tutoriais que serão apresentados na Python Nordeste, mas se você ainda não tem um assunto definido, pode dar uma olhada na grade de programação da Python Nordeste 2018 e da Python Brasil 2018 para procurar por inspirações.

This event doesn't accept Public Voting, because of this you can only see your own proposals.
This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.

There are no proposals to show