Noite de Processing: Relâmpagos

Noite de Processing convida artistas, arquitetos, designers, programadores, engenheiros, sociólogos, filósofos, matemáticos e interessados a enviar propostas de apresentações relampâgo de 5 minutos sobre questões atuais em arte e programação. O formato relâmpago se destina a fornecer uma ampla gama de idéias em um curto período de tempo. As propostas devem abordar questões pertinentes a Code Art, Data Art, Arte Gerativa, Arte e Tecnologia, Literatura e Programação, Música e Programação, Processing, Cultura, Arte Digital e Sociedade, P5.JS, Arduino, etc. Podem ser performances, palestras teóricas ou apresentações de trabalho, desde que estritamente em 5 minutos. Após os relâmpagos teremos uma confraternização para que as pessoas possam trocar experiências, com cerveja e pizza à venda. As propostas devem incluir um resumo descrevendo o seu conceito. Até 12 relâmpagos serão selecionados.

O envio de proposta de apresentações vai até o dia 15/11 às 23h59 e a grade de selecionados deverá sair dia 20/11. 

A Noite de Processing: Relâmpagos acontecerá terça-feira dia 29/11 às 19h00 no Garoa Hacker Clube.

Quais são os critérios de seleção dos relâmpagos?

• 1º Temas relacionados a arte/música/literatura e programação, code/data/glitch/generative art,Processing, P5.JS, etc.

• 2º Somente um relâmpago por pessoa. Você pode enviar quantos quiser, mas apenas um poderá ser selecionado.

• 3º Número de votos.

Se você deseja receber notificações sobre nossos encontros, cadastre-se no MeetUp.

 


This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.
The event is no longer accepting proposals.

Proposals

A criação no fluxo entre a fabricação digital e as técnicas tradicionais artísticas

O vínculo estreito entre os meios digitais de fabricação com as práticas tradicionais permite estimular a troca de experiências por meio da pesquisa e produção em diversos materiais e métodos artísticos nas artes visuais. De maneira conjugada é possível realizar a experimentação de técnicas tradicionais e inovadoras explorando conhecimentos referentes à diferentes procedimentos gráficos tendo em vista a intervenção pelo digital. É com base nesse contexto que apresentamos um projeto sobre a construção digital de uma matriz xilográfica. Trata-se de um projeto que parte da elaboração de diferentes matrizes em relevo, construindo uma convergência entre a produção artesanal e a digital. Essa “construção digital da matriz xilográfica” retrata a convergência entre produção artesanal e digital, uma vez que parte inicialmente dos processos automatizados de fabricação seguidos pela produção de gravuras monocromáticas ou a cores a serem impressas manualmente pelo uso de prensa.


 

Use the buttons bellow to vote:

A fotogrametria digital na documentação do patrimônio cultural

A fotogrametria digital é considerada como uma das técnicas possíveis para a aquisição de dados documentais do patrimônio de interesse, possibilitando, a partir de fotografias digitais, a obtenção de modelos tridimensionais fotorealistas detalhados do objeto em foco em um período de tempo menor em comparação as formas tradicionais de levantamento cadastral.


Técnica de documentação que não se restringe apenas a restituição geométrica do objeto, mas inclui também a reprodução de informações de cores e texturas contidas nas superfícies restituídas, facilitando assim, análises de estados de conservação, condições estruturais e na criação de mapas de danos do objeto em foco.


No contexto, a exposição relâmpago focará na apresentação de dois projetos (levantamentos tridimensionais) realizados a partir da pesquisa do processo de restituição fotogramétrica com o uso de softwares livres.

Use the buttons bellow to vote:

Comunicação Simples entre dispositivos Seriais e o Processing

Como desenvolver comunicação serial com dispositivos externos e como configurar tais dispositivos (MCUs, Arduinos, ferramentas com porta Serial, etc), usar outras ferramentas como RealTerm para testes e depuração. Depois fazer o mesmo usando o Processing...

Use the buttons bellow to vote:

Criando Glitch Art com Processing

Processing pode ser uma excelente ferramenta para criar modificações em arquivos de áudio, video e imagens.
Podemos explorar esta característica para criarmos Glitch Art através de bibliotecas abertas ou escrevendo algoritmos próprios.


Vamos mostrar alguns glitches criados na hora a partir de fotos de câmera, videos de celular, etc.

Use the buttons bellow to vote:

Data Art + Processing + Temboo

Nessa atividade vou definir o que é data art e quais são suas principais categorias a partir de uma rápida análise de obras de arte contemporânea. Finalmente, vou exemplificar uma estratégia de data art, utilizando o Processing com a biblioteca Temboo. Nesse exemplo, vamos utilizar dados climáticos adquiridos em tempo real para alterar uma animação rodando em Processing.

Use the buttons bellow to vote:

Fazendo uma ferramenta de desenho com Processing Python Mode

A apresentação, uma espécie de 'live coding', vai ser uma tentativa de programar em 5 minutos, uma ferramenta de desenho simples para criações com simetria radial.


Será uma demonstração rápida do modo Python (pra quem já conhece o Processing), do Processing (pra quem já conhece Python) e da confusão divertida que é tentar programar na frente de uma porção de gente!


 

Use the buttons bellow to vote:

Glitch na história: narrativas de uma casa

Entre interesses, desejos e habilidades múltiplas de um grupo que perpassa pelo campo da arquitetura e urbanismo, do design, da música e da fotografia foi desenvolvido um experimento audiovisual que tem a casa da Vila Penteado como microcosmo urbano. Foram realizados uma série de experimentos que revelam outras narrativas sociais que humanizam a história da edificação ao se colocar em primeiro plano a experiência daqueles que trabalham na casa e constantemente são deixados de fora de sua historiografia. O experimento final audiovisual explorou a contraposição de tempos e materialidades com a experiência sonora. As colagem foram desenvolvidas com Processing e o áudio manipulado com o Pure data.

Use the buttons bellow to vote:

HQ

Estou desenvolvendo uma HQ que usa algumas imagens de Processing. A base seria Borges, Cortázar e Dante. Ainda está sendo desenvolvido e pesquisado. Na real gostaria de sugestões e colaborações.

Use the buttons bellow to vote:

Matemática, Arte e Fabricação Digital

Divulgar os trabalhos que venho desenvolvendo, que integram a Matemática e a Arte, por meio das ferramentas de fabricação digital como, por exemplo, a impressão 3D.

Use the buttons bellow to vote:

Medieval Pop

Uma proposta para uma apresentação artística em Processing usando o acelerômetro como interface.


A partir de um banco de dados de imagens medievais previamente selecionadas e recortadas pelo artista, a proposta é fazer uma breve apresentação vagamente narrativa, com ares de VJing usando as posições de um acelerômetro para controlar as imagens exibidas.


 


 

Use the buttons bellow to vote:

Processing e Cardboard

Junte a realidade virtual com o Processing. Explicação rápida de como é possivel fazer sketches no modo Android, e mostrar o conteúdo em VR junto com o Google Cardboard.

Use the buttons bellow to vote:

Processing + NetBeans

Coloque o processing dentro do NetBeans e inclua todas as funções que possam existir dentro do mundo da Programação, crie novas bibliotecas e gerencie todas dentro do NetBeans, facil e rápido.

Use the buttons bellow to vote:

THREADS e suas aplicações

O que são THREDS e como aplicar processamentos paralelos junto ao Processing, Vamos entender de que forma o JAVA e o Processing gerenciam esta ferramenta indispensável nos padrões atuais de programação.

Use the buttons bellow to vote:

Uso do Processing para visuzlizar e resolver problemas matematicos



A ideia eh mostrar algumas das varias sketches que eu já criei para conseguir soluções numéricas de problemas geométricos bem específicos, no contexto do design, por exemplo, ou ate para resolver questões de matemática e conferir resultados. Vou cobrir técnicas manuais, de "força bruta" e ate coisas um pouco mais sofisticadas como método de Newton.



Basicamente a ideia eh mostrar o lado da praticidade do Processing, a sua capacidade de propiciar um desenvolvimento dinâmico e imediato, para criação de sketches uteis e "descartáveis"


Use the buttons bellow to vote:

Wearables - IoT + Python

Vou mostrar uma fantasia de halloween que eu criei utilizando um ESP8266 programado em python que pode ser controlada via internet. A ideia é mostrar que com uma boa ideia e um pouco de dedicação é possível montar alguns wearables bem legais e de baixo custo.

Use the buttons bellow to vote: