Encontro GruPy-SP de Novembro (Ressaca Python Brasil) + Vivareal

Depois de uma Python Brasil, a ressaca moral vem e a saudade e ansiedade já começam a aparecer. O encontro do GruPy-SP de Novembro tem o intuito de diminuir um pouco esses sentimentos. 

Em parceria com a Vivareal, realizaremos nosso encontro de Novembro.

 Teremos slots para 4 palestras de 20 minutos.

Venha e traga sua proposta de palestra!

Grade do evento:

[20min] Palestra 1

[30min] Palestra convidada

[20min] Palestra 2

[30min] Mesa redonda

[20min] Palestra 3

[20min] Palestra 4

 

Informações Grupy-SP

Github - https://github.com/grupy-sp/encontros 
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Python Brasil

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Contatos

Eric Hideki - eric8197@gmail.com 
Diego Garcia - drgarcia1986@gmail.com

 


The event is no longer accepting proposals.

Proposals

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"MapEngine": Introspecção, Orientação a objetos radical e desenvolvimento rápido de jogos de alta jogabilidade com "meias dúzias" de linhas de código

 


Aqui em Campinas estamos desenvolvendo o projeto JovemHacker, dição 2015 - http://jovemhacker.org/ - fiquei como instrutor do módulo de programação e orientador dos projetos finais. E de repetne, estava com 5 grupos de alunos, cada um querendo criar um jogo diferente como projeto final Há outros orientadores/monitores mas não são muito proeficientes em Python ou jogos. A solução? Criar um framework to handle then all!


 


Em desenvolvimento ativo neste momento, o "MapEngine" é um framework para desenvolvimento de jogos 2D complexos (tela com scroll, várias fazesm orientado a blocos) - cuja idéia é permitir a edição dos mapas das fases em editores de imagem normais, e um mínimo de codificação (de 1 a poucas dezenas de linhas) para cada tipode objeto com que há interação: o framework permite naturalmente jogos no estilo platformer (Mario, Alex Kid), side scrollers, mapas vistos de cima, tanto de ação quanto de RPG (adventure). 


A idéia da palestra é mostrar o mesmo em funcionamento,  o código minimo para jogos diferentes, e como as características de introspecção e O.O. do Python foram usadas para permitir isso,ter espaço para discutir algumas das idéias na mesa _e_ angariar novos colaboradores para o projeto :-)


Principal ponto fraco: o número de linhas para criar uma grande variedade de interação entre objetos é mínimo, mas exige um nível de programação e conhecimento de Python além do que pôde ser desenvolvido em 6 encontros do projeto - na verdade, exigem algum Python razoavlemente avançado. O que por outro lado, faz comq ue seja uma ferramenta bem legal para Pythonistas com algum jogo de cintura criarem seus próprios jogos. (ex.: 


(A propósito, eu mencionei que ele "está em desenvolviemento"?  Já é possível fazer bastante coisa, e espero que seja possível fazer ainda mais até o dia do encontro -


mas quem quiser olhar: http://github.com/jsbueno/mapengine


 def on_over(self, other):
if isinstance(other, Hero):
other.strength = 6
other.events.add(Event(5 * FRAME_DELAY, "strength", 4))



PS.

 


 

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Por que estou querendo aprender Python?

Nesta palestra falarei sobre os motivos e principais pontos que fizeram e/ou estão fazendo total diferença na minha tomada de decisão em aprender Python. Espero esta ser a primeira palestra de muitas.


Alguns, tais como: legibilidade de código, oportunidades de mercado, frameworks poderosos, etc...


Se você é iniciante, será legal para juntos nos empolgarmos ainda mais com a linguagem, e se você já programa há um tempo será de extrema importância para ressaltar ainda mais outros pontos interessantes e motivadores da linguagem.

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Python Brasil 11 - O recibo. A análise do que aprendi, erros, acertos e histórias.

Após uma conferência como a Python Brasil, é necessário um tempo para assimilar tudo o que acontece nesse meio tempo. Sendo que fiz parte da organização, ficou claro que alguns pontos foram sucesso, já outros pontos que gostaríamos que fossem bons e não deram muito certo. E tambgém temos as histórias que podemos contar pro resto da vida, e lições de vida que são importantíssimos para nosso desenvolvimento.

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Python-EVE - APIs REST profissionais em poucas linhas

Desenvolvimento de APIs REST com framework EVE (http://python-eve.org/).


Esse framework utiliza o conceito de declaração de modelos de domínio que podem inclusive ser um Model SQLAlchemy (usando a extensão Eve-SQLAlchemy), para entregar automaticamente uma API REST CRUD completa e repleta de funcionalidades prontas com as melhores práticas.


Além disso é possível customizar a API globalmente ou por recursos a ser exposto, como por exemplo não ter autorização para as consultas GET ou ter uma classe de autorização por recursos, hooks de request, hooks de acesso a dados, etc.


A minha intenção é apresentar os recursos mais relevantes desse framework muito maduro para REST que possui uma abordagem muito interessante, incluindo integração nativa com MongoDB.

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Python para iniciantes focados para Web

Nesta mini palestra mostrarei para os iniciantes  como podem utilizar  a linguagem python com foco na Web, a partir 


da abordagem de uso com Django, Wagtail , Debug de código utilizando PyCharm e Deployment.


 


Se você está iniciando em python e gostaria de entender mais o funcionamento , você está convidado a participar desta palestra.

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Python, por que não? Uma opinião de quem não é Pythonista (ainda)

O objetivo é compartilhar com vocês os diversos fatores que fizeram com que tomássemos a decisão de adotar Python como linguagem default na nossa empresa, mesmo ainda não sendo um Pythonista!


 


 

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Sobrecarga de Operadores em Python: um grande poder implica em grande responsabilidade.

Um usuário do stackoverflow perguntou se era possível implementar a sintaxe "infix" da linguagem R em Python:


    df = df | select('one') | rename(one = 'new_one')

Em vez de:


    df = rename(select(df, 'one), one='new one')

Essa mini-palestra exibe uma possível solução, discute os métodos mágicos de um objeto Python que permitem sobrecarregar os operadores, e discute quando é idiomático faze-lo.

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