DevOpsDay Natal 2019

A Devopsdays é uma série mundial de conferências técnicas cobrindo tópicos de desenvolvimento de software, operações de infraestrutura de TI, Computação em Nuvem e a interseção entre eles. Cada evento é executado por voluntários da área local.
Agora chegou a vez de Natal hospedar este evento, no dia  09 de março, e nós estamos com a temporada de Submissões iniciadas até o mês de fevereiro.
 
Link para chamada de trabalhos: http://bit.ly/devopscfp
 
Obs.: O evento é desenvolvido pela comunidade para a comunidade, atualmente não poderemos custear palestrantes de outras cidades.
 
 

The event is no longer accepting proposals.

Proposals

author photo

7 passos para o Dataops

Vivemos na era do Big Data, mas você já entende quais os controles que fazem tudo isso possível e escalável? Venha ver quais são os passos que permitem você e sua empresa a ficarem sempre a frente da evolução garantindo bons resultados. E ainda por cima tem uma demo live no final.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

A Cultura da Falha

Quantas vezes você teve medo de falhar encontrando-se envolvido naquele importante projeto da empresa? Ou mesmo tentar uma solução nova, mas teve medo de dar algo errado... Pensando nisso, preciso que pare AGORA e reflita sobre essas três perguntas:

1 - É possível aprender com os erros?
2 - Ele pode ou deve ser rotina?
3 - Quando errar pode ser prejudicial?

šŸ¤”

Intrigante, não é?

A Talk tem o objetivo de levantar alguns questionamentos, como por exemplo, como grandes empresas de tecnologia estão tratando a cultura do erro, o que elas tem a nos ensinar. Além do mais, qual a relação disso com a nossa cultura DevOps? Se você quer descobrir é bem simples! Basta votar na carinha rindo que eu te digo. šŸ˜Š

Use the buttons bellow to vote:

author photo

A infra estĆ” morta?

Nesta talk eu gostaria de abordar o mercado de trabalho, suas mudanças e as adaptações necessárias na vida pessoal e profisisonal.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

CI/CD com GitLab

Continuous Delivery é uma técnica na qual as alterações implementadas na aplicação são testadas e publicadas automaticamente no ambiente de produção, acelerando o ciclo de desenvolvimento e colhendo resultados mais rápido.

Nesta palestra veremos alguns conceitos básicos e iremos implementar a entrega contínua num projeto legado, seguindo os passos desde as preparações iniciais, até a implantação no ambiente de testes e em produção.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

ComoĀ o zabbix e bots me auxiliaram a manter a disponibilidade na rede

A indisponibilidade de serviços/sistemas é um fator que pode causar prejuízos sérios à uma empresa, por isso é essencial a existência de um monitoramento de rede eficaz. O objetivo deste talk é mostrar não só a importância do monitoramento proativo da rede, mas também apresentar as suas vantagens, algumas ferramentas e revelar como bots podem auxiliar a manter a integridade da rede.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

DevOps Behind the Scenes

Descrição:


DevOps vem se mostrando uma metodologia adotada por muitos times dentro e fora do país. Muita tecnologia, novas ferramentas para cuidar, novos processos, ajustes e uma penca de alteração na forma de desenvolver, entregar e operar software. Muito se fala em se preocupar mais com cultura, mas o que realmente devemos nos preocupar na adoção? Quais os problemas enfrentados nas grandes organizações que deixa o desafio ainda maior. Será que as empresas estão preparadas para a adoção? O fato é que a maioria das empresas não estão preparadas para a adoção de DevOps em seus times. Nessa talk vou falar sobre isso e outras coisas mais, que vão além do PPT e do Blog. Coisas que talvez ninguém te contou.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Devops com infraestrutura privada

Pretendo mostrar como utilizar da cultura de Devops dentro de uma infra interna com a adoção de ferramentas opensource (openstack + terraform + ansible). Vou apresentar um case de produto aonde recorri a soluções criativas para disseminar a cultura dentro da organização.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

DevOps Engineers: por que Ć© tĆ£o difĆ­cil contratar?

Overview:


Essa não é uma talk para gerentes, ela serve para gerentes, quero dar dicas em contratações e formação de equipes, mas o foco maior é para os candidatos, seja jr, pleno, sr, não importa. É minha visão na prática do que realmente acho necessario todo candidato conhecer, o que realmente tem valor.


Descrição:


Formar equipes com DevOps Engineers, é um processo que custa tempo, leva meses, anos para chegar no desenho de atender a necessidade da empresa. E no final você vai descobrir que acertou nas contratações e tambem vai descobrir que errou. É ai que vem as novas descobertas: que o processo de contratação não acabou e chance de ter de lidar com as maças pobres é a mesma de achar as pessoas certas. Nessa talk, quero compartilhar minha experiência em contratar, manter e evoluir um time pesando tech e soft skills de canditatos que vão lidar com desenvolvimento e operação de sistemas distribuídos, que precisam escalar e serem seguros. E junto nessa balança, candidatos que dão match com a cultura da empresa e com a forma de trabalho das equipes. Mas nesse processo divertido e duro, o que realmente importa? Quais skills dos candidatos avaliados, tem seu valor? O que realmente vale avaliar em entrevistas de DevOps Engineers? Vai ser minha visão do que você deve conhecer antes de aplicar e pode ajudar a aumentar as chances de ser aprovado para uma vaga de DevOps Engineer.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

DevOps Pilot: LiƧƵes aprendidas na AviaĆ§Ć£o

Overview:


Duas industrias que tem muita coisa em comum e nessa talk quero mostrar como podemos aprender com a aviação e trazer para o dia-dia da nossa área. DevOps é a palavra chave da da revolução do nosso merdado, mas existem coisas que outras industrias, como da aviação, ja faz a tempos.


Descrição:


Se eu não trabalhasse com tecnologia, provavelmente eu seria um profissional da áre da aviação. Não apenas por achar que aviões são coisas legais, mas pela engenharia e como as coisas funcionam lá. Nossa área de T.I tem muita coisa em comun com a aviação e nessa talk, vou compartilhar minha experiência como Piloto de avião, que me ajudam a tomar decições e definir arquiteturas de software, infraestrutura e cultura, no meu dia-dia em tecnologia. As coisas que podemos aprender com outra indústria, que lida com vidas todos os dias, sistemas distribuidos, incidentes, bugs, times e pessoas. O que a revolução das empresas de T.I, usando DevOps, tem em comun com a aviação?

Use the buttons bellow to vote:

author photo

DevSecOps - Uma forma segura de ter bons resultados e confianƧa

Describe:
 A metodologia DevOps não envolve apenas as equipes de desenvolvimento e de operações. Se você quiser aproveitar ao máximo a agilidade e a capacidade de resposta proporcionadas pela abordagem DevOps, também será necessário que a equipe de segurança da TI desempenhe um papel integrado em todo o ciclo de vida das aplicações da sua empresa.

Por quê? Antigamente, a segurança era delegada a uma equipe específica que atuava isoladamente no estágio final do desenvolvimento. Isso não representava nenhum problema quando os ciclos de desenvolvimento duravam meses ou anos. Mas hoje em dia, já não é mais assim. Uma implementação eficaz de DevOps garante ciclos de desenvolvimento rápidos e frequentes, muitas vezes com duração de semanas ou dias. No entanto, as práticas antiquadas de segurança podem arruinar até as iniciativas de DevOps mais eficientes.


AUTHORS:
Matheus Oliveira
@Matheus_0liveira

Julio Lira
@juraul


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Docker para Iniciantes

Eu pretendo levar a experiência de alguém quem nunca havia praticado e trabalhado com Docker e precisou apreder o básico do Docker em uma semana,


para entregar com prazo, um desafio de uma empresa aqui em Natal.


Docker para Iniciantes, quem não conhece, precisa conhecer.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

FaaS (Function as a Service) em containers

Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Gerenciamento de configuraĆ§Ć£o com Puppet

Nesta palestra será apresentado o conjunto de ferramentas desenvolvidas pela empresa Puppet e será dado um destaque sobre o uso da ferramenta Puppet para implementar a gerência de configuração de aplicações e serviços de rede como código.

 

Entre as ferramentas a serem apresentadas estão: Puppet-Bolt, Puppet Discovery, Puppet Conteiner Registry, Puppet Enterprise, Puppet Pipeline, PDK, PuppetDB e PuppetBoard (mantido pela comunidade).

 

Esta palestra é o tema central do livro "Gerência de configuração com Puppet" publicado pela editora Novatec.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Gerenciando a infraestrutura como cĆ³digo usando o Terraform

Tratar a infraestrutura e serviços de rede como código já é uma realidade em vários projetos.

O Terraform é um dos softwares Open Source, desenvolvido pela HashiCorp, que provisiona a infraestrura em diversos serviços como código seja usando uma infraestrutura local ou usando serviços de nuvem, tais como: Digital Ocean, AWS, Google Cloud, Azure. Ele também pode gerenciar conteineres Docker e ser integrado a ferramentas de gerência de configuração, tais como: SaltStack, Ansible, Puppet e Chef.

Nesta palesta serão apresentadas as principais características, casos de usos, casos de sucesso e alguns exemplos de uso do Terraform.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Implantando microsserviƧos num contexto de reengenharia de sistemas legados: um caso aplicado na Secretaria de TributaĆ§Ć£o do Estado do RN (SET/RN)

As atividades da Implantação de microsserviços (MS), podem ser compreendida em duas etapas: na primeira, são adotadas Práticas Contínuas de DevOps (CI, CDE, CD) para a realização da entrega; na segunda etapa são adotadas práticas de Monitoramento, para se obter suporte e feedback. Nesta palestara vamos apresentar como a equipe de desenvolvimento da IVIA lidou com sistemas monolíticos legados num contexto de Reengenharia de sistemas legados da SET/RN, incorporando aspectos do DevOps para otimizar a entrega, implantação e monitoramento de MS.


 


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

IntegraĆ§Ć£o e Entrega ContĆ­nua para um microsserviƧo usando Jenkins e outras ferramentas DevOps

O uso do Jenkins possibilita criar um pipeline que possibilita a Integração, Entrega e Implantação Contínua (CI/CD) para uma ou mais aplicações, sejam elas monolíticas ou microsserviços.


Nesta palestra será apresentado o uso do Jenkins em conjunto com outras ferramentas DevOps, tais como: Gogs, SonarQube, Maven, Nexus, Docker e Terraform. Juntas elas proporcionam o versionamento, a análise de código, o build e a implantação automática de uma ou mais aplicações ajudando as equipes de desenvolvimento, teste, qualidade e operação a entregar produtos de maior qualidade aos clientes de forma mais rápida e consistente.

Esta palestra é o tema central do livro "Integração e Entrega Contínua com Jenkins" que será publicado em breve pela editora Novatec.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

IntroduĆ§Ć£o ao ChatOps

A ideia desse talk é falar um pouco sobre o que é ChatOps, e demonstrar um exemplo prático de sua aplicação por meio da integração de um Chatbot, no caso o Hubot, com o Slack e o Jenkins.


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Logs efetivos: um impacto direto na observabilidade, melhora contƭnua e seguranƧa

Todos sabemos a importância que o tratamento adequado de logs tem, ainda mais em ambientes cada vez mais complexos e heterogêneos. Mas será que levamos tão a sério assim este elemento tão importante?
Nessa talk traremos a importância dos Logs e seu papel fundamental na melhora contínua dos nossos serviços e produtos, apresentando como podemos ser efetivos na hora de: interpretar a experiência do usuário; observar e entender o comportamento das nossas aplicações; como obter insumos para tomada de decisões em nossos produtos, e quanto pode nos custa essa prática.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

ā–² now - Vou lhes apresentar um novo conceito para serverless, agora!

Bem, o now é uma plataforma serverless (de verdade) criada pela Zeit. Basicamente você precisa de um projeto em alguma linguagem, ou tecnologia, por ele suportada (PHP, Go, NodeJS, Phyton, e algumas outras) e pelo terminar digitar `now` e aguardar o deploy.


Simples assim :D


E é isso que quero mostrar nesta talk, mostrar quanto o now é fantástico e verdadeiramente serverless.


Eu tenho alguns slides já prontos, aqui: https://docs.google.com/presentation/d/19wtuEkX2YGNlw5K0-gix5zmd_jHwMmR4x37gukVwVNg/edit?usp=sharing


Mas como se trata de tecnologia, eles precisam de atualização e se me derem oportunidade, vou faze-los brilhar :D

Use the buttons bellow to vote:

author photo

O DevOps para o sysadmin dos dias atuais

A palestra não tem como principio falar “ O que é o DevOps “ partindo do principio que hoje o mundo respira isso, então a galera pelo menos já ouviu falar, não deixando a palestra “massante” a ideia inicial é o que a cultura DevOps e suas tecnologias facilitam a nossa vida e ajuda nos problemas que hoje o cara que esta começando ou nunca mexeu com automação tem no seu dia a dia. Após as qualidades, irei falar sobre a metolodia “pets vs cattle” que mostra que devemos não tratar os nossos servidores como animais de estimação, focando em nomes de personagens ou algo do tipo, as maquinas devem ser tratadas como gado, numeros e se morrer, não faria diferença, só subir outra no lugar. Assim que terminar esta parte inicial, iremos para a parte mediana que seria mostrar as ferramentas de gerenciamento de configuração, versionamento de código, orquestradores de container e cloud publica, neste momento irei mostrar e comparar as ferramentas que são mais famosas no mercado falando seus prós e contra dando o ponto de vista de um técnico e um instrutor da 4linux ( meu caso ), a ideia seria de cada técnico que já mexe com ansible ou aws por exemplo, ter a visão que existe outras ferramentas que fazem a mesma coisa, assim dando um leque maior de opção para ele poder melhorar ainda mais a sua infraestrutura. Fechando as ferramentas irei criar uma pipeline que faz uma integração 100% do gitlab, jenkins, docker e ansible para fazer um deploy de uma aplicação, o desenvolvedor apenas coloca o código dele do git, colocando o código do git e solicitando um merge request, assim que o merge for aceito a aplicação é testada e deployada automaticamente e coloca em produção, sendo possivel em cloud ou local, indiferente do ambiente. Por trabalhar na 4linux e ser uma consultoria e empresa de treinamento, todas as minhas palestras ao terminar a pipeline eu faço um sorteio de um curso da trilha devops da 4linux, sendo possivel escolher qualquer curso deste link : https://www.4linux.com.br/devops Para quem não ganhou não sairá perdendo, irei divulgar uma página com o curso devops essential da 4linux que é totalmente gratuíto que auxilia a pessoa nova a iniciar na cultura através do link https://www.4linux.com.br/cursos-gratis

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Ora2Pg: descomplicando a migraĆ§Ć£o oracle ā†’ postgre:

Ora2Pg: descomplicando a migração oracle → postgre: abordará como realizar a migração de um banco de dados Oracle para um banco de dados PostgreSQL de uma forma simples, rápida e descomplicada utilizando a ferramenta Ora2Pg.


Ora2Pg é uma ferramenta OpenSource, gratuita e confiável, desenvolvida por Gilles Darold com o apoio e contribuição da comunidade PostgreSQL com a finalidade de facilitar à migração Oracle → PostgreSQL.


A complexidade do licenciamento, o aumento dos custos e o risco de auditoria estão motivando os clientes da Oracle a iniciarem seus esforços na migração para plataformas alternativas de banco de dados. Mesmo a maior das empresas e as mais restritivas das agências governamentais estão avaliando ativamente as alternativas de banco de dados de código aberto. Custos reduzidos e maior agilidade são fatores significativos por trás desse êxodo da Oracle.


Mesmo diante do exposto, ainda existem organizações que hesitam em migrar seus bancos de dados Oracle. Embora os benefícios sejam claros, os riscos percebidos associados à mudança de bancos de dados impedem que algumas organizações realizem a migração.


E se você puder reduzir seus riscos técnicos, de integração e de conhecimento, aderir ao OpenSource e ainda eliminar custos com licenças Oracle fazendo uso de uma ferramenta OpenSource, gratuita e confiável ?! Essa é a Ora2Pg.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Quais os desafios de uma mudanƧa cultural em um ambiente de desenvolvimento tradicional?

Minha proposta é apresentar a visão de um ambiente que procura sair do desenvolvimento em cascata para um desenvolvimento ágil, que utiliza mais que as ferramentas de CI/CD, containers, etc.
Nesse case em implementação, em um ambiente com mais de 50 ítens em produção, quero abordar quais os desafios que estão sendo encontrados, e os possíveis erros e acertos que estamos comentendo para buscar essa nova cultura, a fim de que não haja barreiras entre os grupos de desenvolvimento, requisitos, banco de dados, operações, etc. E assim prover um ambiente motivacional e colaborativo, onde os envolvidos tenham empatia uns com os outros.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Qual problema estamos tentando resolver com DevOps?

Overview:


Quero apresentar uma visão na prática dos principais desafios e soluções encontradas, usando uma experiência durante 8 anos em 4 grandes empresas que ajudei a introduzir DevOps como solução de problemas culturais e técnicos e uma analogia com outras indústrias que passaram pelos mesmos desafios.


Descrição:


Todo mundo que adotar DevOps! Muita tecnologia, novas ferramentas para cuidar, novos processos, ajustes e uma penca de alteração na forma de desenvolver, entregar e operar software. Muito se fala em se preocupar mais com cultura, mas o que realmente devemos nos preocupar na adoção? Quais problemas estamos tentando resolver? Será que as empresas estão preparadas para a adoção? Qual a possibilidade de empresas usarem o tema para se venderem “modernos” e “transformados”? Quero compartilhar, minha visão sobre como as empresas estão usando tecnologias e cultura DevOps, como solução de todos os problemas - like “It’s Magic meme” - em seus times. Nessa talk vou falar sobre isso e outras coisas mais, que vão além do PPT e do blog.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Rocket Launchers : Engenharia DevOps quando o legado Ć© uma realidade.

Nos últimos 10 anos temos visto cada vez mais empresas confirmarem os benefícios do movimento DevOps. Integração/Entrega contínua (CI/CD), arquitetura microserviços, testes automatizados, Cloud e Infraestrutura como código são práticas e tecnologias que realmente funcionam e estão presentes em empresas bem posicionadas no mercado. Entretanto, é conhecido que adotar tais práticas e tecnologias em ambientes com legado é um enorme desafio.


Apesar disso, engenheiros DevOps têm concentrado esforços na adaptação e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e práticas que auxiliem organizações que possuem legado em suas jornadas de transformação. Eu chamo esses engenheiros de Rocket Launchers. Uma alusão ao lançamento de aplicações monolíticas - um modelo de arquitetura típico de ambientes com legado.


Nessa apresentação (i) introduzo o conceito de Rocket Launchers para a comunidade, (ii) descrevo com mais detalhes o desfio do mundo legado que tenho enfrentado e (iii) apresento práticas e técnicas que eu e alguns amigos temos utilizado para viabilizar jornadas DevOps em tal mundo.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Serverless na pratica

Serverless é uma das tecnologias com maior crescimento do ultimo ano, mas você sabe quais são as limitações? Em que te ajuda? O que levar em consideração antes de montar uma arquitetura utilizando essa tecnologia? É isso que irá ser apresentado nesta palestra incluindo perguntas a qualquer momento, e uma demo interativa construída durante o tempo de apresentação.

Use the buttons bellow to vote: