DevOpsDay Natal 2019

A Devopsdays é uma série mundial de conferências técnicas cobrindo tópicos de desenvolvimento de software, operações de infraestrutura de TI, Computação em Nuvem e a interseção entre eles. Cada evento é executado por voluntários da área local.
Agora chegou a vez de Natal hospedar este evento, no dia  09 de março, e nós estamos com a temporada de Submissões iniciadas até o mês de fevereiro.
 
Link para chamada de trabalhos: http://bit.ly/devopscfp
 
Obs.: O evento é desenvolvido pela comunidade para a comunidade, atualmente não poderemos custear palestrantes de outras cidades.
 
 

author photo

A infra está morta?

Nesta talk eu gostaria de abordar o mercado de trabalho, suas mudanças e as adaptações necessárias na vida pessoal e profisisonal.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Computadores quânticos existem mesmo?

Um dos desafios na área da bioinformática é o tempo e a capacidade de processamento nos computadores atuais por conta da imensa massa de dados necessários às analises realizadas.


No que podemos considerar estado-da-arte nesse campo, temos como exemplo de esperança em atingir resultados mais precisos e de forma muito mais rápida através dos chamados computadores quânticos. Mas o que são computadores quânticos? Eles de fato são correlacionados com a mecânica quântica? Quais são os principais exemplares desenvolvidos nos dias atuais? vamos discutir alguns desses questionamentos e o que de fato há na literatura para tentar responder essas questões.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Conheça o Azure DevOps: A plataforma completa de DevOps da Microsoft

Recentemente a Microsoft lançou o Azure DevOps, uma plataforma bastante robusta que contempla as principais atividades relacionadas a DevOps que uma empresa pode precisar: gerenciamento de tarefas, repositórios, testes, automação de publicações, etc.


Nesta apresentação vamos conhecer o que esta plataforma tem a nos oferecer, inclusive visualizando como ela pode ser integrada a ferramentas comuns do dia a dia do desenvolvedor para otimizar o trabalho de toda a equipe, desde o planejamento das atividades, até a publicação da aplicação.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevOps Behind the Scenes

Descrição:


DevOps vem se mostrando uma metodologia adotada por muitos times dentro e fora do país. Muita tecnologia, novas ferramentas para cuidar, novos processos, ajustes e uma penca de alteração na forma de desenvolver, entregar e operar software. Muito se fala em se preocupar mais com cultura, mas o que realmente devemos nos preocupar na adoção? Quais os problemas enfrentados nas grandes organizações que deixa o desafio ainda maior. Será que as empresas estão preparadas para a adoção? O fato é que a maioria das empresas não estão preparadas para a adoção de DevOps em seus times. Nessa talk vou falar sobre isso e outras coisas mais, que vão além do PPT e do Blog. Coisas que talvez ninguém te contou.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevOps Engineers: por que é tão difícil contratar?

Overview:


Essa não é uma talk para gerentes, ela serve para gerentes, quero dar dicas em contratações e formação de equipes, mas o foco maior é para os candidatos, seja jr, pleno, sr, não importa. É minha visão na prática do que realmente acho necessario todo candidato conhecer, o que realmente tem valor.


Descrição:


Formar equipes com DevOps Engineers, é um processo que custa tempo, leva meses, anos para chegar no desenho de atender a necessidade da empresa. E no final você vai descobrir que acertou nas contratações e tambem vai descobrir que errou. É ai que vem as novas descobertas: que o processo de contratação não acabou e chance de ter de lidar com as maças pobres é a mesma de achar as pessoas certas. Nessa talk, quero compartilhar minha experiência em contratar, manter e evoluir um time pesando tech e soft skills de canditatos que vão lidar com desenvolvimento e operação de sistemas distribuídos, que precisam escalar e serem seguros. E junto nessa balança, candidatos que dão match com a cultura da empresa e com a forma de trabalho das equipes. Mas nesse processo divertido e duro, o que realmente importa? Quais skills dos candidatos avaliados, tem seu valor? O que realmente vale avaliar em entrevistas de DevOps Engineers? Vai ser minha visão do que você deve conhecer antes de aplicar e pode ajudar a aumentar as chances de ser aprovado para uma vaga de DevOps Engineer.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevOps - Infraestrutura Como Código (IaC) - TerraForm + AWS

A cultura DevOps realmente ganhou espaço no meio da TI e com ela inúmeras ferramentas e metodologias surgiram para facilitar nossas vidas.


Quero te mostrar o que é essa tão falada Insfraestrutura Como Código, seus benefícios e por onde você pode começar para transformar significatimente a infraestrutura da sua empresa.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevOps Pilot: Lições aprendidas na Aviação

Overview:


Duas industrias que tem muita coisa em comum e nessa talk quero mostrar como podemos aprender com a aviação e trazer para o dia-dia da nossa área. DevOps é a palavra chave da da revolução do nosso merdado, mas existem coisas que outras industrias, como da aviação, ja faz a tempos.


Descrição:


Se eu não trabalhasse com tecnologia, provavelmente eu seria um profissional da áre da aviação. Não apenas por achar que aviões são coisas legais, mas pela engenharia e como as coisas funcionam lá. Nossa área de T.I tem muita coisa em comun com a aviação e nessa talk, vou compartilhar minha experiência como Piloto de avião, que me ajudam a tomar decições e definir arquiteturas de software, infraestrutura e cultura, no meu dia-dia em tecnologia. As coisas que podemos aprender com outra indústria, que lida com vidas todos os dias, sistemas distribuidos, incidentes, bugs, times e pessoas. O que a revolução das empresas de T.I, usando DevOps, tem em comun com a aviação?

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevSecOps - Uma forma eficiente de ter bons resultados

Describe:
 A metodologia DevOps não envolve apenas as equipes de desenvolvimento e de operações. Se você quiser aproveitar ao máximo a agilidade e a capacidade de resposta proporcionadas pela abordagem DevOps, também será necessário que a equipe de segurança da TI desempenhe um papel integrado em todo o ciclo de vida das aplicações da sua empresa.

Por quê? Antigamente, a segurança era delegada a uma equipe específica que atuava isoladamente no estágio final do desenvolvimento. Isso não representava nenhum problema quando os ciclos de desenvolvimento duravam meses ou anos. Mas hoje em dia, já não é mais assim. Uma implementação eficaz de DevOps garante ciclos de desenvolvimento rápidos e frequentes, muitas vezes com duração de semanas ou dias. No entanto, as práticas antiquadas de segurança podem arruinar até as iniciativas de DevOps mais eficientes.


AUTHORS:
Matheus Oliveira
@Matheus_0liveira

Julio Lira
@juraul


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

O DevOps para o sysadmin dos dias atuais

A palestra não tem como principio falar “ O que é o DevOps “ partindo do principio que hoje o mundo respira isso, então a galera pelo menos já ouviu falar, não deixando a palestra “massante” a ideia inicial é o que a cultura DevOps e suas tecnologias facilitam a nossa vida e ajuda nos problemas que hoje o cara que esta começando ou nunca mexeu com automação tem no seu dia a dia. Após as qualidades, irei falar sobre a metolodia “pets vs cattle” que mostra que devemos não tratar os nossos servidores como animais de estimação, focando em nomes de personagens ou algo do tipo, as maquinas devem ser tratadas como gado, numeros e se morrer, não faria diferença, só subir outra no lugar. Assim que terminar esta parte inicial, iremos para a parte mediana que seria mostrar as ferramentas de gerenciamento de configuração, versionamento de código, orquestradores de container e cloud publica, neste momento irei mostrar e comparar as ferramentas que são mais famosas no mercado falando seus prós e contra dando o ponto de vista de um técnico e um instrutor da 4linux ( meu caso ), a ideia seria de cada técnico que já mexe com ansible ou aws por exemplo, ter a visão que existe outras ferramentas que fazem a mesma coisa, assim dando um leque maior de opção para ele poder melhorar ainda mais a sua infraestrutura. Fechando as ferramentas irei criar uma pipeline que faz uma integração 100% do gitlab, jenkins, docker e ansible para fazer um deploy de uma aplicação, o desenvolvedor apenas coloca o código dele do git, colocando o código do git e solicitando um merge request, assim que o merge for aceito a aplicação é testada e deployada automaticamente e coloca em produção, sendo possivel em cloud ou local, indiferente do ambiente. Por trabalhar na 4linux e ser uma consultoria e empresa de treinamento, todas as minhas palestras ao terminar a pipeline eu faço um sorteio de um curso da trilha devops da 4linux, sendo possivel escolher qualquer curso deste link : https://www.4linux.com.br/devops Para quem não ganhou não sairá perdendo, irei divulgar uma página com o curso devops essential da 4linux que é totalmente gratuíto que auxilia a pessoa nova a iniciar na cultura através do link https://www.4linux.com.br/cursos-gratis

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Qual problema estamos tentando resolver com DevOps?

Overview:


Quero apresentar uma visão na prática dos principais desafios e soluções encontradas, usando uma experiência durante 8 anos em 4 grandes empresas que ajudei a introduzir DevOps como solução de problemas culturais e técnicos e uma analogia com outras indústrias que passaram pelos mesmos desafios.


Descrição:


Todo mundo que adotar DevOps! Muita tecnologia, novas ferramentas para cuidar, novos processos, ajustes e uma penca de alteração na forma de desenvolver, entregar e operar software. Muito se fala em se preocupar mais com cultura, mas o que realmente devemos nos preocupar na adoção? Quais problemas estamos tentando resolver? Será que as empresas estão preparadas para a adoção? Qual a possibilidade de empresas usarem o tema para se venderem “modernos” e “transformados”? Quero compartilhar, minha visão sobre como as empresas estão usando tecnologias e cultura DevOps, como solução de todos os problemas - like “It’s Magic meme” - em seus times. Nessa talk vou falar sobre isso e outras coisas mais, que vão além do PPT e do blog.

Use os botões abaixo para votar: