62º Encontro do PUG-PE

 

Local

O evento acontecerá no CIn UFPE, dia 30/10 às 18h30 - 21h.

 

Descrição

Estamos trabalhando para que o evento seja massa. Para isso, procuramos pessoas com diferentes backgrounds e experiências para contribuir com o programa de atividades do evento! Se você usa Python profissionalmente, como um hobby ou é apenas uma pessoa interessada em programação e comunidades open source, adoraríamos ver você compartilhando seu conhecimento conosco!

Gostaríamos que as palestras apresentadas no PUG tivessem um bom equilíbrio entre introdutórias e avançadas, por isso nós encorajamos todas as pessoas a submeterem uma proposta de atividade, independentemente do seu nível de experiência.

Antes de submeter sua proposta, dê uma lida na sessão “Guidelines”.

Dúvidas e mais informações no grupo do Telegram.

  

Processo de seleção

As etapas do processo de seleção serão as seguintes:

  1. Submissão de proposta e votação: esta é a etapa em que palestrantes irão submeter as propostas de palestras e a votação ocorrerá;
    1. Esta etapa será encerrada dia 19/10, às 20h (horário de Brasília);
    2. A votação será pública e anônima;
  2. Avaliação da votação: esta etapa será feita pela organização do evento, é onde as 3 palestras mais votadas serão selecionadas para o evento;
    1. Será levada em conta a heterogeneidade do evento, ou seja, se entre as mais votadas estiverem palestras com tópicos muito similares, apenas a mais votada será mantida;
  3. Contato com os palestrantes: após a avaliação, será feito contato por email com os palestrantes para que possam ser confirmadas as apresentações.

 

 

Guidelines

  • Apresentações de 30 minutos. Não existe uma restrição oficial acerca do tema. 
    • Lembre-se de considerar o espaço para perguntas no tempo total da sua apresentação. Caso não queira responder perguntas, deixe um comentário na sua proposta.
  • Ao escrever sua proposta, procure seguir o seguinte template:
    • Título - É o que vai chamar a atenção dos/das participantes para assistir à sua palestra! Procure ser específico sobre o assunto da sua apresentação e não hesite em fazer uma graça para conquistar o público.
    • Resumo - Uma breve descrição sobre o tema da sua apresentação, de 1 a 2 parágrafos deve ser o suficiente. Seja o mais explícito possível, não precisa guardar segredo sobre a palestra.
    • Outline - Apenas uma lista dos tópicos que serão abordados, junto com uma estimativa do tempo que será gasto explicando cada item. Não é preciso ter a sua apresentação pronta, mas é importante ter uma ideia do que você pretende falar.
    • Quem é o público-alvo da sua palestra? - Procure ser específico nessa parte: dizer apenas “Programadores Python” não ajuda muito. Informar o nível de experiência (iniciante, médio ou avançado) ou o tipo de conceito (pessoas, tecnologia) ou ferramenta (banco de dados SQL, desenvolvimento web, estatística, etc…)  que o participante deve ter para conseguir acompanhar sua apresentação. Isso nos ajudará a montar uma programação que tenha uma boa variedade de conteúdo para pessoas com diferentes backgrounds.
    • O que os/as participantes devem esperar da sua palestra? - É importante pensar no que os/as participantes vão aprender depois de assistirem à sua apresentação.

 


This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.

Destrinchando Funções e Parâmetros

Nesta palestra, para todos os níveis de experiência, mostrarei os tipos de funções que podem ser implementadas em Python, seus tipos de parâmetros e como (des)empacotá-los.

Use the buttons bellow to vote:

Diálogo harmonioso e belo entre matemática, computação e natureza: Fractais, uma abordagem Pythoniana

Replicação de padrões. Essa é uma das composições mais básicas da vida. Nessa talk, que se destina a todos os níveis de conhecimento, discutiremos aspectos fundamentais dessa área, mostrando aplicações e, principalmente, como a linguagem Python e suas bibliotecas podem ser úteis na elaboração de resultados interessantes.

Use the buttons bellow to vote:

Escalando aplicações com apache kafka e docker

Nesta palestra pretendo mostrar um caso de escalabilidade de uma aplicação web utilizando apache kafka e microserviços para alta disponibilidade e consumo de dados em tempo real.

Use the buttons bellow to vote:

Programação probabilística com Pymc3 e Tensorflow Probability

O objetivo desta palestra é uma introdução ao paradigma probabilístico: O que é, qual o benefício de se aprender programação probabilística (PP), o teorema de Bayes e como as bibliotecas Pymc3 e Tensorflow Probability implementam esse paradigma que possibilita construir poderosas narrativas de dados.

Use the buttons bellow to vote: