4º Encontro de Dev's PHP do Estado do Ceará

O 4º Encontro de Dev's PHP do Estado do Ceará organizado pela comunidade PHP com Rapadura*, será um encontro que propõe a reunião de vários desenvolvedores, estudantes, amantes, e curiosos da linguagem de programação PHP que gostam de interagir com outras pessoas a fim de compartilhar conhecimento e experiências, criando um ciclo colaborativo de ensino e aprendizado.
 
Acontecerá no dia 17 de Março de 2018 na UNI7 em Fortaleza-CE
 
A inscrição custa R$ 15,00 e será inteiramente utilizada como investimento do evento com a compra do Coffee Break. Caso tenhamos algum lucro, o restante será guardado em caixa para custos de eventos futuros. Vale ressaltar que o auditório da UNI7 foi cedido gratuitamente para a comunidade no dia do evento.
 
As inscrições para o evento ocorrerão por meio da seguinte url: http://encontro.phpcomrapadura.org
 
Mande sua proposta de palestras que poderá ter no máximo 30 minutos de duração. Teremos disponibilidade de 2 palestras.
 
Obs.: As palestras devem ter o assunto relacionado ao ecossistema do PHP e/ou Desenvolvimento Web.
 
*Comunidade de estudantes, amantes, e desenvolvedores da linguagem de Programação PHP do Estado do Ceará. Uma das maiores comunidades de PHP do Brasil, ativa em vários eventos nacionais com quase 2500 membros no grupo do facebook, mais de 1400 curtidas na página, e vários eventos realizados na capital e no interior do Estado, a comunidade gera conhecimento e interação de forma colaborativa e construtiva, sempre propondo uma vida em sociedade de forma comunicativa e simples entre os membros.

The event is no longer accepting proposals.

Proposals

author photo

Framework, quando devo usar?

Normalmente os desenvolvedores iniciam seu mundo na programação com desenvolvimento estruturado, e com o básico ensinado em cursos e faculdade, como o Php é uma linguagem fracamente tipada falicita bastante o desenvolvimento para iniciantes, porém também permite o desenvolvimento fora das boas práticas, foi uma das razões da criação de frameworks, não so pra trazer praticidade e produtividade no desenvolvimento mas para padroniza-lo. Será mostrado na palestra as vantagens do uso do php core e de quando migrar para um framework.


Palestrantes :
Aline Chaves
Bacharelado em sistemas de informação
Gerente de projetos, Desenvolvedora


Iury Christmas
Graduado em Anállise e desenvolvimento de sistemas
Pós-graduando em Engenharia de software
Desenvolvedor

Use the buttons bellow to vote:

author photo

O quanto consegui evoluir com um projeto para a Agência Nacional de Águas (ANA)

Desde o comecinho da minha carreira como desenvolvedor sempre tive contato apenas com projetos de sites intituicionais, hotsites e blogs com esse perfil de empresas de pequeno porte, orçamento apertado e etc. Sempre jobs pequenos que não precisavam de uma grande preocupação com escalabilidade, disponibilidade, balanceamento de carga, resistência a falha, segurança e afins. 

Desde o ano passado entrei para o time web da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) a qual sempre está executando grandes projetos no âmbito federal e estadual. E foi nesse meio que entrei com uma experiência raza e consegui conhecer uma stack gigantesca de tecnologias e evoluir de uma forma imensurável.

Em especial o projeto da ANA que foi o primeiro que tive contato. Na base de dados usa do Postgres até o Redis, um banco NoSQL, chave valor de alta perfomace. E dentre outras tecnologias também tive oportunidade do contato com coisas relacionadas a devops (Docker, Continous Integration, Code Delivery, Kubernetes e Gitlab).

Comparado aos outros trabalhos e projetos que eu vinha executando fora da FUNCEME o perfil das aplicações que são desenvolvidas internamente é de um nível elevado. Pois, o que antes eu tinha que ter somente a preocupação de gravar poucos registros, hoje o cuidado em persistir dados na base de dados em volume deve ser considerado. Com esse tipo de situação tive que aprender como fazer tudo de maneira otimizada, gerir pouco recursos para uma grande demanda, passei a entender na prática o uso de filas e de mecanismos para executar scripts PHP em background. Para somar ainda mais nesta evolução recentemente houve um decisão interna de adotarmos Symfony para o backend das aplicações  e Angular para o frontend.

É sobre esse tipo de conhecimento adiquirido em um ambiente e projetos como este que eu desejo compartilhar no evento com vocês no 4º Encontro de Dev's PHP do Estado do Ceará. Passsando por cada tecnologia de nossa stack para este projeto e como elas tem nos auxiliando a resolver os problemas relativamente complexos que enfretamos no dia a dia de trabalho.

 

Luítame de Oliveira
Fullstack Developer
Funceme

 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

PHP + JS = SuperPoderes na web

Acompanhe uma breve historia de um front end que ja trabalhoiu com uma liguagem de café, fez muito hater do PHP. Descobriu como o JS e PHP são as linguagens certas pra se programar na web.


Indo de temas de wordpress à SPAs com Vue e outros. Conto como as duas linguagens são de certa semelhantes. E que essas semelhnaças fazem um super set de incriveis super poderes para se trabalhar na web.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

PHP Testing in Practice!

Testar software é necessário! Somos seres humanos e cometemos erros, pode até ser que algums desses erros sejam inofensivo mas, uma boa parte deles pode ser perigoso e custar caro. Precisamos checar tudo o que fazemos porque as coisas podem simplesmente dar errado. Humanos cometem erro o tempo todo.


Nesta apresentação falarei sobre alguns conceitos básicos de teste, abordarei um pouco sobre TDD e usarei um case de E-Commerce Holandês, como fomos de 0 a 70% de cobertura com testes e como isso nos ajuda no crescimento da plataforma. Tudo isso, na prática!


Ian Rodrigues
PHP and Laravel lover. VueJS enthusiast. Husband, father, nerd and Metallica fan.
Feet on Brazil, heart on the Netherlands.
Senior PHP Developer @ PIONECT

Use the buttons bellow to vote:

author photo

PSR de uma maneira simples

Atualmente quando se trabalha com um Frameworks atuais, a maioria, se não todos, já seguem varias PSR's, porém pra quem esta começando, criando seus scripts com o "PHP puro", ou trabalhando em sistemas legados, ficam pequenas duvidas sobre que padrão seguir, e o conhecimento sobre PSR e fundamental para que se possa criar um codigo limpo, e legivel. Na palestra abordarei PSR 1, PSR 2 e PSR 4, que são regras adotadas por grandes frameworks como Drupal, Zend, Symfony, CakePHP e outros. Facilitando o intendimento e diminuindo a curva de aprendizado ao migrar de um framework para o outro. 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Silent Invasion

Descrição


Vamos explorar as principais falhas de segurança em aplicações web. Exemplificando na prática como ocorre as falhas na segurança e como se previnir dos ataques e o porquê nós devemos se preocupar com a segurança além das fronteiras de nossas aplicações. A palestra é baseada em dados verídicos do último relatório de segurança da empresa Akamai - 2017 ( uma das maiores empresas de CDN).


Palestrante - Erison Silva


Graduado em Ánalise e Desenvolvimento de Sistemas


Zend Certified PHP Engineer

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Usando docker, Dockerfile e docker compose. Com Laravel e postgreSQL. (Tudo isso em qualquer Distro linux).

Vou exemplificar e explicar a forma que eu achei mais fácil para aprender docker, usando o Dockerfile e docker compose em ambientes para codar com Laravel e postgreSQL. O foco da palestra vai ser apreender e entender o que são containers e como fazer para integrar-los e ter um ambiente rápido e fácil para codar com Laravel e postgreSQL. O motivo pelo qual vou falar sobre docker e PHP, é que sempre gostei de ter vários ambientes gráficos e S.O diferentes tentando achar o melhor e acabei me deparando com o docker para me ajudar a não precisar mais instalar e configurar todo o meu ambiente de trabalho em cada vez que formatava meu PC.


Se você gostou do assunto vota sim e se não gostou também vota sim.


Palestrante :
Jholdy Phillipy Damasceno
Graduando em sistemas para internet
Desenvolvedor Web

Use the buttons bellow to vote: