2º Elm SP na Pagar.me - Segunda-feira dia 28/08 às 19h
O ElmSP é um grupo de desenvolvedores (profissionais ou entusiastas) da linguagem de programação Elm.
Envie aqui sua proposta de palestra de 30 minutos (ou menos - coloque o tempo que precisa no título da proposta).
A votação é anônima e tentaremos colocar o máximo de palestras que o tempo permitir (temos 2h30min de tempo para palestras).
Link para se inscrever no encontro: https://goo.gl/forms/UitrAFLKKiwwisC13 (apenas 100 vagas, garanta a sua!).
Quer entender por que Elm importa?
Veja os vídeos: A ideia do ELM para o front-end (duração de 12 min) ou Usando Elm para desenhar um frontend de fazer inveja - RSJS 2017 (duração de 26 min)
Ou leia esse artigo do Cuducos.
Local do evento: Rua Fidêncio Ramos, 308 – Torre A – 10º andar, 04551-902, Vila Olímpia – São Paulo-SP
PS: Participe do grupo Elm Brasil no Telegram.
Proposals
Elm pra que te quero
Talk curta na qual apresentarei os motivos pelos quais o Elm me atraiu.
Será uma visão pessoal, na qual relatarei quais são os problemas que preciso resolver na esfera de negócios e de tecnologia e que o Elm resolve/endereça.
Introdução a Elm - programação funcional no front-end
Elm é uma linguagem de programação funcional para construir aplicações front-end. Nesta palestra serão apresentadas as motivações de utilização da linguagem Elm, suas principais características e uma breve introdução a programação funcional. Ela abordará as principais estruturas da linguagem (funções, pattern matching e tipagem estática), o ecossistema, como uma aplicação Elm funciona e referências para aprendizado da linguagem.
Problemas que o Elm resolve só com o compilador, sem nada mais
O Elm surgiu para oferecer um ambiente robusto de desenvolvimento para frontend. Sua arquitetura inspirou o Redux, amplamente adotado pela comunidade JavaScript. Mas o Elm por si só é uma linguagem muito poderosa: tanto a tipagem quanto o próprio compilador já nos levam a resolver inúmeros problemas que poderiam passar despercebidos em outras linguagens. Essa palestra mostrará exemplos didáticos de códigos falhos que poderiam ser colocados em produção em outra linguagem, mas que nunca aconteceria se a aplicação fosse em Elm.
UIs confiáveis usando tipos
E se você pudesse ter certeza que todas as variações da sua UI renderizariam sem erro de execução? Um bom sistema de tipos pode garantir que sua UI nunca vai quebrar nas mãos do usuário.
Nessa talk falarei sobre o que é um tipo, uma linguagem fortemente tipada (Elm, no caso) e como os tipos podem garantir a confiança na sua aplicação.
Possíveis exemplos:
- Dados faltando (undefined)
- Diferentes estados de um dado que está carregando (Não carregado, carregando, pronto, erro)
- Slider infinito
Essa palestra também falará um pouco de como projetos podem utilizar tipos para garantir partes importantes da experiência do usuário, como telas para cada estado de erro e carregamento.
Dependendo do conteúdo esperado pelos participantes, posso explicar mais a fundo sobre cada tipo de dados.