1º Encontro Grupy-Campinas - 2020 - Dextra

Com muito prazer que anunciamos o nosso primeiro encontro de 2020. Dessa vez nos encontraremos na DEXTRA! Vamos participar?

O encontro será no dia 15/02 das 9h às 12h.

Essa é sua oportunidade para apresentar uma palestra. Submeta sua palestra! Apresentações devem ser de 25 minutos, com mais 5 minutos para perguntas.

Qualquer tema relacionado ao ecossistema Python é adequado!

 


This event is in the Anonymous Voting mode, all the speakers are hidden for voting, you should base your vote just in the content of the proposals.
The event is no longer accepting proposals.

Proposals

ASCII Art nunca antes vista, com propostas de arquitetura inovadoras em Python

Demonstra o uso e desenvolvimento `terminedia` - uma biblioteca em Python que visa simplificar o acesso a recursos visuais de ASCII Art e cores e interação com usuário no terminal e outros meios com texto (saída em HTML, arquivos TXT, etc...), e uma API completa de desenho usando 1/4 de caractere como um pixel.


 Do lado do uso, exploramos ao vivo as possibilidades de efeitos de texto, desenhos, teclado em tempo real, etc...

Do lado do desenvolvimento, um passeio pela arquitetura, que como projeto "blue sky", sem precisar usar um framework ou estrutura pré-estabelecida: vamos visitar um projeto em Python com uma estrutura relativamente complexa, entendendo casos de uso de herança, associação de objetos, classes como Namespaces, e coisas mais avançadas permitidas em Python como "criação dinâmica de classes": possibilidades da linguagem com que normalmente não lidamos ao trabalhar dentro de um framework web, etc...


 █               ▝▘           ▐▌ ▝▘ 
▝█▀▘▗▛▜▖▐▛▜▖█▄█▖ ▜▌ ▐▛▜▖▗▛▜▖▗▛▜▌ ▜▌  ▀▜▖
█  ▐▛▀▘▐▌  █▐▐▌ ▐▌ ▐▌▐▌▐▛▀▘▐▌▐▌ ▐▌ ▗▛▜▌
▝▀▘ ▀▀ ▝▘  ▀ ▝▘ ▝▀▘▝▘▝▘ ▀▀  ▀▀▘ ▝▀▘ ▀▀▘




Use the buttons bellow to vote:

Como Python automatizou meu TCC: Um Crawler para extrair dados do fórum do Warframe

A palestra divide-se basicamente em duas partes. Na primeira parte eu falo como escolhi o tema, como e porquê de eu utilizar o Warframe como caso de uso para análise de dados. A segunda parte é sobre como Python me ajudou a automatizar a coleta e o tratamento dos dados. Abaixo segue o roteiro base do que será falado.


Primeira parte: O TCC


- A primeira escolha: Warframe. O que é; Como conheci; Ideias anteriores;


- A segunda parte: Ciência de Dados. O que é; Como conheci; Ideias anteriores; Ideia viável.


Segunda parte: Python


- Breve explicação sobre o fórum do Warframe;


- Scrapy: explicando como desenvolvi o crawler para extrair os dados;


- Utilizando o Pandas para tratamento dos dados;


- Números: mostrando uma estimativa de quanto tempo economizei ao automatizar a extração dos dados.

Use the buttons bellow to vote:

Django em sistemas com picos acima de 4k acessos simultâneos

Nesta palestra vou falar um pouco sobre nossa experiencia com Django e Django Rest Framwork para sistemas com grandes picos de acessos, utilizando um case real e recente em que trabalhei.


Entre os assuntos abordados vou falar sobre:


- Django Rest Framework


- AWS Lambda


- Distribuição e Gerenciamento de Microsserviços


- Cache


- Golang - como casar as coisas

Use the buttons bellow to vote:

Pandas fofinhos

Pandas são fofos, mas também muito sábios. Aqui vamos entender como podemos utilizar a biblioteca e algumas funções simples para conseguirmos informações de negócios de um banco de dados. Também conseguiremos observar correlações entre dados e interpretá-las.

Use the buttons bellow to vote:

Python Fun - programação para não programadores

Olá!


Gostaria de apresentar uma palestra sobre meu canal no YouTube que se chama Python Fun


Sou jornalista e me aventurei há três anos no Python e ter essa coragem foi muito bom para mim.


As pessoas que não são da área de programação pensam que jamais conseguiriam aprender programação e nem tentam ou então desistem logo nas primeiras dificuldades. Estudando Python vi que aprender programação é útil para qualquer profissão. É preciso inserir os  jovens na tecnologia e qualificá-los para terem oportunidades no mercado de trabalho, mas esse pré-julgamento que tecnologia e programação é difícil e inacessível é uma barreira que dificulta esse processo de aprendizagem.  


O objetivo do meu canal no YouTube é transmitir ferramentas básicas do Python com uma linguagem menos técnica e descontraída justamente para as pessoas notarem que nosso dia a dia está cercado de programação por todos os lados. 


Nos vídeos sempre mostro no final os erros comuns justamente para ajudar as pessoas a identificá-los e assim corrigirem e seguir em frente, afinal não encontrar os erros é algo que desmotiva as pessoas facilmente a seguir em frente.


Gostaria de apresentar este projeto para que as pessoas conheçam e também contribuam com sugestões para o canal melhorar.


E-mail juservi@gmail.com

Use the buttons bellow to vote:

Transcrição automática de áudio em texto usando Python e Deep Learning


Você sabe o que é e como funciona a transcrição automática de áudio em texto? Transcrever um áudio em texto nada mais é do que passar o que se está sendo falado para o meio escrito. Ou seja, transformar uma gravação sonora, um áudio, normalmente uma audiência, ou entrevista, em várias linhas de texto, escrevendo cada sílaba do que foi falado, tornando assim mais fácil a compreensão pra quem deseja saber o que foi registrado em forma de  áudio naquela mídia.  


 

Nesta palestra você irá entender como as redes  neurais profundas (Deep Learning) são treinadas para reconhecer padrões em áudios e transformá-los em textos de maneira automática e quais os principais desafios e limitações da área.

Use the buttons bellow to vote: