Python Sul 2017 [Tutoriais]

A primeira edição da Python Sul ocorrerá em Caxias do Sul - RS entre os dias 8 e 10 de Setembro. O evento tem como objetivo não só falar sobre Python, mas também reunir em uma mesma cidades pessoas interessadas em Python que estão espalhadas, principalmente, pela região Sul do Brasil. 

Como inovação para esta edição, a votação dos tutoriais será anônima. ou seja, o eleitor só terá acesso ao título e à descrição da palestra no momento de votar. O intuito é focar mais no conteúdo e menos nas pessoas, permitindo assim um espaço mais democrático para que novas pessoas possam falar sobre o que andam fazendo com Python. Cada tutorial pode ter a duração de no máximo 2 horas e meia eles serão aceitas até o dia 30 de Julho.


Este evento está em modo de Votação Anônima, todos os palestrantes estão escondidos para votação, você deve basear seu voto apenas no conteúdo das propostas..

Djangular

O que é, o que faz, do que se alimenta?


Como criar aplicações realtimes combinando frontend  Angular 4 com um backend  em Django Rest Framework.

Use os botões abaixo para votar:

Tutorial: Capturando dados abertos sem dor de cabeça

Desde a criação de Lei de Acesso à Informação (LAI[1]) vários órgãos públicos estão disponibilizando dados que antes não tínhamos acesso, porém nem sempre os dados estão facilmente acessíveis: são públicos, mas estão disponíveis em formatos não próprios para fazer análises, muitas vezes contendo erros de formatação e falta de metadados. Quanto menos acessível um dado está, apesar de público, mais perto de um dado fechado ele está.
Nesse tutorial Turicas apresentará diversas bases de dados abertas com as quais já trabalhou, os problemas que enfrentou e técnicas/metodologias para facilitar o uso desses dados, para que você não perca tempo das próximas vezes. Também serão mostrados exemplos de resultados (e código!) desse trabalho de jornalismo de dados no projeto Gênero e Número[2], em que analisamos as questões de gênero no Brasil (e para isso precisamos acessar as mais distintas bases de dados públicas: algumas disponíveis apenas em tabelas HTML, outras em CSVs de gigabytes de tamanho ou mesmo em formatos não padronizados). Ao final, discutiremos como desenvolvedores podem colaborar entre si na utilização de dados abertos mais acessíveis, para evitar retrabalho de captura, limpeza e conversão de dados.


Nota: esse NÃO é um tutorial para iniciantes em Python!


[1]: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
[2]: http://generonumero.media/

Use os botões abaixo para votar: