PyCon Amazônia 2017

Conferência Python organizada pelo grupo PyNorte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Data: 12 e 13 de Agosto de 2017

Local: EST/UEA Manaus - Amazonas

Mais informações no site: http://amazonia.python.org.br

 


author photo

Acessibilidade para deficientes visuais com Python

Conheça um projeto open source que está facilitando a vida de muitas pessoas que precisam usar o computador para estudar, ler, trabalhar, pagar contas, se comunicar, mais elas não possuem visão, ou parcial ou total.


O melhor software do mundo para ajudar deficientes visuais a usar computador, é um software alemão que custa um valor astronômico, e só a licensa, é 8 mil dólares.


Cansados desta situação, dois programadores python australianos, deficientes visuais, resolveram criar o seu proprio software para auxiliar outros deficientes e ainda liberaram o seu software no github.


Quer conhecer?


Então não perca esta apresentação!!!


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Análise de Sentimento em Redes Sociais utilizando Scikit-learn+NLTK

A popularização da Internet e de dispositivos móveis, como celulares e tablets, gerou um aumento na utilização de redes sociais, o que fez delas parte do dia-a-dia de pessoas
e empresas. Por meio do conteúdo que usuários geram nesses meios virtuais, é possível extrair conhecimento útil que pode ser utilizado na tomada de decisão em empresas. Nesse cenário, conceitos da área de Análise de Sentimento são aplicados a fim de extrair informações sobre a reputação de produtos, serviços e entidades em geral.


Nesta palestra, vamos aprender a utilizar as bibliotecas Scikit-Learn e NLTK para analisar o sentimento de comentários de usuários em redes sociais (Foursquare, Twitter).

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Arquitetura de BigData na globo.com

Vamos ver como a globo.com processa 3 bilhões de eventos/dia, como extraimos informações valiosas e como pessoas não tecnicas acessam e manipulam esses dados.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Buzzwords desconstruídas: bitcoin e blockchain!

O Bitcoin vem crescendo e sendo muito valorizado nos últimos anos e novas formas de aproveitar a tecnologia por trás do mesmo (blockchain) estão sendo criadas. Bora entender um pouco do que é, como funciona e algumas possíveis aplicações.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Code Smells & Refactoring - Who you gonna call?

Você abre o seu código e está pior que o cenário do filme Ghostbusters de tantos code smells. Code smells? O que é isso? Code smells são sintomas de que existem problemas mais profundos de design no código. Nessa palestra vamos falar sobre eles e algumas técnicas de refatoração para resolvê-los. 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Deploy fácil e automático do seu projeto Django com Jenkins e Elastic Beanstalk

Neste começo de ano me deparei com o desafio de fazer deploy de um software Django no Elastic Beanstalk, que eu não conhecia ainda, e vou te dizer a solução ficou tão boa que resolvi compartilhar com vocês!


 


nesta palestra pretendo mostrar como fazer deploy do Django (e qualquer oura aplicação wsgi na verdade) no ElasticBeanStalk com build e deploy automáticos e controle de versões de artefatos no jenkins.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Django para startups: o caso da amazonense Jukx App

Django é um framework conhecido por sua excelente comunidade, grande disponibilidade de pacotes e, além de tudo, escalabilidade. É um cenário perfeito para startups e projetos que querem estar o quanto antes nas mãos dos usuários.

Essa palestra visa falar sobre aspectos do Django no cenário de startups, usando como exemplo a amazonense Jukx App.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Docker, Django e Amazon Container Services

Como tirar vantagem de docker e django para deploy na Amazon?


Como usar Docker para desenvolver aplicações com Django e reutilizar a mesma configuração para deploy na Amazon?


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Funções também são objetos!

Em Python quase tudo são objetos, desde simples números até funções e módulos. Nesta palestra vamos explorar quais são as aplicações práticas de poder usar funções como objetos, e mostrar como elas podem simplificar alguns padrões de projetos clássicos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

House of data - ciência de dados para desenvolvedores




Hoje produzimos milhões de dados e temos o desafio de extrair informações relevantes desses dados. Nesta palestra serão exibidas técnicas e bibliotecas em python que o desenvolvedor poderá utilizar para extrair informações úteis e produzir softwares mais inteligentes.





 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Introducao ao Python para cientistas

Tem como objetivo inserir os alunos de Fisica, matematica, engenharia, e areas afins na programacao cientifica em busca de solucoes de problemas de suas areas. Usaremos as bibliotecas do Python: numpy, scipy e matplotlib.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Kivy: Python no celular e em vários outros lugares!

Kivy é um framework multiplataforma que permite fazer aplicações em Python com interfaces inovadoras para Linux, Windows, OS X, Android e iOS. E é um dos projetos em Python mais legais que tem, só que ainda é muito pouco utilizado. O objetivo dessa palestra é apresentar o Kivy, mostrar o que é possível fazer com ele e indicar o caminho pros primeiros passos. 


Algumas perguntas que serão respondidas:
- Funciona mesmo no celular? A performance é decente? Não fica feio?
- Consigo acessar os recursos do celular?
- Tem algum projeto em produção pra gente ver? O povo usa mesmo?
- Exemplos! Cadê exemplos de projetos livres usando Kivy pra eu aprender?


Algumas observações que não perguntam, e por isso mesmo que vou falar:
- Kivy *NÃO* e só pra celular! (vc não precisa usar gtk ou qt pra botar uma interface visual no seu programa que roda no computador)
- A Kv Lang (linguagem de marcação do Kivy, usada para criar as interfaces) é muito boa
- Dá pra fazer jogo! \o/

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Marketing e Persuasão, Design em Código, Empreendorismo Digital.

Marketing e persuasão (por Loren Cayali)
•Como ganhar destaque em meio as concorrências do mercado de trabalho.
•Dicas de persuasão.
•Como convencer as pessoas a fazerem o que você quer.


Design de experiência (por Wanderson Jackson)
•Como ser um empreendedor Digital.
•Fazendo design com Código.
•Code, Coffee, Rave.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Palestra Seja um Autor de livros técnicos

Sobre a palestra Seja um autor


Na palestra Seja um autor, os participantes vão conhecer, com detalhes, todas as etapas e particularidades da produção de um livro técnico.


Público-alvo


Profissionais e especialistas interessados em publicar livros técnicos que querem conhecer o processo de publicação de um livro.


Conteúdo


1. O início
– Por onde começar
– O que preciso ter para publicar um livro?
– Quanto tempo demora o processo de produção de um livro?
– Como preparar uma proposta: a ideia, o objetivo do livro, o público-alvo.
– Como escolher a editora.


2. A produção
– As etapas
– O trabalho do autor
– O trabalho do editor
– As particularidades do livro técnico
– Pontos importantes a considerar


3. A finalização
– A capa
– Possíveis contratempos
– O que acontece depois que o livro está pronto


4. O lançamento
– A divulgação
– A importância da participação do autor
– As livrarias
– Vendas


5. Considerações finais


Depoimentos de quem já fez o curso


“As informações apresentadas no curso foram de extrema valia. Acredito que nos próximos meses posso finalizar o projeto do meu livro e submetê-lo à análise da Editora. Saí do curso com todas as minhas dúvidas esclarecidas. Recomendo a todos os que tiverem interesse em produzir um material para publicação.” – Artur Clayton Jovanelli


“Foi ótimo a palestra, muito conteúdo e informações, tirei muitas dúvidas e agregou muito para aperfeiçoar é agregar conhecimento. Parabéns!”– Simone de Melo Cruz


“A experiência foi bem bacana, a palestrante dominava o assunto. Abordou todo o conteúdo previsto com agilidade e clareza, respondendo a toda eventual dúvida.” – Sidnei de Jesus Pereira




Instrutora


Ana Carolina Prates, instrutora do workshop Seja um autor


Ana Carolina Prates
Ana Carolina Prates é formada em Direito pela PUC/SP, com especialização em Direito Autoral pela FGV Direito SP e em Publishing pela Universidade de Yale. Atua há 10 anos no mercado editorial, sendo atualmente editora-assistente na Novatec Editora. Possui experiência em toda a cadeia produtiva do livro, desde o recebimento de originais, até sua publicação e comercialização.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Prevendo futuro com machine learning

O que você vai fazer amanhã? E nos próximos meses? Para onde vai, o que vai comprar... Você pode até não saber, mas com machine learning é possível prever suas ações, gostos e comportamentos. Estamos saindo da era da busca para era da recomendação, onde é possível identificar o que você quer antes mesmo de você pensar sobre isso. Venha descobrir como machine learning funciona, e como ele consegue fazer isso.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Programando a Felicidade

 Bate papo sobre envolvimento com a comunidade Python e como isso impactou minha vida de maneiras inesperadas, me levando a uma experiência de trabalhar apenas 2 dias por semana no último ano e meio, viajar para 5 estados do Brasil e dois países diferentes. Apareça e contribua com a discussão ;)

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Programming soft skills

Quando queremos nos tornar um(a) melhor desenvolvedor(a), geralmente pensamos em conquistar novas habilidades técnicas, como conhecer novas linguagens, frameworks, editores, ambientes para deploy... No entanto, há uma série de outras habilidades, não relacionadas à tecnologia, que podemos desenvolver e que serão muito mais úteis e valiosas para nossa carreira. Na palestra, irei apresentar 5 soft skills e apresentar algumas dicas de como desenvolvê-las.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python Assíncrono

 


A necessidade criar programas assíncronos não é nova e existem várias soluções para este tipo de problema.
No entanto, a programação assíncrona ainda não é conhecida por boa parte dos desenvolvedores.
Desde a versão 3.5, Python abraçou o conceito, incorporou bibliotecas e até adaptou a linguagem para suportar async/await.


Como usar? onde usar? quais as vantagens desta técnica de programação? Estas são as questões que serão respondidas durante este apresentação.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python, ciência dos dados e redes sociais: uma combinação poderosa

Redes sociais, originalmente concebidas como ferramentas de comunicação, estão sendo cada vez mais utilizadas como ferramentas inovadoras de coleta de dados para aplicações de monitoramento social e urbano. Aliando Python, ciência dos dados e redes sociais, pode-se obter uma fonte de informação útil sobre diversos aspectos do nosso cotidiano. Desta forma, aplicações interessantes vem surgindo, como estudos de comportamentos epidemiológicos, de monitoramento socioeconômico e de análise da dinâmica das cidades.


Nesta palestra, vamos falar sobre como os dados provenientes de redes sociais podem ser combinados com os conceitos de ciências dos dados e as diversas ferramentas Python, de forma que possamos obter informações úteis.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python + Flask + MongoDB = Quokka CMS

O que acontece quando reunimos a melhor linguagem de programação, o melhor microframework e o banco NoSql mais quente do momento?


O resultado disso é muito bom, Quokka é um CMS open source desenvolvido com estas tecnologias.


Ele é flexivel possui extensões e modulos usando Flask Blueprints e temas.


Ele foi criado por @rochacbruno um dos maiores devs python do Brasil, muito ativo na comunidade Python.


Nesta apresentaçao será exibido como configurar, instalar e rodar o projeto, usar e criar extensões, modulos e temas.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Pythonzão: uma saga do Python no mundo de Big Data

O objetivo principal dessa palestra é introduzir os conceitos de ferramentas que permitam manipular dados em larga escala (big data). Nesta palestra, irei apresentar conceitos fundamentas que permitiram aos ouvintes conhecer quais ferramentas disponibilizam tais recursos, como configurá-los, arquitetura de funcionamento e um exemplo prático de aplicação. Durante a palestra, irei relacionar os conceitos citados com aplicações do dia a dia.

Para atingir esses objetivos a palestra seguirá a seguinte estrutura:
    
    1. O que são dados em larga escala?
    2. Como manipulá-los?
    3. Python neste mundo de larga escala.
    4. Pyspark e seu poder.
    5. WordCount com pyspark.
    6. Aplicações robustas com pyspark (Processo de extração de características em textos).
    7. Considerações Finais.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA O RECONHECIMENTO FACIAL E DE VOZ EM INTERFACES DE CONTROLE DE SUPERVISÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS E INTERFACES HOMEM-MÁQUINA

O sistema operacional Jarvis vem sendo desenvolvido com a finalidade de torna-se um sistema adaptativo ao usuário e preventivo. No sentido adaptativo, ele consegue fazer o reconhecimento de voz e tratar comandos de voz que lhes forem informados. Ele é preventivo na medida em que consegue medir a segurança de determinada infraestrutura que esteja conectado. Conforme exposto, nos dias atuais encontramos tecnologias sendo desenvolvidas para o monitoramento e o controle da automação residencial e predial.


A área de monitoramento e controle na indústria, no entanto, carece de certa forma de softwares com a implementação da inteligência artificial. Além do mais, os operadores desses softwares na indústria continuam com a tradicional interface de operação de comandos, digitados via teclado ou tela de toque. Em vista disso, e também dos inúmeros riscos ligados ao monitoramento e controle de processos produtivos, o estudo de rede neurais artificiais aplicados ao processo de monitoramento e controle industrial mostra-se uma excelente alternativa para otimizar recursos e agregar valores humanos. Assim, a presente proposta visa avaliar os possíveis ganhos para a indústria em aprimorar suas interfaces de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) e interfaces homem-máquina (IHM) através de redes neurais artificiais (RNA’s) aplicadas ao reconhecimento de comandos por voz e checagem do operador do sistema pela identificação facial.


Através de ferramentas openSources e projetos existentes, com tecnologias livres, torna-se possível a investigação do conhecimento tecnológico.



Para o reconhecimento facial pode ser usado a ferramenta da openbiometrics.
No que diz respeito à linguagem de programação, pode-se usar o Python, porém, a linguagem de programação necessita do idioma em português para o reconhecimento e cognação da fala. Para isso será preciso usar API’s do Google na Machine Learn a fim de subir e parametrizar os Speechs de cada voz dos operadores.
Outro fator importante é treinar o sistema, com o objetivo de reconhecer padrões na fala, o que pode ser feito usando algoritmo do Google, ou então, outra possibilidade seria usar o Python com suas LIB’s, como por exemplo o Pybrain para Machine Learn e criar um sistema de NLPK para ajudar com analize de Speechs.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Tecnologia REST em Python

Atualmete RESTful webservices estão presentes cada vez mais na internet, onde sistemas de pequeno a grande porte apostam na eficiência dessa tecnologia. Apresentado por Roy Fielding em sua tese de doutorado, em 2000, REST (REpresentational State Transfer) é um modelo arquitetural para sistemas baseados em rede que foi originalmente projetado para se adequar ao protocolo HTTP. Nessa palestra, irei apresentar os principais conceitos da Tecnologia REST em Python, além de abordar alguns exemplos simples utilizando o microframework Flask.


Você irá conhecer, de forma básica e prática, os 6 passos (fundamentos) para se implementar um RESTful webserver em Python.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Trabalho remoto - é mesmo assim tão bom?

Após um ano de trabalho exclusivamente como freelancer remoto, quis trazer um pouco da minha expriência com isto e falar um pouco sobre os desafios enfrentados e das vantagens e desvantagens que o trabalho remoto pode trazer para o profissional de TI.


Esta palestra, entre outras coisas deve comentar o que você precisa para trabalhar remoto, não só em questão de equipamentos, mas de mindset, e onde procurar por este tipo de trabalho.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Unidos e distribuídos

Que o desenvolvimento de software permite colaboração distribuída, todo mundo já sabe. Porém, trabalhar com times distribuídos não é tão simples e traz diferentes desafios dependendo do projeto.


O objetivo da palestra é contar os casos e exemplos de iniciativas que fizemos dentro de projetos com pessoas localizadas em diversos países e mostrar os problemas que são enfrentados no dia a dia.


Desde preocupação com timezones, pareamento remoto, code review, idioma escolhido para comunicação e outras técnicas - o que tem funcionado e o que não deu certo nos últimos projetos que trabalhei.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Usando Python para a introdução à programação em cursos universitários


O ensino de programação é uma área de estudo e pesquisa que surgiu nos anos 70 e tomou corpo nos anos 80. Atualmente, diversas carreiras requerem conhecimentos de computação e habilidades de programação, como engenharia, matemática, meteorologia e biologia.  Porém, as taxas de reprovação em disciplinas de ensino de programação usualmente lecionadas nos dois primeiros anos dos cursos universitários são altas. Dada a importância do tema e os grandes desafios envolvidos, a literatura sobre ensino de programação aborda com frequência a reestruturação dos cursos introdutórios, sendo um de seus principais fatores a escolha do paradigma de programação a ser adotado, e de uma linguagem de programação. 


Nesta palestra apresentamos uma proposta pedagógica para cursos introdutórios de programação utilizando a linguagem Python. Nossa proposta é baseada no paradigma imperativo, porém calcada nos princípios da modularização, considerando o ensino de funções como o primeiro passo de um curso introdutório. Além de descrever nossa experiência e os resultados obtidos em um cenário de mais de uma dezena de cursos ministrados a cada período letivo ao longo de 3 anos, abordaremos as vantagens da adoção do Python, que envoolvem tanto aspectos didáticos como operacionais, dada a pouca infraestrutura e suporte disponíveis nos laboratórios das universidades públicas do país. 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Web2Py: Aplicações web descomplicadas em Python!

O Web2Py é um framework Python para desenvolvimento web que permite a fácil criação de aplicações, mesmo sem extensos conhecimentos de programação. Aprenda a configurar, criar aplicações, desenvolver funcionalidades e visualizar a sua aplicação rodando! Integração e persistência simplificada com diversos bancos de dados, foco na que precisa ser feito, sem o overhead de extensas configurações. Baseado na aplicação do padrão Model-View-Controller, o Web2Py é um framework full-stack para desenvolvimento web.


Esta palestra é promovida pelo HUB Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas.

Use os botões abaixo para votar: