Caipyra 2017

http://caipyra.python.org.br/

O Caipyra, único evento de Python com quentão e paçoquinha, é um encontro organizado pela comunidade Python do interior de São Paulo, para pessoas interessadas em conhecer e se aprofundar nesta linguagem. Venham compartilhar suas experiências junto à nossa comunidade. O evento acontecerá em Ribeirão Preto, nos dias 24 e 25 de junho.

As palestras devem ter o tempo máximo de 40 minutos e podem abordar qualquer área dentro do universo Python (web, computação científica, desktop, educacional, ou até palestras não técnicas, contando cases ou relatos relacionados a linguagem) e principalmente, as palestras devem ser de todos os níveis, desde iniciante até avançado.

O encontro visa difundir tal plataforma entre universidades, empresas e instituições da sociedade civil, ao mesmo tempo focando em assuntos relacionados a Software Livre, estimulando assim a disseminação da cultura agregada ao tema e na divulgação e estímulo de desenvolvimento no interior do Brasil, começando por Ribeirão Preto, SP.


author photo

A gente só procura o remédio quando está doente.

A ideia central dessa palestra é ser um compilado de algumas dicas práticas de gerência de tempo, organização antes que você surte.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Análise de Dados Pelo Ponto de Vista de Business

Com todo esse boom de big data e data science, muito se fala em ferramentas e tecnologias, porém para a empresa, o que importa são os insights, que serão transformados em decisões.


Esta palestra não abordará ferramentas, ao invés, apresentará problemas enfretados por empresas e como a análise de dados foi utilizada para resolvê-los. 


Apresentarei três cases onde houve aplicação de análise de dados para auxiliar na tomada de decisão, são eles:


- Otimização de cadeia de fornecimento;


- Análise de Recursos Humanos;


- Definição de planos de celular.


Use os botões abaixo para votar:

author photo

Aplicações serverless

Serverless é um conceito de arquitetura onde sua aplicação é executada em um ambiente onde o servidor não é controlado por você, deixando os custos mais baixos, pois é cobrado por tempo de execução e não "tempo ligado" como acontace quando tem uma instancia de servidor.


Exemplo: Tem uma aplicação que é executada poucas vezes durante o dia. O valor de servidor para rodar esta aplicação fica caro pelo pouco processo que ela gasta. Podemos colocar essa aplicação para rodar na AWS Lambda.


Nessa talk falarei sobre alguns frameworks auxiliadores para fazermos deploys de aplicações na AWS Lambda e API Gateway.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Aprendi Python, e agora?

Uma das maiores dúvidas que encontro com os leitores do Programe em Python e com os alunos do Python From Scratch é: Certo eu aprendi Python, ma e agora, pra que lado eu continuo?


A resposta não é fácil, e o caminho varia para cada pessoa, mas nesta palestra pretendo mostrar alguns caminhos para onde a pessoa pode seguir e dicas de libs importantes para se estudar em cada área, assim como algumas libs importantes para desenvolvedores de todas as áreas.


 


Palestra da Python Brasil 2016

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Arquitetura de BigData na globo.com

Vamos ver como a globo.com processa 3 bilhões de eventos/dia, como extraimos informações valiosas e como pessoas não tecnicas acessam e manipulam esses dados.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Backend tentando fazer o trabalho de Frontend

Sou backend com pelo menos 3 anos de experiência em Python e Django. Agora, por conta da necessidade, estou tentando migrar para o mundo do Frontend. Vou contar como está sendo essa experiência.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Bancos de Dados Modernos: nossa graduação está ultrapassada?

Bancos NoSQL, Colunares, Schema-free... o que são essas aberrações e por que problemas modernos estão fazendo muita gente quebrar a cabeça e voltar a estudar. MongoDB, Redis, Amazon Redshift, Google Bigquery, Apache Kafka/Flink/Beam e como isso tudo junto se transforma em um megazord. Uma nova visão sobre bancos de dados está surgindo - patrocinada por gigantes como Google, Netflix, Twitter e Spotify - fazendo Kimball parecer ultrapassado, e deixando seu código cada vez mais valioso. E o mais legal: como Python está finalmente deixando linguagens tradicionais para trás usando recursos modernos para minerar bancos de mais de 8000 TBs com poucas linhas de código. O que você precisa saber para não ficar para trás?

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Calculando recomendações usando Hadoop e mrjob

Nesta palestra vamos calcular recomendações simples (como a tradicional recomendação "Quem viu, também viu") criando execuções de map-reduce no Hadoop através da biblioteca mrjob.


Para isso irei falar sobre:


- O que é Hadoop e como funciona um job Map reduce?
- Calculando recomendações usando apenas "python puro"
- O que é MrJob
- Usando MrJob para calcular:
    * Popularidade de produtos
    * Quem viu, também viu
    * Quem viu, também comprou


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Coma seus vegetais

A ideia é fazer um bate papo sobre testes e explorar as ferramentas de BDD com Python.


- Entender o que é BDD e por que isso é diferente de TDD
- Vamos fazer alguns testes em live code mesmo
- Gerando documentação viva das funcionalidade em linguagem natural com gherkin
- Fazer testes funcionais e explorar seu sistema testando requisitos


Vamos usar básicamente o behave e tentar enteder seus outputs e seus hooks e como isso pode ajudar em um desenvolvimento mais testável e tentar entender um pouco mais a cultura de testes relacionados a comportamento.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Creative Programming

Creative Coding é um movimento artistico que mistura, matemática, física, programação em forma de belas experiências digitais que podem ser simples gráficos generativos ou até modernas instalações digitais que misturam hardwares como Ardunino, Kinect e outros vários tipos de sensores para, criar belas visualizações e sensações ao expectador.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Deploy fácil e automático do seu projeto Django com Jenkins e Elastic Beanstalk

Neste começo de ano me deparei com o desafio de fazer deploy de um software Django no Elastic Beanstalk, que eu não conhecia ainda, e vou te dizer a solução ficou tão boa que resolvi compartilhar com vocês!


Nesta palestra pretendo mostrar como fazer deploy do Django (e qualquer oura aplicação wsgi na verdade) no ElasticBeanStalk com build e deploy automáticos e controle de versões de artefatos no jenkins.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Django Unchanneled

Channels mudam a forma como utilizamos Django: ao invés de somente receber e responder requisições – uma atrás da outra – agora temos acesso a WebSocket, long-poll HTTP e outras maravilhas da assincronia. Orientação a evento FTW. 


Nessa talk vamos ver os conceitos requisições assíncronas, WebSockets e como implementá-las com Django Channels!


The D is silent.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Docker Pipeline - Orquestrando sua entrega continua com docker"

Aprenda a Montar uma PIpeline de Entrega Contínua com Custo Zero.


Nesta palestra faço um overview das ferramentas, e apresento um demo para entrega continua de aplicações Python, utilizando Docker, jenkins, Git, Rancher Labs  e qualquer proverdor de Cloud, ou até mesmo Bare Metal, criação automática de ambientes com service discovery, desde a escolha de branch até a criação automática de DNS para sua aplicação.


Vamos montar uma Pipeline de entrega contínua de forma rápida e fácil.


- Dockerizando

- OverView  das Ferramentas (Rancher Labs/Jenkins/DockerHub)

- Integrando e Entregando

- Ambientes dinâmicos de integration (service discovery)

- Exemplo de Testes de API

- Demo

 

Twitter: @yrosaguiar

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Em terra de Serverless quem usa Zappa é rei!

 


Serverless é um estilo de arquitetura onde não temos servidores*, lidando apenas com serviçoes de terceiros. Isso significa poder escalar infinitamente, com menos downtime e menor manutenção. Claro que essa não é a resposta para todos os nossos problemas, mas dependendo do caso, pode ser uma boa escolha.


Aliado a este conceito, temos o Zappa, uma ferramenta que torna extremamente fácil o deploy de aplicações Python WSGI no AWS Lambda.


Nessa talk vamos discutir sobre o conceito e aplicar a ferramenta, criando e deployando uma aplicação web Python com Zappa!


 


* Brinks: Serverless ainda é feito de servidores ;) 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Git: Gerenciando versões em projeto open-source

A algum tempo estudo sobre como gerenciar versões em projetos distribuidos, e como isso acontece no mundo open-source, acabei encontrando um modelo de ramificação (branch) e um processo bem interessante.


Nessa palestra, vou aprensentar como esse modelo impacta na redução de bugs em sua versão estável, versionamento (CHANGELOG) e como trabalhar distribuido em projetos Git (open-source).


 


Nível: Iniciante ~ Intermediário


Requisitos: Minímo sobre Git


Palavras-chave: git, github, versionamento, open-source, issues, hotfix, release

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Kivy: Python no celular e em vários outros lugares!

Kivy é um framework multiplataforma que permite fazer aplicações em Python com interfaces inovadoras para Linux, Windows, OS X, Android e iOS. E é um dos projetos em Python mais legais que tem, só que ainda é muito pouco utilizado. O objetivo dessa palestra é apresentar o Kivy, mostrar o que é possível fazer com ele e indicar o caminho pros primeiros passos. 


Algumas perguntas que serão respondidas:
- Funciona mesmo no celular? A performance é decente? Não fica feio?
- Consigo acessar os recursos do celular?
- Tem algum projeto em produção pra gente ver? O povo usa mesmo?
- Exemplos! Cadê exemplos de projetos livres usando Kivy pra eu aprender?


Algumas observações que não perguntam, e por isso mesmo que vou falar:
- Kivy *NÃO* e só pra celular! (vc não precisa usar gtk ou qt pra botar uma interface visual no seu programa que roda no computador)
- A Kv Lang (linguagem de marcação do Kivy, usada para criar as interfaces) é muito boa
- Dá pra fazer jogo! \o/

Use os botões abaixo para votar:

author photo

KONG: Proxy Gateway com esteróides para aplicações orientadas a micro-serviços

Na atualidade um assunto que vem quebrando paradigmas (e algumas amizades haha) é a adoção de micro-services por grandes companhias. Indiferente da maneira como são aplicadas, essas arquiteturas passam por problemas frequentes: Monitoramento, Autenticação, Log e até mesmo segurança e controle de tráfico.


A solução para esses problemas normalmente envolve a criação e a manutenção de bibliotecas que acabam se replicando dentro dos seus serviços. Kong é um Proxy Gateway escrito em Lua + Nginx que visa centralizar o acesso de todos seus micro services em um lugar só, ele conta com vários plugins e uma api muito simples para configuração de suas rotas.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Modelos de concorrência e paralelismo com Python

A idéia é explicar brevemente o que é concorrência / paralelismo e depois entrar em detalhes sobre os principais modelos disponiveis no Python (não só com explicações teoricas, mas com demosntrações praticas).
Em outras palavras, nesse talk veremos as diferenças entre Threads, Processos e programação Async.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Plaintext Everything

Um relato detalhado sobre como usar arquivos de texto e Python para administrar vários dados e informações pessoais de maneira minimalista e eficiente. Um enasio de como aplicar os mesmos conceitos para administrar projetos de software de maneira similar ao ZenHub, mas usando arquivos de texto no próprio repositório.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Programação funcional com Haskell, uma linguagem puramente funcional

 



Se você acredita nessa história de que Python é uma linguagem funcional, você não sabe de nada inocente. :)




Nos últimos tempos várias linguagens estão adotando características funcionais como Java, Swift e JavaScript e para aprender sobre programação funcional fui atrás de uma linguagem que tem várias semelhanças com Python chamada Haskell.




Haskell é uma linguagem puramente funcional que te desafia a pensar de uma maneira diferente da maioria das linguagens que você já utilizou.




Que saber sobre os principais conceitos de programação funcional?




Conhecer uma linguagem puramente funcional?




Saber de onde surgiram as list comprehensions de Python?




Deixe seu voto aqui e compartilhe para que outras pessoas façam o mesmo. Te vejo no único evento de Python com quentão e paçoquinha! :)


Use os botões abaixo para votar:

author photo

Progressive web apps com service workers

Progressive Web Apps são experiências que combinam o melhor da Web e o melhor dos aplicativos. Eles são úteis para os usuários desde a primeira visita em uma guia de navegador sem exigir instalações. Progressive Web Apps precisam ser rápidos e instaláveis, o que significa que eles devem funcionar on-line, off-line ou em condições intermitentes e lentas. Para conseguir isso, precisamos armazenar em cache nosso shell de aplicativo usando service worker para que ele seja sempre disponibilizado de forma rápida e confiável.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

PyLadies & Django Girls: do medo ao incentivo

Nessa palestra vou contar um pouquinho da minha trajetória no mundo da programação, na comunidade Python e como isso me incentivou a ajudar outras pessoas e a crescer profissionalmente.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python + Raspberry PI para Aplicações IoT (Internet of Things)

IoT (Internet of Things), como o próprio nome diz, vem com a proposta de conectar coisas, desde a lâmpada do seu quarto até a velocidade do seu carro. Imagine controlar todos os seus dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia, com apenas um aplicativo instalado no seu celular ou computador. Que tal a máquina de café ligar automaticamente 15 minutos antes do seu despertador ou ao receber um Tweet ? Seria incrível, ou melhor, já é.


Nesta conversa poderemos discutir e entender um pouco mais sobre:


- O que Python tem a ver com isso ?


- Integrando sensores e APIs a dispositivos de saída (Monitores, Leds, Motores, Sons)


- Protocolos de Comunicação


- Como iniciar ? (Documentação, Projetos, Ferramentas.)


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

ReactiveX c/ RxSwift (Sim, Swift)

Uma breve introdução sobre ReactiveX com RxSwift e sobre como o conceito de Reactive programing pode otimizar sua produtividade e melhorar a qualidade do seu código.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Rode sua aplicação de maneira simples em qualquer lugar utilizando Docker

A ideia dessa palestra é mostrar como rodar a sua aplicação Python em um Docker do desenvolvimento até produção.

Vai ter live code! :)

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Soluções comuns para problemas parecidos.

O objetivo dessa palestra é mostrar algumas receitas simples para a solução de problemas comuns que um programador enfrenta durante o dia a dia no trabalho, a proposta é explorar esses problemas e propor soluções baseadas na experiencia de outros programadores que passaram pelo mesmo problema. (Inspirado no livro Python Cookbook).

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Uma introdução à Gradient Boosting Machines

A aplicação de modelos de aprendizado de máquina tem-se mostrado uma forma efetiva para obtenção de insights tanto para negócios quanto em pesquisas científicas. Está apresentação tem como motivação a apresentação dos fundamentos teóricos de um algoritmo amplamente utilizado pela comunidade (kaggle), o xgboost (Extreme gradient boosting machines).

Use os botões abaixo para votar: