Caipyra 2017

http://caipyra.python.org.br/

O Caipyra, único evento de Python com quentão e paçoquinha, é um encontro organizado pela comunidade Python do interior de São Paulo, para pessoas interessadas em conhecer e se aprofundar nesta linguagem. Venham compartilhar suas experiências junto à nossa comunidade. O evento acontecerá em Ribeirão Preto, nos dias 24 e 25 de junho.

As palestras devem ter o tempo máximo de 40 minutos e podem abordar qualquer área dentro do universo Python (web, computação científica, desktop, educacional, ou até palestras não técnicas, contando cases ou relatos relacionados a linguagem) e principalmente, as palestras devem ser de todos os níveis, desde iniciante até avançado.

O encontro visa difundir tal plataforma entre universidades, empresas e instituições da sociedade civil, ao mesmo tempo focando em assuntos relacionados a Software Livre, estimulando assim a disseminação da cultura agregada ao tema e na divulgação e estímulo de desenvolvimento no interior do Brasil, começando por Ribeirão Preto, SP.


author photo

Calculando recomendações usando Hadoop e mrjob

Nesta palestra vamos calcular recomendações simples (como a tradicional recomendação "Quem viu, também viu") criando execuções de map-reduce no Hadoop através da biblioteca mrjob.


Para isso irei falar sobre:


- O que é Hadoop e como funciona um job Map reduce?
- Calculando recomendações usando apenas "python puro"
- O que é MrJob
- Usando MrJob para calcular:
    * Popularidade de produtos
    * Quem viu, também viu
    * Quem viu, também comprou


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Django Unchanneled

Channels mudam a forma como utilizamos Django: ao invés de somente receber e responder requisições – uma atrás da outra – agora temos acesso a WebSocket, long-poll HTTP e outras maravilhas da assincronia. Orientação a evento FTW. 


Nessa talk vamos ver os conceitos requisições assíncronas, WebSockets e como implementá-las com Django Channels!


The D is silent.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Em terra de Serverless quem usa Zappa é rei!

 


Serverless é um estilo de arquitetura onde não temos servidores*, lidando apenas com serviçoes de terceiros. Isso significa poder escalar infinitamente, com menos downtime e menor manutenção. Claro que essa não é a resposta para todos os nossos problemas, mas dependendo do caso, pode ser uma boa escolha.


Aliado a este conceito, temos o Zappa, uma ferramenta que torna extremamente fácil o deploy de aplicações Python WSGI no AWS Lambda.


Nessa talk vamos discutir sobre o conceito e aplicar a ferramenta, criando e deployando uma aplicação web Python com Zappa!


 


* Brinks: Serverless ainda é feito de servidores ;) 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Git: Gerenciando versões em projeto open-source

A algum tempo estudo sobre como gerenciar versões em projetos distribuidos, e como isso acontece no mundo open-source, acabei encontrando um modelo de ramificação (branch) e um processo bem interessante.


Nessa palestra, vou aprensentar como esse modelo impacta na redução de bugs em sua versão estável, versionamento (CHANGELOG) e como trabalhar distribuido em projetos Git (open-source).


 


Nível: Iniciante ~ Intermediário


Requisitos: Minímo sobre Git


Palavras-chave: git, github, versionamento, open-source, issues, hotfix, release

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Kivy: Python no celular e em vários outros lugares!

Kivy é um framework multiplataforma que permite fazer aplicações em Python com interfaces inovadoras para Linux, Windows, OS X, Android e iOS. E é um dos projetos em Python mais legais que tem, só que ainda é muito pouco utilizado. O objetivo dessa palestra é apresentar o Kivy, mostrar o que é possível fazer com ele e indicar o caminho pros primeiros passos. 


Algumas perguntas que serão respondidas:
- Funciona mesmo no celular? A performance é decente? Não fica feio?
- Consigo acessar os recursos do celular?
- Tem algum projeto em produção pra gente ver? O povo usa mesmo?
- Exemplos! Cadê exemplos de projetos livres usando Kivy pra eu aprender?


Algumas observações que não perguntam, e por isso mesmo que vou falar:
- Kivy *NÃO* e só pra celular! (vc não precisa usar gtk ou qt pra botar uma interface visual no seu programa que roda no computador)
- A Kv Lang (linguagem de marcação do Kivy, usada para criar as interfaces) é muito boa
- Dá pra fazer jogo! \o/

Use os botões abaixo para votar:

author photo

KONG: Proxy Gateway com esteróides para aplicações orientadas a micro-serviços

Na atualidade um assunto que vem quebrando paradigmas (e algumas amizades haha) é a adoção de micro-services por grandes companhias. Indiferente da maneira como são aplicadas, essas arquiteturas passam por problemas frequentes: Monitoramento, Autenticação, Log e até mesmo segurança e controle de tráfico.


A solução para esses problemas normalmente envolve a criação e a manutenção de bibliotecas que acabam se replicando dentro dos seus serviços. Kong é um Proxy Gateway escrito em Lua + Nginx que visa centralizar o acesso de todos seus micro services em um lugar só, ele conta com vários plugins e uma api muito simples para configuração de suas rotas.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Modelos de concorrência e paralelismo com Python

A idéia é explicar brevemente o que é concorrência / paralelismo e depois entrar em detalhes sobre os principais modelos disponiveis no Python (não só com explicações teoricas, mas com demosntrações praticas).
Em outras palavras, nesse talk veremos as diferenças entre Threads, Processos e programação Async.

Use os botões abaixo para votar: